Xiaomi - MIUI 9 será a última atualização para estes 7 smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MIUI 9 é a última versão da ROM da tecnológica chinesa Xiaomi, a sua abordagem ou máscara para Android que já foi apresentada oficialmente em agosto e só agora, em pleno mês de novembro é que chega à grande maioria dos smartphones eleitos. Infelizmente, ou previsivelmente, para alguns deles a MIUI 9 será a última grande atualização.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 revelado em benchmarks bem atrás do iPhone X

As informações foram avançadas pela própria empresa através dos seus fóruns oficiais e surgem sem grande surpresa uma vez que alguns destes smartphones já apresentam mais de 2 anos de idade, tendo atingido (e superado até) o seu período normal de vida útil - cerca de 2 anos com atualizações oficiais.

MIUI 9 será a última atualização para vários smartphones Xiaomi

Nesta lista temos a presença de smartphones lançados em 2012, mais concretamente o Mi 2 e o simples facto de ele ainda ser agraciado com a MIUI 9 já é um facto louvável por si só. Ademais, oxalá mais construtoras seguissem este exemplo.

Segundo o comunicado no seu fórum oficial a marca procedeu a algumas alterações na sua calendarização das atualizações, tendo decidido suspender o suporte oficial para um total de 6 smartphones, a saber:

  • Xiaomi Mi 2
  • Mi 2S
  • Mi 4i
  • Redmi Note 4G
  • Redmi 2
  • Redmi 2 Prime
  • Mi Note

Com efeito, após alguma ponderação a marca decidiu colocar um travão e suspendeu a Global Beta pública, tal como os canais beta fechados para todos os smartphones acima listados. Note-se que a ultima versão a chegar a estes equipamentos foi a MIUI 9 Global Beta 7.11.16 que chegou na última semana.

A informação foi complementada com uma simples constatação do óbvio, estes smartphones estão a ficar "idosos" e o simples facto de receberem a versão estável desta MIUI 9 já é em si um milagre tecnológico.

Mais ainda, para o Redmi 1S é outro smartphone que receberá, como última atualização, esta versão da ROM da marca, chegando a partir de dezembro de 2017 e inícios de 2017 a todos estes equipamentos acima listados, de forma gradual e faseada.

Xiaomi continuava a atualizar vários dos seus smartphones mais antigos

Segundo as palavras da própria empresa, a equipa responsável pelo desenvolvimento da MIUI tem trabalhado com regularidade nesta ROM desde que a primeira versão da mesma foi lançada.

Contudo, a lista de dispositivos Xiaomi foi crescendo exponencialmente e torna-se extremamente difícil garantir um bom suporte oficial para todos eles, especialmente para os mais antigos.

Mais ainda, de forma a garantir que as novas versões corram de forma fluída e estável em todos eles, alguns equipamentos terão que, como seria de esperar, deixar de receber mais atualizações pois torna-se difícil, senão mesmo impossível, garantir que continuem a apresentar uma boa performance.

Caso queiras, e para não perderes nenhuma informação sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

E tu, já recebeste a nova MIUI 9 no teu dispositivo? Tens algum destes smartphones Xiaomi para os quais esta será a última grande atualização? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Tab A anunciado – O início da Era Bixby Home

Google Assistant começa a receber o tão esperado Google Lens

9 mini?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.