Xiaomi prepara reforço da privacidade do utilizador com a MIUI 13

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A MIUI 13 será a próxima versão da interface própria da Xiaomi para os seus smartphones. Com a sua disponibilização a arrancar até ao final de 2021, a empresa chinesa continua afincada no desenvolvimento deste software.

Através de uma das suas versões beta, ficamos a conhecer uma das principais novidades da nova interface. Com efeito, a MIUI 13 dará aos utilizadores mais controlo sobre os dados recolhidos graças à incorporação de novos poderes.

MIUI 13 dará mais poder aos utilizadores no controlo da informação recolhida

Tal como nos revela a publicação MIUIes, a nova versão desta interface trará um novo painel. Este estará no menu de segurança dos smartphones Xiaomi e focar-se-á no quesito da privacidade.

Neste local, os utilizadores terão maior conhecimento e controlo sobre as informações recolhidas pelas aplicações instaladas no seu smartphone. Algo que também a Google introduziu no Android 12 que, aliás, serviu de base para o desenvolvimento da MIUI 13.

Para isso seja possível, as aplicações serão obrigadas a fornecer uma descrição das permissões que solicitarem ao utilizador. Por outras palavras, qualquer app terá de justificar aquilo que pedirá aos utilizadores.

Subsequentemente, o utilizador poderá revogar qualquer permissão que tenha concedido anteriormente a qualquer aplicação. Caso este conclua que determinado acesso não se justifica, rapidamente poderá bloquear a recolha dessa informação.

Ademais, o utilizador poderá recusar, posteriormente, a política de privacidade de qualquer aplicação presente no seu equipamento Xiaomi. Todavia, este deverá ter a consciência que isso fará com que não mais possa utilizar a aplicação em questão.

Com o lançamento da MIUI 13, a Xiaomi reforçará o controlo que os utilizadores exercerão sobre aquilo que têm no seu smartphone. Será mais difícil para uma aplicação recolher dados sem que o utilizador tenha conhecimento dessa prática.

Esta novidade foi vista em algumas versões de teste da MIUI na China. Com efeito, tudo aponta para um lançamento global assim que a MIUI 13 comece a ser distribuída para todos os utilizadores Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi abre mais 5 lojas físicas e 3 quiosques em Portugal até final de 2021
  • Redmi Smart Band Pro chega este semana como alternativa à Mi Band 6
  • Xiaomi Redmi Note 11 Pro: desvendado o maior segredo antes da apresentação
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.