Xiaomi pode ser a primeira a apresentar esta novidade na fotografia

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A corrida aos megapixéis parecia ter abrandado, mas agora tudo pode mudar e pela mão da Xiaomi.

De acordo com informações agora divulgadas, a marca chinesa pode ser a primeira a integrar um enorme sensor de 200 megapixéis num smartphone. Queres saber em que modelo? Revelamos-te de seguida.

Xiaomi Note 11 pode ser o primeiro smartphone com sensor de 200 megapixéis

A Samsung apresentou no ano passado o seu modelo de sensor de 200 megapixéis e agora foi a vez de a Omnivision revelar o seu sensor OVBOB também com 200 megapixéis. E assim é relançada a corrida aos megapixéis para ver qual é a primeira marca a apresentar um sensor com tamanha capacidade.

E, ao que tudo indica, será a Xiaomi. É do conhecimento público que a Samsung, apesar de fabricar estes sensores de elevada capacidade, não tem por hábito ser a primeira a apresentá-los no mercado, já a Xiaomi tem a tradição de estrear os mais recentes componentes.

Xiaomi aposta nas especificações dos smartphones de média gama

Recorde-se que a marca chinesa foi a primeira a introduzir o sensor de 108 megapixéis no mercado com o Xiaomi Mi Note 10. E poderá mais uma vez ser a pioneira no que respeita ao novo sensor de 200 megapixéis e apresentá-lo no modelo Xiaomi Note 11.

A confirmar-se esta informação, fica claro que a estratégia da marca chinesa passa por "artilhar" o seu segmento médio, onde se insere este modelo Note 11, com especificações mais avançadas para os tornar mais apelativos.

Quanto ao sensor OmniVision OVB0B de 200 megapixéis, este tem um formato ótico de 1/1.28" e graças à tecnologia pixel binning integrada, permite captar imagens nítidas e repletas de detalhe, em ambiente de baixa luminosidade, com uma resolução de 12 megapixéis.

O novo sensor da OmniVision é também, de acordo com a marca, o primeiro a usar toda a área para proporcionar um desempenho de foco automático mais rápido e suave.

OmniVision OVB0B com capacidade para vídeo 8K/30 fps

Mas o novo sensor da OmniVision traz consigo ainda mais novidades. Por exemplo, é o primeiro com esta capacidade que usa tecnologia de deteção de quatro fases para o foco automático.

E o melhor de tudo é que este sensor tem capacidade para gravar vídeo com resolução 8K a 30 frames por segundo. De resto, este sensor oferece também suporte a CPHY, DPHY e DOVDD duplo (1.8V e 1.2V).

Editores 4gnews recomendam:

  • AnTuTu: estes são os smartphone mais potentes do momento
  • MIUI 13 disponível para os mais cobiçados dispositivos Xiaomi
  • Apple: novo smartphone acessível chega já em março
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt