Xiaomi MIUI 10 chega ao OnePlus 7 Pro!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Apesar dos vários problemas que têm sido relatados no OnePlus 7 Pro, este continua a ser um dos melhores smartphones da atualidade. Além disso, a OxygenOS é também uma das melhores custom ROM criadas até hoje. No entanto, a existência de alternativas nunca é um ponto negativo, e é por isso que o Android é tão fantástico.

Graças ao trabalho de um developer do XDA Developers, os utilizadores que compraram um OnePlus 7 Pro podem agora substituir por completo a OxygenOS pela MIUI 10 da Xiaomi. Se não estiveres 100% satisfeito com o OS desenvolvido pela OnePlus, podes experimentar a muito popular MIUI 10.

Esta não é a primeira vez que vemos um smartphone receber um port (adaptação) do software de outra fabricante. Especialmente no caso da MIUI, já há muitos anos que se tornou muito desejada em smartphones de outras fabricantes. Neste caso específico, o developer baseou-se na MIUI 10 beta do Xiaomi Mi 9. Infelizmente, para já é baseada na versão chinesa, mas já foi confirmado que em breve irá receber também a versão global.

De acordo com a thread no forum, o estado atual do port da MIUI 10 para o OnePlus 7 Pro apresenta-se extremamente estável. No entanto, alguns utilizadores encontraram problemas com a performance de WiFi, flash LED e também com a notch do Xiaomi Mi 9 a aparecer no ecrã. Todos estes problemas serão resolvidos na próxima atualização.

O que deves considerar antes de colocares a MIUI 10 no teu OnePlus 7 Pro

Em primeiro lugar, é importante realçar que este é o trabalho realizado por um developer independente que em nada está relacionado com a OnePlus ou Xiaomi. Se és novo neste mundo das custom ROMs e alterações de OS nos smartphones Android, é importante que percebas que todos os processos têm riscos para o teu dispositivo.

Por isso, segue à risca a velha regra "não sabes, não mexas".

Depois de mencionar a principal consideração que deves ter, antes de pensares se deves entrar nesta 'aventura'. Deixo-te aqui mais algumas informações que deves ponderar:

  • Existem sempre riscos para o teu smartphone (tudo depende do teu nível de conhecimento)
  • Esta custom ROM é uma adaptação, logo não foi criada para o OnePlus 7 Pro
  • Grande possibilidade de funcionalidades não estarem operacionais
  • A existência de bugs e problemas de performance é habitual
  • Atualizações ficam dependentes do developer responsável pela ROM

Hoje em dia, o mundo das custom ROMs já não é tão popular e procurado como nos 'primórdios' do Android. Especialmente porque as fabricantes melhoraram consideravelmente as suas ofertas.

Por isso, penso que deves ponderar muito bem se queres realmente aventurar-te a colocar a Xiaomi MIUI 10 no teu OnePlus 7 Pro.

Últimas novidades sobre a OnePlus:

  • OnePlus 7 Pro é mesmo resistente à água? Este vídeo diz-te que sim!
  • OnePlus 7 Pro continua a frustrar utilizadores, vê como resolver os toques fantasma!
  • OnePlus confirma a chegada do Android Q em 2019 para smartphones mais antigos
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.