Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Pad 6S Pro review: a atualização que faltava

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 12 min.

Xiaomi Pad 6S Pro fundo painel fundo negro

Xiaomi Pad 6S Pro
★★★★☆4Bom

O Xiaomi Pad 6S Pro é uma boa atualização face ao modelo anterior, graças ao seu desempenho sólido. Mas destaca-se pelo ecrã fantástico, seis colunas a bombar bom som, um design em tudo charmoso e uma construção robusta.

Só tem Wi-Fi 7, o que é bom, mas sente-se a ausência de comunicações móveis 5G ou até mesmo 4G. Precisava (muito) desta opção para maior liberdade de movimentos. Também só tem direito a dois anos de atualização de software, o que é pouco para um equipamento destes.

Mas tem um custo bastante inferior aos seus rivais diretos e apresenta-se no mercado como uma solução muito boa para os utilizadores que querem mais uma forma de entretenimento fácil de transportar.

Prós
  • Ecrã fantástico
  • Desempenho sólido
  • Carregamento rápido de 120 watts
  • Design elegante
  • Construção robusta
  • 6 colunas
  • Preço mais acessível que o dos rivais
  • Boa autonomia
Contras
  • Ausência de 5G ou 4G
  • Apenas 2 anos de atualizações de software
  • Caneta digital não incluída

No início deste ano, a Xiaomi lançou o Pad 6S Pro. O tablet chegou como uma atualização ao modelo Pad 6, justificada pelo novo processador e por ser o primeiro da sua família a exibir orgulhosamente HyperOS.

Razões que justificavam a nossa vontade de colocar, literalmente, as mãos nesta obra. Nas duas últimas semanas, o Pad 6S Pro foi a minha companhia e agora é chegado o momento de partilhar a experiência contigo.

Unboxing

Xiaomi Pad 6S Pro Unboxing

À semelhança do que aconteceu com o seu “primo mais acessível” Redmi Pad Pro, o unboxing do Xiaomi Pad 6S Pro é também muito rápido, devido à “bagagem” que traz consigo.

A caixa inclui o tablet, propriamente dito, um cabo para carregamento e transferência de dados USB-C para USB-A e um adaptador de carregamento de 120 watts, o suporte para o qual o tablet está preparado.

Ainda que as diretrizes da União Europeia ditem o desaparecimento dos carregadores das caixas, os equipamentos posicionados num segmento mais premium continuam a trazer consigo esta peça.

O que falta aqui? Talvez uma capa de proteção para que os utilizadores estejam mais seguros contra potenciais acidentes.

Design e qualidade de construção

Xiaomi Pad 6S Pro design

Comecemos já por adjetivar o Pad 6S Pro da Xiaomi. É elegante, exala charme por todos os bits e bytes e os seus 590 gramas não pesam absolutamente nada nas mãos.

O seu corpo em alumínio com uma estrutura plana confere a tão desejada sensação premium. Mais: a sua espessura de apenas 6,3 milímetros consegue abrigar seis colunas para um som potente em todas as ocasiões. Mas já lá vamos.

O painel traseiro confere uma boa sensação de toque, graças à sua suavidade. Por sua vez, o revestimento cinza parece ser completamente imune a dedadas.

Talvez não seja má ideia dar uma capa de proteção a este tablet. É que o seu painel traseiro é mesmo suave e pode deslizar pelas superfícies.

A probabilidade de queda é maior, uma vez que o módulo de câmara traseira é proeminente e não deixa o tablet assentar, na perfeição, em qualquer superfície. Aliás, este módulo de câmara é bastante semelhante ao dos smartphones Xiaomi 14.

Xiaomi Pad 6S Pro espessura

Atenção, esta ilha fotográfica não belisca o design de qualidade premium do Pad 6S Pro, mas pode provocar acidentes indesejados. Com uma capa protetora, não só vai assentar bem nas superfícies, como vai facilitar a visualização de conteúdos na posição horizontal.

Este tablet apresenta também uma boa qualidade de construção. É resistente e robusto, sem ser pesado e parece-me que será difícil fazer mossas no seu chassi.

Contas feitas estamos perante um modelo notoriamente premium que não vai desiludir os utilizadores que apreciam uma boa estética aliada a uma construção de qualidade.

O desempenho

Xiaomi Pad 6s Pro desempenho

O Xiaomi Pad 6S Pro está equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 e com 8 GB de memória RAM e 256 GB de capacidade no armazenamento interno. Esta é, aliás, a única variante disponível na Xiaomi Store Portugal.

Este tablet lida bem com qualquer tipo de conteúdo, seja para visualizar séries e filmes, seja para jogar os nossos títulos favoritos, por mais exigentes que estes sejam.

O processador tem a potência necessária para proporcionar sessões fluidas em qualquer conteúdo. Também não atinge temperaturas escaldantes o que ajuda a prolongar bastante mais os momentos de entretenimento.

Confesso que uso tablets nos momentos de lazer. Pessoalmente, não aprecio recorrer a estes equipamentos compactos para cumprir com os deveres de produtividade.

Xiaomi Pad 6S Pro jogos

Neste caso, foi ainda mais fácil optar pelo entretenimento, uma vez que o modelo em teste nem incluía a caneta digital, nem o teclado. Mas, todas as vezes em que tive de responder a mails e escrever um ou outro texto, o tablet teve uma boa performance em modo multitarefa e o teclado virtual também se destacou por ser bastante responsivo.

Ainda assim, considero que sendo este um equipamento de topo, a caneta digital podia estar incluída. Ainda para mais, o Xiaomi Pad 6S Pro até tem o devido sistema magnético para a guardar na sua estrutura elegante. Uma pena, Xiaomi.

De acordo com os benchmarks disponibilizados, o Xiaomi Pad 6S Pro fica um pouco atrás dos seus rivais Samsung Galaxy Tab S9 Ultra e Apple iPad, mas ainda assim para quem procura um tablet com um desempenho sólido que não vai aquecer as pernas ou as mãos, nem gastar um subsídio de férias, este modelo Xiaomi é uma escolha adequada.

Mais: para os utilizadores que procuram mais uma máquina de entretenimento que os possa acompanhar em qualquer deslocação sem pesar, nem ocupar muito espaço, e sem exigir um investimento demasiado avultado, o Xiaomi Pad 6S Pro é a escolha certa.

Só com Wi-Fi

Xiaomi Pad 6S Pro Wi-Fi

Não há bela sem senão. Neste caso, o Xiaomi Pad 6S Pro peca pela ausência de comunicações móveis 4G ou 5G. Só tem Wi-Fi. Por isso, é preciso ter em conta que vai necessitar sempre de uma ligação deste tipo para permitir uma navegação a todo o vapor.

Este é, aliás, o seu pecado maior. Esta ausência pode levar alguns potenciais interessados a desistir e não se percebe a razão para a marca chinesa ter optado por esta única solução para as comunicações móveis.

Mas saliente-se que o tablet Xiaomi está equipado com Wi-Fi 7, o mais rápido e estável do momento. Verdade seja dita, na minha experiência com este tablet que passou por estar ligada a várias redes Wi-Fi nunca senti qualquer soluço e as respostas eram bastante rápida face às solicitações Web.

A lista de conectividade é fechada com a integração de NFC e Bluetooth 5.3. Fica a nota, tem o Wi-Fi mais atual do momento, mas nada de comunicações móveis via cartão SIM.

As câmaras

Xiaomi Pad 6S Pro câmara traseira

No painel traseiro, o Xiaomi Pad 6S Pro conta com um módulo com um sensor primário de 50 megapixéis e um sensor de profundidade de dois megapixéis. Vamos esclarecer, desde já, um ponto: as câmaras dos tablets não são o seu argumento forte ou, sequer, a sua missão na vida.

Paisagem urbana
Foto captada com modo fotografia do Xiaomi Pad 6S Pro

Não é fácil captar fotos com um ecrã com o dobro do tamanho do smartphone e este tablet Xiaomi não é diferente dos restantes modelos do mercado. Mas, para efeitos deste teste, captei algumas imagens com a câmara traseira.

Os resultados são razoáveis e vão ser suficientes para uma ou outra foto de ocasião. As cores tendem a não ser tão vívidas como são na realidade, mas ainda assim são reais. As imagens são também nítidas e detalhadas.

Foto de buda
Modo retrato do Xiaomi Pad 6S Pro

Mas não é com este equipamento que vamos querer captar os melhores momentos das nossas férias. A qualidade é boa, mas não é excecional – e durante os longos meses de inverso queremos recordar esses momentos no verão em toda a sua excecionalidade.

foto gato
Efeitos do Xiaomi Pad 6S Pro aplicados na foto

Ponto a favor: a câmara traseira é rápida a focar e a captar. Basta apontar e disparar, literalmente. Outro ponto positivo é o facto de o botão de captura estar bem posicionado para as fotos tiradas ao alto e ao baixo.

Agora a câmara frontal de 32 megapixéis. Esta fornece uma qualidade bastante boa para as videochamadas. Quanto a selfies, sofre do mesmo senão da congénere traseira, tem boa qualidade, mas não deslumbra.

selfie
Selfie com balão de fala disponível na edição de imagens do Xiaomi Pad 6S Pro

Existem também algumas opções de edição de imagem que podem melhorar os resultados entregues, assim como é possível aplicar um filtro ou acrescentar balões de escrita ou símbolos.

Fazer esta edição é bastante fácil pelo menu ser tão simples e intuitivo. Por sua vez, o ecrã maior ajuda a trabalhar nas imagens com menos esforço visual.

Ecrã e som

Xiaomi Pad 6S Pro ecrã

O ecrã do Xiaomi Pad 6S Pro é um painel LCD de 12,4 polegadas que fornece uma resolução de 3048 por 2032 pixéis e uma elevada taxa de atualização de 144 Hz. Esta última brilha especialmente quando estamos em sessões gaming, assim como nas redes sociais.

Os conteúdos são rapidamente atualizados e não perdemos pitada das novidades nas plataformas sociais, assim como os jogos são em tudo fluidos. O brilho máximo de 900 nits é também suficiente para termos uma visualização confortável em cenários com mais luminosidade.

Por último, as 12,4 polegadas traduzem-se num tamanho bom para a visualização de qualquer tipo de conteúdo e a moldura negra – ainda que visível – não atrapalha nada.

Xiaomi Pad 6S Pro colunas

No ecrã, a Xiaomi mostra, mais uma vez, a sua arte de saber construir painéis. A experiência de visualização é fantástica e não cansa demasiado os olhos, nem quando estamos a altas horas da noite a ver só mais um episódio da nossa série favorita. Imagine-se se o Xiaomi Pad 6S Pro tivesse um ecrã OLED…

Por sua vez, o som é bastante bom, graças à integração de seis colunas. Sim, a estrutura elegante com pouco mais de 6 mm de espessura aloja, de forma incrível, seis colunas. Claro que em filmes com mais suspense o salto é garantido, como gostamos, e nos jogos personagens mais furtivos são, invariavelmente, apanhados. Parabéns, Xiaomi!

O primeiro com HyperOS

HyperOS no Xiaomi Pad 6S Pro

Este tablet Xiaomi é o primeiro a exibir o novo HyperOS. Para os utilizadores habituados à interface da marca chinesa, a experiência de navegação não vai ser muito diferente. Fazendo deslizar o canto superior direito, temos acesso a algumas funcionalidades. O resto está no menu Definições.

A grande diferença é o consumo energético que esta interface faz. Consome muito menos. Há também menos bloatware, mas ainda há espaço para melhorar.

Infelizmente, o Xiaomi Pad 6S Pro só tem direito a dois anos de atualizações de software e três anos para patches de segurança. Sendo este um tablet posicionado num segmento mais premium, esperava uma política de atualizações mais generosa. Talvez numa próxima iteração.

Em resumo, a navegação é bastante intuitiva e o novo HyperOS é muito mais amigo da bateria. E por falar nisso…

Bateria e carregamento rápido

Carregador 120 watts

Este modelo é alimentado por uma bateria de 10.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts. E estes componentes fazem justiça à sua classificação premium.

O suporte para carregamento rápido leva a bateria dos 0 aos 100% em pouco mais de meia hora e aos 50% em cerca de 10 minutos. Por outras palavras, não será pelo carregamento que vamos perder momentos de diversão com este tablet.

Até porque a sua bateria fornece autonomia para um dia inteiro. Mesmo com uma utilização mais intensiva, com a reprodução de séries, vídeos e muitos passeios pelas redes sociais.

Notas finais

Xiaomi Pad 6S Pro destaque

O Xiaomi Pad 6S Pro chega como uma boa atualização ao modelo anterior. Aliás, podemos ir mais longe: esta era a atualização que faltava. O tablet fornece um desempenho sólido, graças ao seu processador Snapdragon 8 Gen 2.

Mas o destaque vai diretamente para outros pontos. Nomeadamente, o seu design com imenso charme e a sua elegância incrível, aliados a uma construção robusta e que parece resistente no tempo. É igualmente muito confortável de usar pela suavidade do seu painel traseiro.

Fornece também uma boa autonomia e o suporte para carregamento rápido de 120 watts garante que ninguém vai perder mais de 30 a 35 minutos nos seus momentos de diversão. Sim, consegue carregar na totalidade em aproximadamente meia hora.

Destaque também para o ecrã fantástico que lida com qualquer conteúdo – como é hábito da marca chinesa – e que conta com uma elevada taxa de atualização de 144 Hz, muito útil na hora de navegar pelas redes sociais.

Peca pela ausência de comunicações móveis 5G ou mesmo 4G. Este modelo tem apenas Wi-Fi, o que obriga a termos sempre uma rede destas à nossa disposição. Sim, é Wi-Fi 7, o mais rápido e estável, mas ainda assim faz falta a entrada para cartões SIM.

Também não inclui caneta digital, ainda que esteja equipado com um suporte magnético para a guardar na sua própria estrutura. E, por fim, mas não menos importante, tem apenas duas anos de atualizações de software. Isto é muito pouco, tendo em conta que não há assim tantos lançamentos de tablets e que este é um equipamento premium. Vá lá, Xiaomi, um pouco mais de generosidade.

Contas feitas, este tablet é uma boa opção para quem pretende mais uma máquina de entretenimento que seja fácil de transportar e que não leve todo o orçamento disponível. Essa é, aliás, uma das grandes vantagens face aos modelos rivais da Samsung e Apple que têm um custo superior a 1000 €. Em comparação, o Xiaomi Pad 6S Pro custa apenas 699,99 €.

Xiaomi Pad 6S Pro

Xiaomi Pad 6S Pro

Processador Snapdragon 8 Gen 2

8 GB de memória RAM

256 GB no armazenamento interno

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt