A Xiaomi abandonou a MIUI para dar lugar ao HyperOS como novo user interface nos seus smartphones. E para os utilizadores mais ‘hardcore’ da marca isto pode trazer más notícias. É que segundo as mais recentes fugas de informação, a marca poderá deixar de permitir o desbloqueio do bootloader nos seus equipamentos.
Esta é uma funcionalidade muito usada por programadores, mas também por outros utilizadores mais experientes. É usado frequentemente nos smartphones da marca para dar maior personalização ao software e para aqueles que querem instalar as denominadas “custos ROMs”.
Xiaomi pode deixar de permitir desbloqueio do bootloader nos seus smartphones
Desde há algum tempo que a Xiaomi tem vindo a dificultar a vida dos utilizadores que compram globalmente os seus smartphones importados da China. O utilizador Toolazy da Xiaomi Community China descobriu a opção “Bootloader Unlock Beta” e fez soar os alarmes.
Esta opção fez imediatamente pensar que a Xiaomi se prepara para restringir o desbloqueio do bootloader nos seus smartphones. No entanto, é bom realçar que ainda não existe um comunicado oficial da Xiaomi sobre o assunto.
Os motivos da Xiaomi para tomar esta decisão são vários, mas não são difíceis de perceber. Em primeiro lugar, pode querer trazer maior segurança para os utilizadores. Além disso, também poderá querer aumentar a credibilidade do seu software.
Para os utilizadores que gostam de instalar as chamadas “custom ROMs” são péssimas notícias. O processo pode ficar muito mais difícil de realizar e estes terão de se adaptar se essa continuar a ser uma vontade.
Para já são apenas fugas de informação, mas nestes casos normalmente onde há fumo há fogo. Vamos ficar atentos e tentar perceber se esta medida da Xiaomi vai, ou não, para a frente.
Editores 4gnews recomendam: