Xiaomi, OPPO e Vivo já começaram a disponibilizar a sua funcionalidade tipo AirDrop

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Foi em agosto deste ano que surgiu esta fantástica notícia. A Xiaomi, OPPO e Vivo juntaram-se num projeto pioneiro com a intenção de desenvolver um sistema de partilha de ficheiros semelhante ao que os utilizadores Apple possuem com o AirDrop.

Para começar o ano de 2020 da melhor forma, as três empresas anunciaram que alguns dos seus equipamentos já podem usufruir desta funcionalidade. Outra boa notícia é que não precisarás de instalar nada para usufruir desta função.

MIUI 11 da Xiaomi e ColorOS 7 da OPPO já suportam esta funcionalidade

Se tens um equipamento destas marcas e com este software instalado, então está tudo pronto. Do lado da Xiaomi, poderás encontrar esta nova funcionalidade na aplicação Mi Share. Já os utilizadores OPPO devem dirigir-se à Oppo Share.

Já do lado da Vivo, a empresa adianta apenas que todos os modelos a serem apresentados a partir de fevereiro de 2020 terão acesso à mesma função. Infelizmente, não temos indicação de quando é que os modelos existentes terão o mesmo direito.

Esta parceira mudará a forma como transferimos ficheiros entre smartphones Android

A partilha de ficheiros entre smartphones Android está longe de ser tão simples e eficaz como nos dispositivos da Apple. Em algumas situações, temos de recorrer a aplicações externas para o efeito.

Com esta parceira entre a Xiaomi, OPPO e Vivo esse cenário irá mudar. Qualquer equipamento destas marcas permitirá que sejam partilhados ficheiros entre si de forma simples, rápida e segura e sem recurso a aplicações externas.

Os smartphones irão conectar-se através de Bluetooth e usar o Wi-Fi para enviar ficheiros com velocidades que podem chegar aos 20MB/s. Não será necessária uma conexão à internet para que tudo funcione.

A intenção das empresas é que, no futuro, mais marcas se possam juntar a este consórcio. Tudo para que a partilhe de ficheiros entre dispositivos Android passe a ser algo simples e eficaz.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10 terá algo melhor do que o Mi 10 Pro
  • Realme criticou a Xiaomi e agora segue o mesmo caminho!
  • Samsung Galaxy S10 Lite vai surpreender com a sua estabilização de imagem
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.