Xiaomi não rima com “inovação”, mas podia perfeitamente e temos uma nova prova disso mesmo. Afinal de contas, a gigante tecnológica está de “olhos postos” num próximo telemóvel sem botões, que é um conceito que não ouvimos falar todos os dias.
Ainda assim, importa destacar que não seria propriamente uma novidade. Como lembram os nossos colegas da Android Authority, já o Vivo Apex 2019 Concept nos mostrou um modelo baseado em sensores, que, no fundo, fazem o papel de botões.
Quando chegará o telemóvel ao mercado?
Para quem anseia por um smartphone sem botões, a boa notícia é que a chegada de um dispositivo assim pode estar para muito breve. Segundo @chunvn8888, um vazador de informações geralmente credível, o dispositivo está em fase de desenvolvimento.
Nesse sentido, o próprio sugere que o lançamento deverá acontecer, muito provavelmente, em 2025. De qualquer maneira, ainda não sabemos se seria mais perto do final do ano ou logo no início do mesmo.
O que oferecerá esta mudança ao certo?
Nesta fase, ainda permanece uma dúvida principal: na prática, o que irá oferecer de novo este telemóvel? Efetivamente, não há confirmações oficiais que nos permitam dar uma resposta concreta. No entanto, como refere a Android Authority, é possível que se pretenda fazer algo “semelhante” a telemóveis de gaming.
À imagem de dispositivos como o Nubia Red Magic, e como referido anteriormente, prevê-se que haja uma espécie de sensor de pressão. A juntar a isso, é expectável que sejam introduzidos motores de vibração que registem a entrada de feedback tátil.
Em termos de especificações técnicas, possivelmente iremos ver um processador porta-estandarte da Qualcomm: o Snapdragon 8 Plus Gen 4. Importa destacar que, nesta fase, o chipset referido ainda não foi lançado.
De qualquer maneira, a experiência já nos mostrou que, não raras vezes, há surpresas. Por isso mesmo, resta esperar para conhecer futuras novidades sobre o futuro telemóvel sem botões da Xiaomi.
Outras inovações “fora da caixa” da Xiaomi
A título de curiosidade, este não é o único lançamento menos convencional que podemos esperar por parte da Xiaomi. A marca chinesa tem intenções, ainda, de lançar um telemóvel dobrável de 3 ecrãs muito em breve.
Fora da área dos telemóveis, a gigante chinesa também nos impressiona com algumas criações que fazem da criatividade a nota dominante. Uma delas é a “arrozeira”, que a 4gnews te chegou a dar a conhecer, por exemplo.