Xiaomi Mi Note 3 supera o Apple iPhone 8 em fotografia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Foi d

Conta com um excelente leque de especificações técnicas e apesar de o seu processador não ser um topo de gama, trata-se do Qualcomm Snapdragon 660, é um dos melhores dispositivos da marca.

Xiaomi Mi Note 3 superou o Apple iPhone 8

Verdade seja dita, a Xiaomi já no habituou a incríveis dispositivos. A relação qualidade / preço destes equipamentos é incomparável e invejável em igual medida.

Aliás, não é por acaso que vemos cada vez mais publicações a falar sobre tudo o que esta marca faz, diz ou lança no mercado.

E sim, nós somos uma delas. Talvez os primeiros a dar a conhecer a Xiaomi ao público português. Por falar nisso, lembram-se daquela hashtag infantil, a #chinaaopoder? A moda passou mas a atenção dada à marca continua a ser um dos traços e temas desta casa, a 4gnews.

Voltando as nossas atenções para o mais importante neste artigo. O Xiaomi Mi Note 3 obteve uma pontuação superior ao Apple iPhone 8 na qualidade fotográfica e sinceramente ficamos surpreendidos. Já sabíamos que o seu hardware era bom mas, verdade seja dita, os smartphones desta marca nunca primaram pela qualidade fotográfica.

Compor boas fotografias implica muito mais do que apenas um bom hardware. Aqui, a seu favor, o Xiaomi Mi Note 3 conta com uma câmara dupla na sua traseira. A sua resolução é de 12MP e contam também com estabilização ótica da imagem (OIS).

Relativamente às lentes temos aqui uma distância focal de 27mm e uma abertura focal de f/1.8 no primeiro sensor. O segundo sensor conta com uma lente zoom com uma distância focal de 52mm e uma abertura focal de f/2.6. Esta última já permite um zoom ótico de 2x, algo prático em determinados cenários.

Características da câmara do Xiaomi Mi Note 3:

  • Câmara principal dupla de 12MP
  • Sensor principal com pixéis de dimensão 1.25µm, distância focal de 27mm e abertura f/1.8.
  • Estabilização ótica da imagem (OIS)
  • Sensor secundário com distância focal 52mm, abertura focal de f/2.6
  • Zoom ótico de 2x
  • Gravação de vídeo a 4K 2160p@30fps ou 720p@120fps
  • Dual-LED
  • Câmara secundária de 16MP

Agora, o Xiaomi Mi Note 3 viu a sua câmara comparada à do Apple iPhone 8 no rigoroso teste da DxOMark e os resultados são surpreendentes. Cumpre salientar que o dispositivo da Xiaomi já estava a utilizar a versão de firmware 7.11.16, com a MIUI9. Em seguida podemos observar a tabela com os resultados.

Como é que a DxOMark chegou a esta conclusão? Podes consultar aqui o seu regulamento de testes. Em suma, esta empresa analisa as câmaras dos smartphones socorrendo-se para tal de 1500 testes de imagem e mais de 2 horas de teste de vídeo. Todo o material é recolhido em ambiente controlado para além de exemplos recolhidos ao ar livre. Tanto de foto como vídeo.

Apple iPhone 8 teve 92 pontos, o Xiaomi Mi Note 3 teve 90

O Xiaomi Mi Note 3 teve uma excelente pontuação global na sua avaliação global, com 90. Destaca-se sobretudo na qualidade fotográfica onde obteve 94 pontos. Em jeito de comparação, o Apple iPhone 8 teve uma pontuação geral ligeiramente superior, 92 pontos. Pontuações globais.

Note-se que apesar de ter uma excelente pontuação na sua qualidade fotográfica, sobretudo em condições de boa luminosidade (94 pontos). O efeito bokeh é outros seus pontos fortes, bem como o zoom ótico de 2x.

Contudo, na gravação de vídeo deixa algo a desejar com uma pontuação geral de 84 pontos. Aqui, o Apple iPhone 8 é o claro vencedor, denotando uma superior qualidade nos resultados de gravação com um total de 90 pontos. Na fotografia, o Apple iPhone 8 obteve 93 pontos.

O Xiaomi Mi Note 3 coloca-se entre as ofertas de gama média-alta da marca como o novo Mix 2 que foi a estrela do evento. Poderá ser uma alternativa para quem queria um Mi 6 ligeiramente maior e não fique desmotivado (a) pelo Snapdragon 660.

Já por seu lado, o Apple iPhone 8 é um dos mais recentes dispositivos da gigante de Cupertino. Contudo, está longe de ser o filho pródigo desta nova geração mas mesmo assim, podes esperar do Apple iPhone 8 uma excelente performance, sobretudo na gravação de vídeo. Assim o diz a DxOMark.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy A8 (2018) será um topo de gama com um preço justo

Snapdragon 845 permite reprodução de música em 2 dispositivos via Bluetooth 5

Huawei P11, com 3 câmaras, poderá adotar esta característica do iPhone X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.