Xiaomi. Porque é que a MIUI não se transforma em Android puro?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi lançou pela primeira vez no final do ano passado o seu primeiroNum questionário aos utilizadores Xiaomi foi-lhes perguntado qual preferiam, Android puro ou MIUI. Para surpresa da marca o Android puro ganhou. O questionário foi posteriormente apagado pela marca mas deixou-nos a pensar. Será pedir muito que os smartphones da empresa chinesa nos ofereçam a possibilidade de ter Android ao estilo Google Pixel?

Xiaomi MIUI ou Android puro? Qual o teu preferido?

Compreendo as razões pela qual a Xiaomi não o quer fazer. Afinal de contas a MIUI foi o que deu fama à marca asiática. Mas até que ponto é que não está na altura de mudar?

Se olharmos para os pontos positivos e negativos, percebemos que a Xiaomi tem muito a ganhar com uma mudança de User Interface, porém, também tem muito a perder.

Imaginando que a marca decide implementar Android puro em todos os seus terminais, perde a essência que a fez crescer. Perde a comunidade que trabalha dia e noite sem ser pagos para melhorar um sistema operativo. E perde o fanatismo que passa por trás da MIUI. Afinal de contas trabalhar para melhorar um User Interface de borla não é para qualquer um.

Compreendo que a marca não queira abdicar destas grandes vantagens, todavia, o público do ocidente prefere um User Interface limpo e eficaz. Tal como nos foi oferecido no Xiaomi Mi A1.

Produtos da marca com preços vantajosos aqui

Está na hora da empresa olhar para os resultados do questionário apagado e perceber que a MIUI já passou o seu tempo. Porque não implementar o Android puro e com simples tutoriais ensinar a instalar a MIUI?

Afinal de contas uma das maiores preocupações dos utilizadores Xiaomi passa pela MIUI. É o sistema original ou shop Rom? O que é uma Shop ROM? Posso confiar num smartphone comprado numa loja de terceiros?

Existe aqui um debate com pano para mangas. A MIUI está longe de estar perfeita e a marca caiu no erro de oferecer um terminal com Android One. Mostrando aos utilizadores o quão bom é ter um excelente terminal e não ter de se preocupar com mais nada.

Na minha opinião esta seria a abordagem correta. Instalar o Android Puro no mercado ocidental e ter a MIUI no mercado asiático. Para aqueles que querem na Europa ter a MIUI teriam um simples tutorial de como instalar a ROM e o assunto estava resolvido.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Meizu prepara-se para apresentar os Meizu 15 / 15 Lite e Meizu 15 Plus

Apple – Fuga de parte do código fonte do iOS foi culpa de um estagiário

OnePlus 5 é equipado com uma bateria de 8000mAh, eis o resultado!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.