O mercado dos tablets está cada vez mais estagnado e para além dos Qualcomm.

Este é o mesmo processador / plataforma móvel utilizada no novo smartphone Xiaomi Mi A1 revela-se como um sucessor praticamente perfeito e grande parte desse potencial deve-se ao processador Snapdragon 660.

Vê ainda: apresenta o seu novo teclado mecânico ‘silencioso’ por 77€

A existência deste tablet Android conhecido como Xiaomi Mi Pad 4 tem sido sugerida por vários analistas de mercado. Aliás, através da rede social chinesa, a Weibo, veríamos referências a isso mesmo por parte do analista Pan Jiutang de uma das agências chinesas.

Agora, o portal de programadores XDA Developers brinda-nos com mais uma análise ao novo firmware (software) de sistema da Xiaomi. Mais concretamente uma compilação que se acredita pertencer ao próximo tablet Android da marca, o Xiaomi Mi Pad 4.

O tablet Xiaomi Mi Pad 4 trará o SoC Snapdragon 660

De acordo com o portal XDA, temos várias provas de que o Xiaomi Mi Pad 4 não só existe mas também proporcionará um cativante leque de especificações técnicas. Com base na análise desta compilação de sistema Android seriam apuradas várias das suas características. Aqui com o processador Snapdragon 660 a ser um dos pontos de destaque. Todavia, o tablet oferecerá também uma bateria de 6000mAh para manter tudo a funcionar.

Software - Android Oreo 8.1 com a MIUI 9.5

A conclusão de que este novo firmware da Xiaomi é destinado a um tablet e não a um smartphone Android parte exatamente da referência à capacidade de bateria. Entre outros indícios que sugerem a presença de um tablet como a baixa densidade de pixéis (para 2018) com 320 pixéis por polegada.

Posto isto, no Xiaomi Mi Pad 4 podemos esperar um ecrã IPS LCD com o formato 18:9 e resolução Full-HD+. O seu tamanho será, muito provavelmente, 8 polegadas de diagonal. Mais uma vez, com base nas pistas encontradas dentro do software de sistema Android, tal como avança o portal XDA.

Snapdragon 660 será o "coração" do Xiaomi Mi Pad 4

Esta mesma fonte detectaria também algumas características de sistema, nos ficheiros de firmware, que sugeriam uma configuração de tablet e não smartphone. Mais concretamente os ficheiros ro.build.characteristics.

Este mesmo ficheiro está presente no seu antecessor, o Xiaomi Mi Pad 3, indicando assim a sua aplicação para tablets ou ecrãs com mais de 6 polegadas de diagonal. Algo que seria também confirmado pela XDA é a indicação do seu processador. Tal como referido supra temos aqui o Snapdragon 660 da Qualcomm.

Trata-se de um SoC (system on chip) com frequências máximas de processamento a 2.0Ghz com um total de 8 núcleos. Será uma versão ligeiramente adaptada uma vez que no seu estado "puro" o Snapdragon 660 corre a 2.2Ghz. Para já ainda não temos qualquer informação relativamente à sua configuração de memória RAM ou armazenamento interno.

Podemos ainda apontar que o tablet Android poderá utilizar um cartão de memória microSD para expansão da memória interna. Isto deve-se à ausência do ficheiro “nosdcard”, podendo-se a partir daqui operar um juízo inverso e avançar a sua presença. Contudo, relembro que o Mi Pad 3 não possui esta benesse.

No departamento fotográfico o Xiaomi Mi Pad 4 oferecerá uma única câmara. Mais concretamente um sensor de 13MP da OmniVision, o sensor OV13855. Contará com uma abertura focal de f/2.0 na sua traseira.

Já na sua parte frontal contamos com a presença de um sensor de 5MP para todas as tuas selfies. Será um sensor Samsung S5K5E8 com abertura focal de f/2.0. Contamos também com a possibilidade de gravação a 4K Ultra-HD na sua câmara traseira, principal.

Para já não temos qualquer informação sobre a sua data de lançamento ou os possíveis preços. Aguardamos mais informações.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 é agora retratado em Branco com detalhes em Dourado

OnePlus 6 ‘Marvel Avengers Limited Edition’ revelado em vídeo oficial

Tal como o Huawei P20, o LG G7 ThinQ dará para esconder a Notch

Via