Xiaomi MIUI 13: mais segurança, desempenho otimizado e novidades inesperadas

Mónica Marques
Comentar

Eis que finalmente a Xiaomi revela a sua muito aguardada MIUI 13 totalmente redesenhada com novos widgtes e funcionalidades.

Novidades na segurança e privacidade, uma versão para tablets e ainda uma plataforma que permite um sistema multidispositivos. A Xiaomi demorou a apresentar a MIUI 13, mas parece que a espera valeu a pena, pelo menos para os utilizadores chineses.

Nova fonte Mi Sans e bugs resolvidos

MIUI 13
Imagens da nova interface MIUI 13 da Xiaomi

A Xiaomi acaba de revelar a interface MIUI 13 que foi totalmente redesenhada e traz consigo novos wigdets, temas e até uma fonte nova. Confirma-se então a informação de que a marca chinesa substitui a atual Mi Lan Pro VF pela fonte Mi Sans. Sendo esta uma fonte mais compacta permite que mais elementos sejam exibidos no ecrã e supomos que essa terá sido a razão para a marca fazer a alteração.

Por outro lado,a parceria da Xiaomi com a Beauty of Science deu também origem aos novos wallpapers exclusivos agora disponíveis. O Material You do Android 12 também está disponível, o que permite ao utilizador escolher uma cor que se irá estender a widgets, ícones, menu e por aí adiante.

MIUI 13

De acordo com a marca chinesa,a MIUI 13 oferece mais eficiência na gestão de autonomia, uma vez que melhorou a otimização inteligente para minimizar as aplicações que não estão a ser utilizadas.

A fabricante chinesa garante também que analisou e corrigiu os bugs, otimizando o sistema na sua fluidez, durante a execução de aplicações. Assim, a MIUI 13 oferece um alto desempenho a longo prazo. Os utilizadores dirão de sua justiça no futuro.

Mais segurança e privacidade com a MIUI 13

A nova interface da Xiaomi promete também mais segurança do que sua a antecessora, especialmente no que respeita ao reconhecimento facial que agora tem um método mais avançado que pode ir buscar informações a documentos de identificação e cartões de crédito.

Ainda na área da segurança, a Xiaomi reforçou as medidas antifraude já incluídas na MIUI 12.5 para evitar o spam recebido através de chamadas e SMS.

MIUI 13 Pad: a interface especialmente concebida para tablets

MIUI 13

A fabricante chinesa revelou também a versão da MIUI 13 para tablets que agora permite a utilização de janelas flutuantes, de uma forma bastante semelhante àquela que usamos em ambiente desktop.

E por falar em semelhanças, a MIUI 13 Pad apresenta um design muito parecido com o software para iPAd da Apple, desde logo nos ícones das aplicações até à barra existente na zona inferior do ecrã.

A MIUI 13 Pad conta também com as mesmas funcionalidades de segurança e otimização de desempenho já aqui descritas para a versão de smartphones, assim como a Pen do tablet terá mais ferramentas disponíveis, para captura de ecrã e recorte de imagens.

MIUI 13 com sistema de vários dispositivos

A marca finalizou esta parte da apresentação, revelando os seus ambiciosos planos para que a MIUI 13 tenha a sua própria versão para outros equipamentos. Assim, parece que a marca chinesa vai disponibilizar também a MIUI 13 Home, MIUI 13 Watch e MIUI 13 TV.

Tudo para que a conexão entre os mais diversos equipamentos seja rápida, fluida e muito simples de utilizar. No entanto, esta última parte num futuro próximo deverá apenas beneficiar os utilizadores chineses.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.