Xiaomi pode chegar oficialmente a Portugal - Rumor

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Xiaomi já é uma das principais marcas no panorama tecnológico global. A empresa chinesa liderada por Lei Jun nasceu em 2010. Agora, em 2018 poderá chegar oficialmente a Portugal. Para já é apenas um rumor de uma fonte sem histórico de confiança no "mundo dos leaks". Todavia, é uma hipótese extremamente plausível.

Segundo a agência Gartner, a Xiaomi acabou 2017 com 6.9% da quota de mercado mundial. Mais ainda, no último trimestre de 2017 vendeu um total de 28,187.8 unidades, registando um impressionante crescimento face ao período homólogo de 2016. Aí teria um total de 3.6% de quota de mercado com 15,751.3 unidades vendidas nos últimos três meses do ano.

Vê ainda: Redmi 3S e 3S Prime

Uma breve contextualização para que possamos perceber o fulgor da marca durante todo o ano de 2017 após uma queda entre 2014 e 2015. Agora, temos uma Xiaomi que já lidera o mercado indiano, o segundo a agência Gartner, a Xiaomi seria a empresa que mais cresceria durante todo o ano de 2017. Todavia, a Samsung mantém a liderança enquanto maior construtora mundial de dispositivos móveis. Agora, voltemos as nossas atenções para o que alegam os nossos colegas portugueses da publicação TekGenius.

Xiaomi pode chegar oficialmente a Portugal em 2018

A afirmação categórica de que a Xiaomi chegará oficialmente a Portugal em 2018 pode ter algum fundamento de verdade. Antes de analisarmos ponto por ponto as suas alegações façamos um paralelismo com a atividade da Xiaomi em Espanha. Depois de aferido o seu enorme crescimento em 2017, assistiríamos, no dia 7 de novembro do ano passado à inauguração da primeira Mi Store em Madrid. Esta foi a primeira loja oficial da marca na Península Ibérica. Entretanto assistiríamos à inauguração de mais duas lojas oficiais da Xiaomi em Espanha para um total de 3 superfícies de venda.

2018 poderá ser coroado com uma Mi Store em Portugal

Posto isto, com a marca devidamente instalada no nosso país vizinho, porque não uma loja em Portugal? Seria pedir demasiado que a Xiaomi chegasse oficialmente a Portugal? Bom, talvez não e, como disse anteriormente o nosso antigo ex-autor e atual colaborador Joel Santos, em 2018 a Xiaomi chegará oficialmente a Portugal.

Olhando agora para o relato da fonte portuguesa impera analisar o que foi dito e a forma como o foi dito. Começaríamos logo mal, com uma falácia presente no título. Onde se lê "Xiaomi chega oficialmente a Portugal" deve entender-se, pode chegar oficialmente a Portugal.

Assistência técnica e garantia da Xiaomi em Portugal?

Da autoria de Marco Trigo, o título dá-nos a entender que tal já aconteceu. É um logro, a menos que efetivamente a Xiaomi já tenha chegado oficialmente a Portugal sem dizer nada a ninguém. Todavia, este habilidoso malabarismo de palavras esconde uma possível verdade. Algo que, a favor de todo e qualquer consumidor em Portugal, desejo que se realize.

Ora, neste momento não existe qualquer importador oficial da Xiaomi em Portugal. Temos apenas algumas revendedoras em loja física e claro, as plataformas de venda online. Algo que também é frisado na publicação original e algo que levanta suspeitas. Toda a tónica depreciativa no que às lojas online diz respeito evidencia um possível conflito de interesses. Adiante.

Calma, a Xiaomi ainda não chegou oficialmente a Portugal!

Caso a Xiaomi venha oficialmente para Portugal esta terá que ter uma presença física. Um edifício, uma sede. Terá que alugar ou comprar um edifício. Terá que se registar no nosso país e obter um NIPC. Apresentará um número de identificação da pessoa coletiva como toda e qualquer empresa. Teremos também um diretor geral da Xiaomi para Portugal e toda uma equipa de funcionários e colaboradores.

Ora, caso a Xiaomi chegue oficialmente a Portugal, mais cedo ou mais tarde começaremos a ver estas pistas antes do anúncio oficial. Até lá, tudo não passa de um rumor. Extremamente apetecível eu sei e só viria beneficiar o consumidor nacional.

Quando virmos a Xiaomi a contratar pessoal, a adquirir ou alugar edifícios / terrenos. Quando a virmos a montar uma infraestrutura de assistência técnica, distribuição e apoio ao consumidor. Quando todos esses "Ses" se verificares. Só aí e não antes é que poderemos afirmar que a Xiaomi chega oficialmente a Portugal.

Até lá, caro leitor, tudo isto não passa de um rumor. Pessoalmente quero que se realize. Quero que toda a hipótese avançada pelos nossos colegas se materialize mas como bem sabemos, não basta desejar muito uma uma coisa para que ela aconteça.

A 4gnews está a investigar esta hipótese que até que surjam novos desenvolvimentos deve ser interpretada como tal. Uma hipótese. Um rumor.

Deixo-te com uma pergunta. Que dispositivos da marca gostarias de ver em Portugal na eventualidade de a marca chegar oficialmente ao nosso país? Deixa-nos a tua opinião aqui em baixo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo

OnePlus 6 continuará a ser um bom investimento, mesmo por 600€

.5 para um total de 30 smartphones Android

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.