Xiaomi: polícia apreende milhares de produtos falsos!

Vitor Urbano
1 comentário

A Xiaomi anunciou hoje que foram apreendidos mais de 3 mil produtos falsificados numa só ação policial na Índia. No total, foram apreendidos produtos que seriam comercializados por pelo menos 7 revendedores, não sendo claro se seriam apenas destinados ao mercado indiano ou se acabariam por ser exportados para a Europa.

Esta apreensão é resultado das medidas apertadas que a fabricante tem implementado face ao crescimento exponencial da comercialização de produtos Xiaomi falsificados. Após ter sido feito uma queixa anónima junto das autoridades, em conjunto com a marca, lançaram rapidamente uma investigação que resultou na apreensão de quantidades impressionantes de falsificações.

Xiaomio produtos falsos

De acordo com as informações adiantadas pela marca, os produtos apreendidos foram avaliados em quase 38 mil euros, estando presentes variados produtos:

  • Capas para smartphone
  • Asucultadores sem fios
  • Power banks
  • Carregadores
  • Auriculares

Falsificação de produtos Xiaomi é um problema crescente

Ao longo dos últimos anos, foram muitos os relatos de utilizadores na Europa que foram enganados, acabando por comprar produtos falsificados. Na sua grande maioria, são produtos comprados através de lojas online oriundas da China e não através da loja oficial da Xiaomi.

Como seria de esperar, estes produtos raramente são smartphones, sendo muito mais fácil para os falsificadores investir em acessórios e wearables.

Entre os produtos mais populares para estes esquemas, estão os muito populares Xiaomi AirDots e também a Xiaomi Mi Band 5.

Xiaomi polícia produtos falsos

Como identificar produtos da Xiaomi falsos?

Não há um processo estabelecido que consiga garantir com toda a certeza se um produto é falso ou original. Contudo, existem alguns detalhes que podem facilmente ser analisados por todos os utilizadores. Desta forma, vais conseguir ficar com uma melhor ideia se foste, ou não, enganado.

  • Qualidade da caixa e forma como são apresentadas informações é bastante inferior em produtos falsificados. Através da App Mi Home podes validar a caixa de qualquer produto Xiaomi.
  • Todos os produtos relacionados com atividade física (ex. Mi Band 5) são 100% compatíveis com a aplicação Mi Fit
  • Cabos presentes em produtos falsificados são habitualmente de baixa qualidade, partindo facilmente
  • Logótipo da marca está sempre em grande destaque e reproduzido com extrema definição na caixa do produto

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.