Se estás à procura de um smartphone que não exceda os 400/450 euros, então tanto o Poco F7 como o iQOO Neo 10 são duas das melhores opções. Há alguns pontos que têm em comum, começando desde logo pelo processador Snapdragon 8s Gen 4. É então altura de esmiuçar um pouco as características de cada um destes telemóveis.
O Poco F7 aposta numa construção mais premium, com vidro na parte frontal e traseira (Gorilla Glass 7i) e estrutura em alumínio, além de certificação IP68 que garante proteção contra água e poeiras. Por sua vez, o iQOO Neo 10 é essencialmente construído em plástico e a certificação é IP65 (somente tolera jatos de água).
No que diz respeito à qualidade do ecrã, ambos utilizam painéis AMOLED de alta qualidade. O iQOO impressiona com brilho máximo de 4400 nits, que te vai salvar em ambientes com muita luz. Conta com taxa de atualização de 144 Hz. O Poco perde em brilho (3200 nits) e fluidez, mas ganha na qualidade de imagem graças ao Dolby Vision, HDR10+ e um painel maior (6,83 polegadas).
Desempenho e bateria
No que diz respeito ao processador, nenhuma diferença a assinalar. O chip em ambos os aparelhos é o mesmo: um belíssimo Snapdragon 8s Gen 4 e GPU Adreno 825. A principal diferença está mesmo no armazenamento: o iQOO oferece até 16 GB de RAM, o que beneficia multitarefa intensiva e maior longevidade.
Na autonomia, o Poco F7 oferece bateria de 6500 mAh e carregamento rápido de 90 W, atingindo 80% em apenas 40 minutos. O iQOO Neo 10 supera neste campo. Chega com uns pouco vistos 7000 mAh e ainda supera o rival no carregamento ultrarrápido de 120 W. Atinge os 50% da carga em apenas 15 minutos.
Câmara
Novamente pouca diferença entre os dois. Isto porque ambos têm sensor principal de 50 MP com OIS e ultra grande angular de 8 MP. No entanto pode-se considerar que Poco leva uma ligeira vantagem graças à abertura f/1.5, que é excelente em ambientes com pouca luz.
A grande diferença está na dita câmara das selfies. Isto porque o iQOO inclui uma câmara frontal de 32 MP com gravação 4K, enquanto o Poco oferece 20 MP e gravação limitada a 1080p. Para quem grava vídeos ou faz videochamadas com frequência, o iQOO é superior.
Qual a melhor opção?
O Poco F7 destaca-se sobretudo pela qualidade de construção e durabilidade. Já o iQOO Neo 10 sai vencedor na velocidade de carregamento, câmara de selfies e fluidez do ecrã.
Se preferes design premium, resistência e não assim tanta importância à câmara das selfies, o Poco F7 é a melhor escolha. Já se priorizas velocidade, multitarefa, carregamento rápido e criação de conteúdo, então o iQOO Neo 10 tem ligeira vantagem.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News