Xiaomi Pocophone F1 ou um topo de gama mais antigo? Qual o melhor?

Filipe Alves

Xiaomi Pocophone F1 Android Pie 4gnewsO Xiaomi Pocophone F1 (ou Poco F1) foi revelado pela empresa chinesa há quase um mês e começa a ganhar fama por onde passa. Contudo, vale a pena investir num topo de gama mais antigo ou no Xiaomi Pocophone F1?

Olhando para os topos de gama mais antigos pelo mesmo preço, temos de recuar quase dois anos para termos quase o mesmo preço, pelo menos no que toca à Samsung.

Vê ainda: Poco F1 já foi avistado com o Android Pie

O Samsung Galaxy S7, por exemplo, está a ser vendido a pouco mais de 300€. Ou seja, um preço idêntico ao novo Xiaomi Pocophone F1. Porém, será que vale a pena a postar no Xiaomi ou num verdadeiro topo de gama com alguns anos?

O Xiaomi Pocophone F1 pode até ter especificações topo de gama, contudo, está longe de ser um flagship (o smartphone mais importante da marca). O Xiaomi Pocophone F1 tem especificações idênticas a um Galaxy S9 (modelo EUA) mas uma construção pouco cuidada, uma câmara não tão boa e um ecrã que não surpreende.

Xiaomi Pocophone F1 é mais poderoso que qualquer outro topo de gama mais antigo

Embora não seja um amante do design do Xiaomi Pocophone F1, principalmente quando comparado com os mais recentes topo de gama, o smartphone dá-nos especificações que qualquer amante de números e desempenho vai adorar.

Vamos perceber quais são os terminais que se podem igualar a nível de preço ao Xiaomi Pocophone F1

(PS: Toma em conta que o Pocophone F1 numa loja física terá um valor a rondar os 400€)

É provável que hajam mais equipamentos a comparar, contudo, decidi-me ficar apenas por 3 por serem, na minha opinião, mais relevantes no mercado português.

O terminais mais recente da lista é o Honor 9, logo depois temos o LG G6 e por último o Galaxy S7.

Se me dessem a escolher entre estes três, era muito provável que fosse para o LG G6 por ser um dos mais recentes e com melhor câmaras que os outros dois. Temos ainda uma construção de qualidade e um ecrã mais "moderno".

De modo geral, o LG G6 é provavelmente o mais completo dos 3. O Samsung Galaxy S7 é também de qualidade, porém, apostar num terminal com dois anos é obra. O Honor 9 é muito bonito mas temos de admitir que não está bem ao nível dos outros dois.

A nível de especificações o Xiaomi Pocophone F1 é mais potente que todos eles. O terminal dá-nos o último processador da Qualcomm que se traduz num desempenho formidável. O terminal pode até não ter o design mais apelativo ou as melhores câmaras, porém, se queres desempenho não penses duas vezes e compra o Xiaomi.

Depois temos as câmaras. O Poco F1 não faz má figura nas câmaras fotográficas, porém, não é o melhor de todos. Todos eles deverão ter uma qualidade superior. O LG G6 tem sempre a possibilidade de uma grande angular. Algo que considero vantajoso.

Atualizações

Todavia, este é, na minha opinião, o ponto forte do Xiaomi Pocophone F1. Para além de ter mais especificações, é um smartphone mais recente. Ou seja, terá um tempo de vida maior. O Galaxy S7 deverá deixar de receber atualizações para o ano. O mesmo se espera do LG G6 e do Honor 9. A LG e Huawei estão longe de ser os melhores no que toca a atualizar o seu sistema.

Xiaomi Pocophone F1 smartphone android flagship killer 4gnews
| @spidersweb.pl

Por sua vez, o Xiaomi Pocophone F1 é feito por uma empresa que zela o software e quer ver todos os seus utilizadores na última versão do sistema. Ou seja, neste aspeto o Xiaomi Pocophone F1 é também uma melhor aposta.

Só há três características que considero relevantes para não escolheres o Xiaomi Pocophone F1. Primeiramente temos o design, logo depois as câmaras e por último a resistência a água e poeiras. Algo que o G6 e o S7 são.

Se nenhuma destas funcionalidades é muito relevante na tua escolha raspa o cartão no Xiaomi. Se forem relevantes, pensa em antes investir num S7, G6 ou num Honor 9. Destes 3, se fosse eu, punha o meu dinheiro no terminal da LG.

Editores 4gnews recomendam:

Poco F1 passa com distinção no teste de “JerryRigEverything”

Poco F1 tem uma característica que falta no iPhone XS Max

Poco F1: Alguns smartphones estão com problemas no ecrã

Links afiliados

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.