O inverno está a chegar. A pensar nisso a fabricante chinesa famosa pelos seus smartphones qualidade / preço, prova mais uma vez ter soluções para praticamente todas as nossas necessidades de tecnologia e produtos para o lar. Em causa está o novo aquecedor elétrico Xiaomi MIJIA Graphene Baseboard Heater 2 com 2200 W de potência.
O novo modelo apresenta o formato de barra para colocar no chão, funcionando por convecção. Isto é, temos a eletricidade a passar numa resistência metálica de grandes dimensões e diversas lamelas, aquecendo o ar frio. Por sua vez, o ar quente sobe, ao passo que o ar frio tende a descer, formando-se assim uma corrente de convecção de ar.
Este é o novo Xiaomi MIJIA Graphene Baseboard Heater 2
Primando pela eficiência, o novo aquecedor elétrico da Xiaomi quer converter praticamente toda a energia consumida na criação de calor. Ou seja, a potência energética consumida será, na sua esmagadora maioria, convertida em calor.
Pode até parecer um contrassenso, mas os aquecedores elétricos, tal como as torradeiras e secadores, estão entre os eletrodomésticos mais eficientes. São, contudo, alguns dos mais "gastadores" ao consumirem mais energia elétrica.
Isto porque a sua eficiência é apurada na medida em que cumprem o seu propósito. No caso de um aquecedor, o objetivo é aquecer, de modo que ao converter a energia elétrica em calor, estão a cumprir com a sua missão.
De igual modo, quanto mais potente for um aquecedor elétrico, mais gastará, mas também mais aquecerá o espaço e fá-lo-á de modo mais rápido. É por isso que estes produtos estão geralmente classificados entre os mais eficientes para o lar.
Aquecedor elétrico por convecção de última geração
O Xiaomi MIJIA Graphene Baseboard Heater 2 destaca-se pelo seu elemento de aquecimento com revestimento a grafeno, daí refletir isso mesmo no nome do produto. Na prática, o grafeno enquanto material condutor, garantirá uma maior transferência de calor.
É graças a este mesmo revestimento a grafeno do elemento central que a esmagadora maioria da energia elétrica convertida em calor poderá chegar à superfície de dissipação. Isto é, garantindo que a energia é empregue onde realmente importa.
Em suma, trata-se de um formato já bem conhecido - aquecimento por convecção - aperfeiçoado agora com o revestimento de grafeno do elemento central do aquecedor. Segundo a marca, em apenas 5 segundos o calor já será bem notório.
Conveniência e conetividade garantidas no aquecedor Xiaomi
A fabricante aponta ainda que o seu Xiaomi MIJIA Graphene Baseboard Heater 2 será capaz de reduzir os índices de humidade no ar, sendo apto para climatizar áreas mais húmidas. Por outro lado, pode vir a secar bastante o ar em zonas já de si mais secas.
Por outro lado, o formato e design do produto seguem os pilares da Xiaomi, apostando no acabamento em branco, bastante minimalista e sempre funcional. Temos um centro de controlo com botões e ecrã no próprio aquecedor, além de conexão sem-fios.
Controlo total através da app MIJIA / Xiaomi Home
Tal como a maioria dos produtos IoT (Internet of Things) da Xiaomi, também este aquecedor elétrico pode ser controlado através da aplicação. No seu país natal da China é, aliás, compatível com a sua assistente virtual, a XiaoAI para maior conveniência.
O produto conta ainda com várias garantias de segurança, desde o bloqueio parental / proteção contra crianças, até ao controlo total através do smartphone das suas funções de climatização.
Por fim, este produto foi agora lançado na China por 399 Yuan, o equivalente a 55 dólares, cerca de 50 euros à atual taxa de conversão. Numa última nota, contamos com a sua eventual chegada à Europa à semelhança de vários outros modelos já disponíveis no mercado luso.
Editores 4gnews recomendam: