Xiaomi MIUI 12 é oficial com grandes mudanças visuais. Vê as novidades

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como foi previamente anunciado, a Xiaomi promoveu esta segunda-feira um evento online para apresentar a mais recente versão da sua user interface – a MIUI 12 – aos fãs da marca.

A nova versão da MIUI só começa a chegar aos smartphones da marca em junho de forma estável, e traz várias melhorias a nível estético. Podes esperar novas animações, o Dark Mode 2.0 e ainda uma maior aposta em ferramentas de privacidade.

Dark Mode 2.0

A aposta no modo escuro sobe de nível nos equipamentos da Xiaomi nesta versão. Os papéis de parede (wallpapers) vão funcionar consoante a altura do dia, escurecendo à medida que anoitece.

As mudanças entre os modos “light” e “dark” também vão acontecer de forma mais suave nesta versão. Isto porque a espessura das fontes será ajustada para que o brilho seja reduzido.

Novas animações

Uma das grandes preocupações da Xiaomi nesta versão é oferecer-te uma experiência visual de outro nível. Por isso mesmo, existem novas animações nos ícones, a abrir e fechar aplicações e na rotação de ecrã.

Novos gestos

Uma das novidades interessantes são os novos gestos. Como podes ver no exemplo, será possível fazeres um deslize para baixo, de forma a interagires com uma notificação sem parares o que estás a fazer.

Design visual sensorial

A Xiaomi pretende apresentar-te os detalhes do teu equipamento de outras formas na MIUI 12. Nesse sentido, poderás ver informação nas "Definições" recorrendo a gráficos ou diagramas, que tornam os dados mais simples.

Super Wallpapers

Estes papéis de parede estão ligados ao Dark Mode 2.0. Os exemplos apresentados são modelos 3D da Terra e Marte, e serão visíveis no ecrã de bloqueio do equipamento. Com o modo escuro ligado, o planeta em questão também segue para a “noite”.

Privacidade melhorada

Tal como já acontece no iOS, a partir da MIUI 12 poderás dar permissões a apps para apenas uma vez ou para apenas quando as estás a usar. Isto será interessante para alguns utilizadores, sendo que outros poderão achar aborrecido dar permissão sempre que usam determinada app.

Estas são algumas das novidades mais importantes que chegarão com a MIUI 12. A versão estável só vai começar a chegar aos equipamentos em junho, sendo que a versão Beta arranca na China esta segunda-feira.

Lista oficial de equipamentos que recebem a MIUI 12

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 10 melhores gadgets Xiaomi a comprar em 2020
  • Os 10 melhores Xiaomi que vais querer comprar!
  • Xiaomi prometeu, mas não cumpriu! POCO F2 Pro será igual ao Redmi K30 Pro
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.