Xiaomi. Quão importante será a MIUI 10? Uma pista - Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa, Xiaomi, anunciou o início dos trabalhos na nova interface / ROM da marca, a MIUI 10, durante um evento da marca na China. No palco estava Hong Feng, o vice-presidente da marca. Aí, lançou as primeiras pistas sobre as principais mais valias e novidades desta versão. Tal como seria de esperar, o Android Oreo está no topo da lista. Mas há mais...

Feng frisa ainda que o desenvolvimento e o trabalho na MIUI 10 já estão em curso. Se és utilizador da Xiaomi então as primeiras compilações (provavelmente em fase beta), ficarão disponíveis para os consumidores durante o Verão. "A equipa de software está a desenvolver a MIUI 10 e estará disponível para testes durante este Verão", refere o vice-presidente da fabricante chinesa.

Vê ainda: d acaba com publicidades intrusivas

Esta MIUI 10 é particularmente cativante (para já ainda numa fase puramente conceptual), devido ao software no qual se baseará. Sim, apesar de ainda termos alguns utilizadores a receber a MIUI 9, esta baseia-se no Android Nougat 7.0. Devo relembrar que esta versão do sistema operativo da Google foi disponibilizada no Verão de 2016.

Entretanto, o Android Oreo 8.0 seria anunciado em agosto de 2017. Mais recentemente a Google disponibilizaria também a versão 8.1, no passado mês de dezembro. Já a fabricante chinesa deverá basear a sua nova ROM, a MIUI 10 na versão lançada em agosto, o Android Oreo 8.0.

MIUI 10 trará o Android Oreo à Xiaomi

Algo que dotará a MIUI 10 da Xiaomi de todas as benesses desta nova versão do sistema operativo. Poderás contar com um menu redesenhado para as definições. Mais simples e intuitivo. Terás também o modo Picture-in-Picture que te permite continuar a ver um vídeo seja onde for, enquanto fazes outra coisa qualquer no teu Xiaomi. Teremos também uma maior velocidade na abertura das aplicações.

Chegará durante o Verão de 2018

Cumpre ainda salientar que terás o auto-preenchimento de formulários em websites e aplicações. Algo bem útil no dia-a-dia (falando por experiência própria). Terás ainda os novos canais de notificações para que possas gerir especificamente o tipo de alerta que queres receber e quando o queres receber. Sem esquecer, claro, as alterações e adições que a própria Xiaomi poderá aplicar às sua MIUI 10.

Algo que merece ser referido é o facto de na apresentação desta MIUI 10 o vice-presidente ter colocado uma forte tónica na inteligência artificial. Este será um dos vetores principais para o desenvolvimento de toda a MIUI 10.

Neste momento a fabricante chinesa está a distribuir a MIUI 9.1.1 na sua versão global e estável. Todavia, existe também uma versão Beta (9.2) já baseada no Android Oreo 8.0, disponível apenas para alguns dispositivos.

Espera ainda que a Xiaomi aposte também o Face Unlock e novos gestos Swipe para controlares e interagires com o teu smartphone. Para já, podemos apenas avançar que os dispositivos Xiaomi Redmi 5 Plus, Redmi 5, Mi 6, Mi MIX 2, Mi MIX, Mi Note 3, Redmi Note 4/4X, Mi 6 Plus, Mi Max 2, Mi 5C, e também Mi 5A estão entre os principais candidatos a receber a MIUI 10.

E tu, com base na tua experiência com a versão 9, o que gostarias de ver melhorado ou implementado na MIUI 10?

Assuntos relevantes na 4gnews:

8.1?

Samsung Galaxy S9 já tem data de apresentação oficial!

Vivo X20 Plus UD – Algumas películas comprometem o seu leitor biométrico

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.