Xiaomi, OnePlus e Nokia são as primeiras a receber o Android P

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Começou mais uma edição da Googleoperativo Android P. Em breve, a Xiaomi, Nokia, OnePlus e outras receberão a versão Beta.

Com efeito, temos também a Vivo, OPPO, Essential e a Sony entre as primeiras fabricantes a receber a primeira versão Beta do Android P. Aqui, a Google quer dar desde logo às fabricantes de dispositivos móveis (OEM's), a possibilidade de testar esta nova versão.

Vê ainda: 34 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Note-se que não estamos aqui a falar das Oreo a 8ª e a versão mais recente do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Contudo, a próxima versão, conhecida apenas como Android P até ao momento, já está a ser ultimada pela gigante de Mountain View, Califórnia.

Xiaomi, Nokia, OnePlus, Sony, Essential, Vivo, OPPO e claro, os Google Pixel

Foi com notório orgulho que a gigante norte-americana anunciou esta grande abertura das versões Beta para novas fabricante. Entre elas, tal como ilustra a imagem de topo, teremos a Xiaomi, Nokia, OnePlus, Essential, entre outras. Todas estas fabricantes vão poder distribuir, aos seus smartphones topo de gama, a versão de testes ou versão Beta do Android P da Google. De momento não foram descriminados quais os modelos que terão direito a esta oportunidade. A decisão ficará agora ao encargo das fabricantes.

É uma homenagem justa ao sistema operativo Android. Sobretudo se tivermos em consideração que todo o sistema nasceu para trazer liberdade e open source ao mundo dos telemóveis, na altura ainda não inteligentes.

Versões Beta do Android P estarão disponíveis para um total de 8 OEM's

Agora, a Google reforça esta aposta na abertura. Na transparência. Na simplicidade e abertura ao número máximo de fabricantes. Com efeito, muito em breve o teu Xiaomi, o teu Nokia, o teu OnePlus ou até mesmo o teu Sony poderão testar as versões Beta.

Já relativamente ao Android P, a sua versão final, estável, completa e já com nome (também ele completo), chegará durante o mês de agosto. Até lá teremos um número não especificado de versões Beta a chegar a todas estas marcas.

São também ótimas notícias para todos os utilizadores de um smartphone da Xiaomi, Nokia, OnePlus, Vivo, Essential e da OPPO. Foi sem dúvida um passo inesperado e que nos deixou colados ao ecrã.

Nos próximos dias esperamos que a Xiaomi, Nokia, OnePlus, Sony e demais fabricantes revele a lista completa dos seus dispositivos eleitos para esta benesse. Até lá estaremos atentos a qualquer novidade relativamente às versões Beta do novo Android P da Google.

Poderão aceder aqui ao site Android Developers onde está presente a lista completa de smartphones com direito às versões beta do Android P.

Em suma, a versão beta do Android P estará disponível para um total de 8 fabricantes. Fica atento à 4gnews onde encontrarás toda a informação sobre tecnologia falada em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e I/O 2018 – Gmail para iOS ganha novas funcionalidades

iPhone X Plus poderá ter o mesmo tamanho do iPhone 8 Plus

OnePlus 6 passa na GeekBench com resultados prometedores

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.