Xiaomi pede desculpa aos utilizadores pelos erros na MIUI 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi é uma das maiores potências no mercado global de smartphones. Ao longo dos últimos anos a fabricante de Lei Jun tem conquistado os mercados globais com os seus smartphones custo / benefício orgulhosamente ostentando a sua MIUI.

Com efeito, esta interface de utilizador é um dos pontos de venda dos seus smartphones Android, atraindo mais utilizadores. No entanto, desde que chegou a MIUI 12 que os problemas começaram para a fabricante chinesa. Esta versão estava pejada de problemas.

A MIUI 12 trouxe vários problemas aos smartphones Xiaomi

As primeiras distribuições da MIUI 12 ficaram famosas pela instabilidade e diversidade de bugs ou erros apresentados. E, ainda que a Xiaomi já tenha corrigido a maioria destes entraves, acabariam por surgir sucessivamente novos problemas na MIUI 12.

Isto levaria a Xiaomi a desenvolver e lançar uma versão incremental da MIUI 12, a recente MIUI 12.5 que, efetivamente, veio corrigir a maioria dos problemas. Ainda assim, alguns utilizadores afirmam que esta versão não correspondeu às expectativas criadas.

As queixas e insatisfação são notórias no fórum oficial da fabricante onde o clima de descontentamento, apesar de mais moderado, continua latente. Face ao exposto, é na próxima versão, a MIUI 13, onde está depositada uma grande responsabilidade.

A MIUI 13 terá que corrigir todos os lapsos da MIUI 12.5

A próxima versão da interface tem assim uma responsabilidade acrescida. Não só terá que colmatar os lapsos da versão atual, como também terá a árdua tarefa de conquistar a confiança do público, algo de que a fabricante chinesa está plenamente ciente.

Aliás, tendo em consideração que a MIUI 13 está ainda na fase inicial de desenvolvimento, não devendo chegar ao domínio público até ao final do ano, a tecnológica colocou já uma alternativa em marcha. Chama-se MIUI 12.5 Enhanced Version.

Trata-se de uma versão melhorada, na tradução literal de Enhanced Version e começará a chegar em breve aos smartphones Xiaomi.

Um pedido de desculpas na forma da MIUI 12.5 Enhanced Version

O anúncio foi feito por Jin Fan, acompanhado de um pedido de desculpas aos utilizadores da Xiaomi durante a última conferência de imprensa da fabricante. Aí, o responsável máximo pela MIUI reconheceu que a interface não cumpriu as expectativas.

Tendo pecado pela falta de otimização e bom funcionamento de algumas das funções, as versões atuais da MIUI acabariam por não agradar aos utilizadores. Facto reconhecido recentemente (10) publicamente pela marca que já avançou uma solução.

Está assim lançado o mote para a MIUI 12.5 Enhanced Version, fruto do trabalho realizado ao longo dos últimos seis meses. De acordo com a fabricante a nova versão virá corrigir um total de 160 problemas gerais, bem como 240 problemas em apps de sistema.

Por fim, esta versão trará também otimizações gerais e resoluções para outros problemas de fundo. Espera-se que a Enhanced Version da MIUI 12.5 comece a ser distribuída a partir do dia 13 de agosto.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android: 18 jogos e apps bons demais para serem grátis na Google Play Store
  • Asus ROG Phone 5S: novo rei do segmento gaming chega na próxima semana
  • Xiaomi Mi MIX 4: conhece os segredos do interior do smartphone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.