
Novo tribunal mantém veredicto de “publicidade enganosa”
A Xiaomi continua a debater-se com uma das polémicas que envolveu o seu elétrico SU7 Ultra. A marca chinesa acaba de perder um novo recurso, com o Tribunal Popular Intermediário de Suzhou, a manter o veredicto anterior de “publicidade enganosa”.
Em causa está o capô em fibra de carbono ventilado do modelo SU7 Ultra. Um cliente processou a marca chinesa alegando que o design deste capô não cumpria o que era anunciado pela Xiaomi: a criação de um fluxo de ar eficiente que ajudava na aerodinâmica do carro e que dissipava o calor.
De acordo com o site Carnewschina, uma desmontagem desta peça mostrou que a estrutura interna deste capô ventilado era muito idêntica à de um capô de alumínio padrão. Resultado? Este extra do SU7 Ultra, com um custo aproximado de 5.200 €, apenas reduz o peso do veículo em 1,3 kg.
Xiaomi arrisca-se a pagar muitos milhões
O cliente descontente processou a Xiaomi e ganhou. A marca chinesa recorreu da decisão, mas a instância judicial seguinte manteve o veredicto anterior que dá razão ao cliente na questão de “publicidade enganosa”.
Especificamente para este cliente, a indemnização pode ser avultada. É suposto a Xiaomi devolver o depósito no valor de 2.400 €, pagar uma indemnização de 15.200 € (três vezes o custo original do capô ventilado) e ainda pagar 1.200 € pelas custas judiciais.
Se a marca chinesa continuar a perder os recursos neste caso, arrisca-se a gastar muitos milhões de euros. Tudo porque se todas as instâncias judiciais derem razão a este cliente, é aberto um precedente.
Uma vez aberto esse precedente, outros clientes podem seguir o exemplo e a marca chinesa ver-se confrontada com uma indemnização massiva no valor de muitos milhões de euros. Mas, por agora, teremos de aguardar mais desenvolvimentos neste caso judicial.