O Xiaomi Pocophone F1 (ou Poco F1), um dos smartphones mais populares das últimas semanas, surpreendeu tudo e todos. Ao apresentar uma lista de especificações que coloca em sentido qualquer topo de gama, por um preço de fazer inveja a muitos smartphones gama média.
Depois de ser, naturalmente, classificado como o verdadeiro 24 milhões de euros em receitas.
Vê ainda: Xocophone F1: ROMs personalizadas a caminho!
Ainda assim, tal como seria de esperar, foram muitos os "velhos do Restelo" que imediatamente começaram a colocar pontos de interrogação nas verdadeiras qualidades deste smartphone.
É normal que este tipo de dispositivo acabe por causar impressões mistas. Sendo bastante "suspeita" a forma como um smartphone consegue chegar ao mercado com menos de metade do preço de um topo de gama, apresentando praticamente as mesmas especificações.
Mesmo sem Netflix em HD, o Xiaomi Pocophone F1 é um achado!
Muitas foram as questões que começaram a circular sobre, onde é que a Xiaomi precisou de "cortar caminho" para chegar a estes inacreditáveis preços. Parece que um dos "atalhos" foi encontrado, mas não é tão escandaloso quanto isso.
Foi agora tornado público que o Xiaomi Pocophone F1 não suporta Widevine L1 DRM. Mas o que é isto?
O sistema operativo Android suporta uma grande variedade de módulos DRM, e um deles é o Widevine. Este é de longe o módulo DRM mais popular na indústria multimédia, estando dividido em vários níveis diferentes. Assim sendo, o nível "L1" significa que o smartphone apresenta suporte completo para o módulo, enquanto que "L3" significa apenas suporte parcial.
Existem várias aplicações na Google Play Store que te permitem ver de forma bastante prática qual o nível de Widevine o teu smartphone suporta. Foi isso mesmo que a equipa do AndroidPure decidiu fazer com o seu Xiaomi Pocophone F1. Verificando que o "flagship killer" apenas suporta Widevine L3.
Em suma, a ausência de suporte para Widevine L1 significa que o smartphone não será capaz de aceder a vídeos HD de serviços de streaming. Ou seja, não será capaz de reproduzir vídeos em HD (720p/1080p) de plataformas de streaming. Assim como o Netflix, Hulu, BBC, Amazon Video, etc.
Pelo preço do Xiaomi Pocophone F1, vídeos Netflix em 540p é o que vai preocupar menos
Infelizmente, esta situação não poderá ser melhorada através de uma atualização de software. Uma vez que para aumentar o nível de suporte precisam de ser feitas alterações profundas em cada unidade.
Mas, por incrível que pareça, o Xiaomi Pocophone F1 está longe de ser o único smartphone a não apresentar suporte para Widevine L1. Ainda mais grave foi a sua ausência em verdadeiros smartphones topo de gama.
Na vasta lista de smartphones que não suportam reprodução de vídeo HD no Netflix encontram-se o OnePlus 5 e 5T, Xiaomi Mi A1 e também o Xiaomi Mi8. Considerando que smartphones com um preço de mercado muito mais elevado também não apresentam este módulo. Não será certamente motivo para "linchar" o Pocophone F1.
Editores 4gnews recomendam:
Xocophone F1 bate recordes de venda em 5 minutos
Xocophone F1 chegou à Europa com preço imbatível
iaomi
Via