Xiaomi disponibiliza a MIUI 9.5 para um total de 30 smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Com o próximo evento de apresentação marcado para o dia 27 de março, a Xiaomi começa hoje a distribuir a sua nova MIUI 9.5. Trata-se da versão estável, oficial e global que chegará a um total de 30 dispositivos móveis que utilizam a plataforma Android. As datas e calendarização da sua chegada foram aqui reveladas anteriormente.

Neste artigo estaremos sempre a referir-nos à versão global de todo e qualquer smartphone da Xiaomi eleito para a atualização da MIUI 9.5. Esta chegará a todos os que tenham uma variante global dos smartphones que mencionaremos nesta peça. Posto isto, vamos às novidades para todos estes dispositivos Android da Xiaomi.

Vê ainda: OnePlus 6 poderá ser muito semelhante ao OPPO R15

Posto isto, importa em primeiro lugar frisar que os Xiaomi Redmi 4 (com processador MediaTek), Redmi 3S e Redmi 4 Prime já começaram a receber a MIUI 9.5. Também o Redmi Note 3 Special Edition. O Redmi Note 3 (com processador Qualcomm) e o Redmi Note 4 (com procesador Qualcomm) já a estão a receber hoje.

A MIUI 9.5 chega também a partir de hoje via OTA (over the air) aos Redmi Note 4X, Redmi 4A. Chega também aos Redmi 5 Plus, Mi Max e ao Xiaomi Mi Max Prime. A todos estes equipamentos será uma questão de horas ou dias (consoante a tua região) até que recebas a notificação de atualização disponível. Será a MIUI 9.5 à espera de ser instalada no teu dispositivo móvel Android.

MIUI 9.5 chegará a um total de 30 dispositivos Xiaomi

Cumpre sempre advertir que toda e qualquer atualização é distribuída de forma gradual e faseada. Por etapas ou lotes. Se não chegou hoje, chegará muito em breve. Lembra-te ainda de descarregar esta atualização do Android através de uma ligação Wi-Fi à Internet. Isto para não saturares o teu pacote de dados. Lembra-te também de carregar a bateria com pelo menos 50% de carga antes de tentares instalar a nova MIUI 9.5. Desta forma minimizam-se os riscos de algo correr menos bem.

MIUI 9.5 é baseada no sistema operativo Android Nougat da Google

Já a partir de abril (inícios do mês), a MIUI 9.5 chegará aos Xiaomi Redmi Note 5A Prime / Redmi Y1. Chega também aos Redmi Note 5A / Redmi Y1 Lite e Xiaomi Redmi 5A. Chegará também no início do mês aos Redmi 5 Plus, Redmi Note 5 / Pro e Redmi 5. Será também aí que chegará aos Xiaomi Mi Max 2, Mi 5 / Pro, Redmi 4X, Mi 6 e ao Mi MIX 2.

Em seguida temos outro lote de smartphone. Em meados de abril teremos os Mi Note 2, Mi 5s, Mi MIX. Sem esquecer os Mi Note 3, Mi 5s Plus, Redmi Note 2, Redmi 3, Redmi 4, Mi 3 e o Xiaomi Mi 4. Estes serão os últimos smartphones a receber a atualização.

A marca avistou também que poderão surgir imprevistos no processo de atualização. Algo que poderá atrasar a chegada da MIUI 9.5. Caso, por outro lado, tudo corra conforme o previsto, até finais de abril todos os 30 dispositivos já estarão atualizados com a MIUI 9.5 por essa altura. Note-se que por vezes surgem erros (bugs) ou outras instabilidade que exigem a atenção imediata dos programadores.

Android Oreo chegará com a MIUI 10 para os Xiaomi

Relativamente às novidades, a Xiaomi afirma que a sua nova MIUI 9.5 acrescenta sobretudo novas opções sobretudo para a gestão de notificações. Acima podemos ver um exemplo disso mesmo na galeria de imagens. Com novas tonalidade e novos métodos de gestão de notificações. Algo que encontramos nativamente no Android Oreo 8.0.

30 dispositivos Xiaomi receberão a MIUI 9.5

Temos também novidades para as funções de Resposta Rápida quando recebes por exemplo uma SMS, função conhecida como Quick Reply. Temos também melhorias no modo como as notificações te apresentam o conteúdo, tanto a nível funcional como a nível gráfico.

Caso estejas já à espera do novo Android Oreo temos más notícias. Este só chegará quando for disponibilizada a interface / ROM oficial MIUI 10. Esta já estará a ser equacionada e desenvolvida pela marca e caso a tradição de mantenha será anunciada no Verão. Para já tens esta MUI 9.5, baseada ainda no Android Nougat, a 7ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Esta é uma das fabricantes que mais dispositivos móveis atualiza e durante mais tempo proporciona suporte de software. Já por outro lado, é também uma das marcas que mais tempo demora. Não que isso invalide o mérito da interface / ROM oficial.

E tu, já recebeste esta nova atualização? Qual o teu feed-back sobre a mesma?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo

d com 3 câmaras?

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.