Xiaomi MIX Fold 3 é o próximo smartphone dobrável para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A confirmação emanou nem mais, nem menos, do presidente da Xiaomi, Lu Weibing, em jeito de resposta a uma interpelação na rede social chinesa Weibo. Aí, o executivo também responsável pela Redmi, fez saber que no próximo mês de agosto ficaremos a conhecer o smartphone dobrável de terceira geração, o Xiaomi MIX Fold 3.

A sua chegada era prevista para esse mesmo mês como forma de fazer frente aos Samsung Galaxy Z Fold 5 e Samsung Galaxy Z Flip 5 a serem anunciados sensivelmente na mesma altura. Todavia, até ao momento a Xiaomi não havia confirmado a data - aproximada - para esta apresentação de produto.

Xiaomi MIX Fold 3 deve chegar em agosto de 2023

Xiaomi MIX Fold 3 4gnews

Tal como o próprio executivo mencionou nos comentários, a Xiaomi investiu bastante nas suas linhas de produção e, mais concretamente, na sua Smart Factory ou fábrica inteligente. Tudo para tornar possível a produção do Xiaomi MIX Fold 3 nas quantidades e calendarizações desejadas pela marca chinesa.

Recairá assim sobre o Xiaomi MIX Fold 3 a honra de estrear a nova Smart Factory da Xiaomi, equipamento que trará várias melhorias face à segunda e atual geração, o MIX Fold 2. Graças às melhorias nas condições e capacidades de produção da fábrica, estes avanços serão também carreados para o prodto final propriamente dito.

Ainda mais fino que o atual Xiaomi MIX Fold 2

Xiaomi MIX Fold 3 4gnews

Ficamos a saber que também o MIX Fold 3 trará câmaras fotográficas com o selo de qualidade (e branding) da Leica. Note-se que a colaboração entre as marcas delega à Leica o aperfeiçoamento dos algoritmos de processamento da imagem e melhorias gerais no sistema de câmaras fotográficas para telemóveis.

Por outro lado, é intenção da Xiaomi tornar o novo telemóvel dobrável mais fino e elegante que o modelo atual. Note-se que o MIX Fold 2 tem apenas 11,3 mm de espessura quando está fechado / dobrado, portanto não é propriamente grosso neste estado.

Ainda assim, a marca quer reduzir a espessura do telemóvel e reforçar a sua robustez e durabilidade. Isto além de o dotar de câmaras fotográficas tão capazes como as que integram o Xiaomi 13 Ultra.

Em todo o caso, está a preparar-se para dar a conhecer um dos melhores smartphones dobráveis do mercado, um rival em pleno direito para o próximo Samsung Galaxy Z Fold. Porém, de momento, pouco mais é sabido das suas caraterísticas gerais, além da aposta na fotografia e redução da espessura geral do telemóvel.

Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm é uma certeza neste dobrável

Xiaomi MIX Fold 3 4gnews

Contamos assim com um formato similar aos Galaxy Z Fold e ao atual MIX 2 da Xiaomi. O telefone terá um ecrã exterior e ecrã principal interior, ao passo que o sistema de câmaras poderá ter ampliação ótica de até 5 vezes.

As demais caraterísticas são, até ao momento, uma incógnita, ainda que o uso do processador Snapdragon 8 Gen 2 seja uma quase certeza. Note-se que este é, atualmente, o mais poderoso processador da norte-americana Qualcomm.

Infelizmente, para os consumidores globais, os rumores sugerem que mais uma vez este telemóvel não chegará às nossas lojas. Ou seja, o Xiaomi MIX Fold 3 continuará a ser um exclusivo do mercado doméstico da China. Ainda assim, contamos com uma posterior pronúncia da fabricante, quiçá com notícias mais animadoras.

Em suma, esta é uma das atuais tendências das fabricantes chinesas, não disponibilizar os seus topos de gama no mercado global, ou então fazer-se esperar durante vários meses.

Xiaomi MIX FOLD 3 officially announced to be released in August. The key is it is now Thinner and Stronger. Also the only Folding Flagship with Full Focal Length Leica Quad Camera. pic.twitter.com/7Tr9ofJhr7

— Kartikey Singh (@That_Kartikey) 4 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.