Xiaomi patenteia o smartphone mais estranho que vais ver hoje

Bruno Coelho
2 comentários

Não raras vezes vemos patentes e conceitos de smartphones muito estranhos. E se até há pouco tempo julgávamos que smartphones com ecrãs extensíveis eram uma miragem, hoje isso é cada vez mais uma realidade.

Quando pensamos num smartphone, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de um retângulo com um ecrã. Mas a patente da Xiaomi aprovada esta semana mostra um conceito bastante inusitado.

Inicialmente registada em março de 2020 e agora aprovada, esta patente mostra um smartphone cilíndrico, com aspeto de coluna. Dispõe de um ecrã extensível, e uma câmara visível na parte de trás. A ideia da Xiaomi foi materializada em esquemas pelo LetsGoDigital.

Patente de smartphone da Xiaomi que mais parece uma coluna inteligente. Crédito: LetsGoDigital
Patente de smartphone da Xiaomi que mais parece uma coluna inteligente. Crédito: LetsGoDigital

Parece difícil de conceber que se trata de um smartphone, mas é assim que a patente o refere. O ecrã extensível “esconde-se” quando não está em uso, e aí parece que estamos a olhar apenas para uma coluna.

Não são reveladas especificações do equipamento, além do que está à vista. E embora possa ser chamado de smartphone, parece pouco ergonómico realizar simples tarefas como chamadas ou mesmo simples escrita. Já para não falar de que seria uma impossibilidade colocá-lo no bolso.

Como qualquer patente, deves olhar para estas imagens como apenas uma ideia da Xiaomi. Não significa que este produto venha algum dia a ser comercializado, mas é certamente o “smartphone” mais estranho que vimos hoje.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.