Xiaomi acredita que operadoras serão fundamentais para entrar nos EUA

Carlos Oliveira
25 Maio, 2018
Xiaomi Lei Jun CEO EUA
A fabricante chinesa não tem pressa de entrar neste mercado, mas já sabe com fazê-lo

A Xiaomi é atualmente uma das marcas tecnológicas mais cobiçadas do mundo. A empresa fundada por Lei Jun é já a quarta maior fabricante do mundo, isto em apenas oito anos de existência. Tudo isto graças a um modelo de negócio pelo qual poucos ousariam enveredar.

Uma das bandeiras da Xiaomi é a relação qualidade / preço dos seus produtos. Esta empresa chinesa habituou-nos a produtos com uma qualidade bem acima da média, mas por preços bastante competitivos.

Vê ainda: Google Play Store: 11 jogos Android que eram pagos e agora estão grátis

Não há muito tempo, Lei Jun veio afirmar que a sua empresa não iria subir a taxa de lucro acima dos 5%. Todo e qualquer produto por ela comercializado iria manter-se abaixo desta barreira. Mais ainda, se a mesma tivesse de ser ultrapassada, o utilizador seria de alguma forma compensado.

Tudo isto numa altura em que a aposta na Europa é cada vez mais evidente. A primeira Mi Store no velho continente abriu em outubro de 2017, na Grécia. Neste momento, a Xiaomi está já oficialmente presente em muitos mais países europeus, nomeadamente Portugal.

Xiaomi olha seriamente para as operadoras para entrar nos EUA

No segundo maior mercado mundial, a Índia, a empresa fundada por Lei Jun ocupa já a posição de liderança. No primeiro trimestre de 2018 ninguém vendeu mais smartphones Android naquele mercado que a Xiaomi.

Já o terceiro maior mercado mundial de tecnologia continua a não contar com a presença desta tecnológica. Estamos a falar dos Estados Unidos da América, dominado pela Apple e Samsung e cada vez mais uma miragem para empresas chinesas.

Não obstante, a Xiaomi quer efetivamente entrar neste mercado e vê nas operadoras o seu primeiro objetivo. Sem uma parceira com uma destas entidades será extremamente difícil vingar nesse mercado.

Quem o diz é John Chan, chefe da equipa de engenharia da MIUI Global, em declarações à publicação Android Central. Tal como o próprio afirma, será muito complicado rivalizar com empresas como a Apple ou Samsung sem acordos com as operadoras.

Xiaomi Redmi 6A Xiaomi Mi MIX 2S Android da Google Xiaomi Mi Store Portugal Android
A fabricante chinesa está a preparar novos smartphones Android de gama média baixa.

No entanto, isto é mais fácil dizer do que conseguir. Relembro o caso recente da Huawei e a sua tentativa falhada de parceria com a AT&T. Os receios de espionagem chinesa ditaram o fracasso da entrada desta gigante de tecnologia nos EUA, bem como da ZTE.

Xiaomi encontra-se optimista quanto ao seu futuro nos EUA

Mesmo com os entraves que estas empresas encontraram para a entrada nos EUA, a Xiaomi parece optimista no seu caso. A empresa quererá trazer para o outro lado do Atlântico toda a sua gama, mesmo os equipamentos de entrada da linha Redmi.

A entrada da empresa chinesa neste mercado ainda não tem data definida. É apenas especulado que tal poderá acontecer nos próximos 12 meses. Algo que corrobora a sua falta de pressa em atingir tal objetivo. Primeiro há que estudar bem o mercado.

No entanto, importa frisar que uma parceria com uma operadora, por si só, não será o bastante para o seu sucesso nos EUA. Terá ainda de haver toda uma campanha de sensibilização para a segurança dos dados dos utilizadores e ainda de marketing e promoção dos seus produtos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 e S9 Plus recebem reforço de segurança de maio

Apple rejeita Steam Link para plataformas iOS e Apple TV

OnePlus 6: A OnePlus podia ser mais honesta com os seus utilizadores

Fonte | Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Onde comprar Xiaomi? As lojas online e físicas com os preços mais baixos
Como saber se o teu produto Xiaomi é falso ou original?
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone