
Vamos a meio de 2025, um ano que fica marcado pela alteração de estratégia da Xiaomi, nomeadamente na linha Poco F. Assim sendo, ao invés da habitual dupla com versão base e versão Pro, a marca lançou o Poco F7 Pro e o mais avançado Poco F7 Ultra. E não se trata somente de uma mudança na designação.
Ambos têm um ponto em que convergem: as especificações de topo. No entanto, há certas diferenças que são importantes de destacar e que vão ajudar os nossos leitores a tomar a sua decisão sobre qual o mais apropriado consoante as respetivas necessidades de utilização.
Ecrã e design (quase) sem diferenças
Começando pelo design e ecrã, não há grandes diferenças entre os dois smartphones. Ambos apresentam um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas com resolução QHD (1440x3200). Além disso, há a destacar a taxa de atualização de 120Hz bem como o suporte para Dolby Vision.
Por fim, mas não menos importante, os dois têm um vidro à frente e atrás e uma moldura em alumínio. Têm certificação IP68. A principal – mas quase irrelevante – diferença é que o Poco F7 Ultra também está disponível na cor amarela. Por sua vez, o Pro aposta em tons mais clássicos como preto, azul e prata.
Ultra traz novidade no carregamento
Em relação à bateria, o Poco F7 Pro vence o duelo com alguma distância. Isto porque oferece 6.000 mAh contra os 5.300 mAh do Ultra. No que diz respeito ao tempo de carregamento, não há diferenças assinaláveis. Nos dois casos vão dos 0 aos 100% em meia hora (mais minuto, menos minuto). Tal deve-se ao carregamento rápido de 90W no Pro e 120W no Ultra.
Porém, a grande diferença reside no carregamento sem fios. Somente o F7 Ultra disponibiliza esta funcionalidade, que tem suporte até 50W. É um ponto a ter em conta sobretudo para quem valoriza o estilo minimalista e com menos cabos e fios a 'estragar' o design.
Snapdragon topo de gama
No que concerne ao desempenho, o Poco F7 Ultra é ligeiramente superior. Está equipado com o mais recente Snapdragon 8 Elite (3nm), enquanto o F7 Pro conta com o Snapdragon 8 Gen 3 (4nm). Mas desengane-se quem acha que este último não garante um desempenho topo de gama. É simplesmente ligeiramente inferior ao primeiro.
Sem surpresa, ambos vêm equipados com o sistema HyperOS da Xiaomi e contam com quatro atualizações de Android e seis anos de atualizações de segurança. Em termos de memória, ambos começam nos 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, mas o Ultra permite uma versão com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. O Pro tem também outra versão com 512 GB de armazenamento, mas a RAM mantém-se nos 12 GB.
Ultra não dá hipóteses na 'objetiva'
Chegamos agora àquela que é a maior diferença entre os dois smartphones da Xiaomi: a qualidade da câmara. Assim, o F7 Pro mantém uma configuração mais básica, com câmara principal e ultrawide. Por outro lado, o F7 Ultra tem um toque de 'magia': conta com uma impressionante lente telefoto com zoom ótico 2.5x e capacidades macro.
Para os mais leigos, quer isto dizer que apesar de a qualidade fotográfica ser top nos dois modelos, o Ultra tem a seu favor o facto de ter maior versatilidade em termos de fotografia com zoom e sobretudo em ambientes com pouca luz. Em relação à gravação de vídeos, não há diferenças assinaláveis. Ambos gravam em 4K a 60fps e 8K a 24fps.
Afinal, qual devo comprar?
Em suma, o Poco F7 Pro é uma excelente escolha para quem procura desempenho, boa autonomia e uma experiência superlativa a um preço acessível. Já o Poco F7 Ultra é indicado para quem quer subir um pouco o nível e ambiciona o melhor do universo Poco: mais potência, melhor câmara, carregamento sem fios e maior longevidade. Atualmente a diferença de preço entre modelos ronda os 200 a 215 euros.