Os números mais recentes do mercado de smartphones em Portugal revelados pela IDC, referentes ao primeiro trimestre de 2025, mostram um cenário interessante. O mercado total cresceu ligeiramente, com mais 3,9% em unidades vendidas face ao mesmo período de 2024.
Foram quase 600 mil telemóveis a chegarem às mãos dos portugueses entre janeiro e março. A Samsung continua a liderar, mas a perder fôlego. Já a Xiaomi, mantém-se firme no segundo lugar e a Google protagoniza a grande surpresa com um crescimento explosivo.
Xiaomi segura segundo lugar e já ameaça Samsung
Se olharmos para o pódio, a Samsung conseguiu manter a coroa de marca mais vendida, mas não sem dificuldades. As suas vendas caíram uns significativos 15,2% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O que fez a sua quota de mercado descer de 35,9% para 29,3%.
Quem aproveitou esta quebra foi a Xiaomi. A marca chinesa segurou o segundo lugar e viu as suas vendas crescerem uns sólidos 11,2%. Com isto, a Xiaomi reforça a sua posição e aumenta a sua quota de mercado de 25,2% no primeiro trimestre de 2024 para 27,0%. Aproxima-se assim cada vez mais da líder.
A Apple também teve um trimestre positivo. A marca da maçã trincada cresceu 10,4% e mantém o terceiro lugar com 24,9% do mercado mobile português. Fora do pódio, a Oppo também merece destaque. A marca conseguiu um crescimento robusto de 35,5% nas vendas, o que lhe permitiu aumentar a sua quota para 8,9% e segurar o quarto lugar.
Google é a grande surpresa dos últimos meses
Mas a verdadeira "bomba" destes resultados é, sem dúvida, a Google. A fabricante dos smartphones Pixel viu as suas vendas em Portugal dispararem uns incríveis 221,7% no primeiro trimestre de 2025 face ao período homólogo. Este crescimento meteórico fez a sua quota de mercado saltar de uns modestos 0,8% para 2,4%.
A tecnológica de Mountain View ultrapassou a barreira das 14 mil unidades vendidas e conquistou o quinto lugar no ranking nacional. É uma demonstração clara de que os Pixel estão a ganhar cada vez mais tração e popularidade entre os consumidores portugueses. Podes ler a nossa análise ao mais recente Pixel 9a.
No que diz respeito às outras marcas, tiveram uma ligeira quebra de 0,5% nas vendas e representam agora 7,5% do mercado total.