Xiaomi prepara-se para corrigir um enorme passo errado dado no passado!

Filipe Alves
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A Xiaomi está prestes a tomar uma medida que vai marcar história para a fabricante. Tal como aconteceu há uns anos, o objetivo passa por começar a produzir smartphones no Brasil. E por muito que não sejas brasileiro (que podes ser) esta decisão terá um grande impacto em Portugal e na Europa.

Com o Brasil na mira, um mercado com mais de 200 milhões de pessoas, a Xiaomi tentará fazer algo que não correu bem no passado. Criar uma linha de fabrico para os seus smartphones.

Xiaomi já teve uma má experiência no Brasil

"Chega de Mi Mi Mi". Uma campanha da Asus que acabou por ficar no vocabulário brasileiro. A Xiaomi foi tão impactante há uns anos que os concorrentes tiveram de atacar de forma agressiva no marketing.

Isto porque a Xiaomi estava a fabricar smartphones no Brasil e reduziu seriamente o preço dos seus equipamentos. Contudo, houve uma enorme falha. A Xiaomi apenas decidiu fabricar terminais de gama de entrada e o público "canarinho" queria mais.

O Brasil é um forte importador de smartphones oriundos da China e as suas taxas não são convidativas a fazê-lo. Ou seja, se a Xiaomi consegue entrar novamente no mercado de forma forte não há quem a pare.

Lembro que o mercado brasileiro é liderado pela Samsung, Motorola e Asus. Dessas 3 só a Samsung consegue ter sucesso na Europa. A Motorola e Asus simplesmente não conseguem competir com os fortes concorrentes que temos na Europa. Nomeadamente Xiaomi e a Huawei (Huawei está com dias negros pela sua frente).

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Em que poderá influenciar Portugal

Portugal e Brasil, ainda que separados por um oceano, são mais parecidos do que se pensa. A mentalidade, no que toca à tecnologia, é muito idêntica.

Se a Xiaomi ataca seriamente no Brasil vai trabalhar de forma mais forte na língua portuguesa. Isto significa que os seus produtos trarão mais cedo a nossa língua. Ainda que "abrasileirada".

Temos ainda de ter em conta que se o fabrico corre bem não vejo razões para importar da China se podem vir do Brasil. A longa história dos países que partilham a mesma língua seria um forte candidato a melhores acordos que fariam o preço dos equipamentos baixar.

Em suma, só o futuro o dirá. Esperemos sinceramente que a Xiaomi consiga desta vez. A marca tem tudo para chegar mais longe e o mercado brasileiro é perfeito para os produtos "custo / benefício" da Xiaomi.

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Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.