Xiaomi: nova bicicleta elétrica fica do tamanho de uma folha de papel quando dobrada!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Entre os vários segmentos em que está presente, a Xiaomi continua a investir forte no segmento das bicicletas/trotinetes elétricas. A sua mais recente adição, a Himo H1, surpreende especialmente pelo seu formato e a forma como pode ser dobrada. Quando totalmente dobrada, apresenta-se praticamente do mesmo tamanho que uma folha de papel A3!

No que respeita ao seu design, apresenta-se bastante peculiar, deixando até muitas dúvidas quanto à possível ausência de conforto. Os seus mecanismos de dobragem fazem até lembrar os populares Transformers, que curiosamente estão representados em alguns dos modelos.

Dobrar a Himo H1 parece um verdadeiro truque de magia!

Ainda que possa não ser a bicicleta ou trotinete mais confortável da atualidade, é garantidamente uma das mais portáteis. Quando dobrada, a Xiaomi Himo H1 fica com 45,6cm de comprimento, 32cm de largura e apenas 22,7cm de altura. Além disso, pesando apenas 13kg, não vai ser um grande problema conseguir transportá-la de uma lado para o outro.

Para que fosse possível alcançar um formato tão compacto, a Himo H1 apresenta diversos pontos de dobragem, que estão seguramente reforçados com um sistema de bloqueio que garante que se mantêm na posição desejada.

Para dobrares esta bicicleta elétrica, vais precisar de dobrar o quadro, as rodas, o acento (duas vezes) e o guiador (duas vezes). Os mecanismos utilizadores foram concebidos para que todo este processo seja realizado o mais rápido possível, com o menor nível de esforço.

A Xiaomi Himo H1 está longe de ser ideal para uma utilização prolongada

No que respeita às suas especificações, esta bicicleta elétrica está longe de ser um "monstro de potência", muito pelo contrário. Chega equipada com uma modesta bateria de 180W, que permite atingir uma velocidade máxima de 18km/h. Em termos de autonomia, podes contar com apenas 20km, o que vai limitar o seu tempo de utilização.

Além disso, o seu formato peculiar parece fazer com que não seja a mais confortável bicicleta elétrica de sempre. As suas rodas muito pequenas e ausência de uma suspensão, certamente que tornam viagens em superfícies irregulares uma verdadeira tortura.

Existe também um pequeno detalhe que torna difícil considerar a Humo H1 uma bicicleta, visto que não tem pedais. Em vez disso, apresenta uns pequenos suportes para colocares os pés, que também não parecem ser os mais confortáveis para viagens mais prolongadas.

Por isso, quase que parece mais correto considerar a Xiaomi Himo H1 uma trotinete "com banco" do que uma bicicleta elétrica.

Preço e disponibilidade

Assim como aconteceu com as restantes ofertas da Xiaomi neste segmento, a Himo H1 foi lançada como produto exclusivo do mercado chinês. No entanto, como seria de esperar, acabou por ficar disponível também nas habituais lojas online oriundas da China.

O seu preço oficial para o mercado chinês ronda os €388. Mas, nas ditas lojas online, o seu preço sofreu uma inflação inacreditável. Na GearBest, está disponível por €868. Ainda que o preço deva baixar consideravelmente durante os próximos meses, nunca irá chegar perto do seu preço original na China.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi poderá lançar smartphone com uma "super câmara selfie" inacreditável!
  • Xiaomi Mi Band 4: como resolver problema de conetividade no Android 10
  • Xiaomi lidera o segundo maior mercado do mundo, mas é outra marca que surpreende!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.