Xiaomi patenteia smartphone com "orelhas"

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Num ano em que os smartphones com ecrã total se tornaram uma realidade, as fabricantes continuam ainda a trabalhar na melhor forma de “esconder” as câmaras frontais sem perder o mínimo de ecrã.

Se em breve poderemos ter câmaras escondidas debaixo do ecrã nos topos de gama, os smartphones de baixo custo terão de ir por outros caminhos. É nesse sentido que surge uma patente da Xiaomi que mostra várias soluções para a colocação de duas câmaras frontais.

Como podes ver no primeiro exemplo, a solução pode passar por colocar as lentes nos cantos superiores do smartphone sem grandes problemas. Trata-se de uma ligeira curvatura, que não será impeditiva em uso normal.

No segundo exemplo, no entanto, vemos um exemplo verdadeiramente intrigante. As duas câmaras frontais aparecem neste exemplo a sair para fora da parte superior do dispositivo, como se de duas “orelhas” se tratassem.

Smartphones podem nunca chegar ao mercado com este design

Como qualquer patente, não significa que venham a ser lançados dispositivos com este tipo de design. A julgar pelas fotografias, estaríamos a falar de dispositivos de baixo custo, já que têm sensor biométrico na traseira ou “apenas” duas câmaras principais.

Tirando a solução das “orelhas”, as restantes opções não são totalmente descabidas. O futuro dirá se as duas câmaras frontais se tornam “norma”, e aí estas opções podem ser colocadas em cima da mesa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança smartwatch super económico inspirado no Amazfit GTS
  • Xiaomi é a 56ª maior empresa tecnológica do mundo, segundo a Forbes
  • Xiaomi Mi Mix 4 ou Mi Note 10? Imagens revelam painel frontal de um smartphone mistério!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.