Xiaomi MIUI adiciona característica para avisar utilizadores de tremores de terra

Filipe Alves
Comentar

Portugal, felizmente, não é dos países que mais sofre de tremores de terra, contudo, a Ásia não se pode gabar do mesmo. Certamente por isso é que a Xiaomi decidiu implementar uma nova característica na MIUI que avisa os utilizadores sobre os sismos perto de si.

A característica ainda não é oficial em todas as MIUI, contudo, acredita-se que a sua implementação possa chegar para a ROM chinesa nas próximas semanas e possa também rumar à ROM Global.

tremores de terra

Xiaomi MIUI mostrará um pop-up de aviso com os detalhes dos tremores de terra

Para este tipo de característica não me importo de ter um pop-up a interromper o meu vídeo ou jogo preferido. Ao que parece, a funcionalidade avisará assim que possível a detecção de tremores de terra aos utilizadores em que a localização seja próxima do epicentro ou que possam sentir a terra tremer.

Exemplo de Tremores de terra na Xiaomi MIUI
Exemplo de Tremores de terra na MIUI da Xiaomi

O Pop-up mostra qual é op grau de sismo na escala de Richter e a que distância está o epicentro. De referir que esta é uma mensagem de imergência, assim sendo, irá sobrepor a informação acima de qualquer aplicação que esteja a ser utilizada.

Segundos salvam vidas

Estudos indicam que se as pessoas tiverem mais 3 segundos de aviso do tremor de terra que podem reduzir os feridos e mortos em 14%. Um número seriamente alto para pequenos segundos de aviso.

Os tremores de terra são facilmente previstos, porém, os avisos a tempo e horas são complexos de chegar a todas as pessoas. Visto que o smartphone é um gadget que nos acompanha até para a casa de banho, nada melhor do que aproveitar um pedaço de tecnologia para salvar vidas.

Não sabemos ainda como é que será a funcionalidade da Xiaomi, porém, sabemos que queremos que mais fabricantes pensem em funcionalidades deste género. Neste momento só alguns operadores é que avisam sobre possíveis tragédias aos utilizadores. Está na hora dos fabricantes melhorarem a vida dos utilizadores e, quiçá, salvar vidas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.