Xiaomi Mi MIX e vários Redmi recebem gestos do iPhone X com a MIUI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Em 2017 o smartphone LG G6 iniciaria uma nova tendência em todo o mercado mobile (mercado de dispositivos móveis). Com a utilização de um ecrã / display com um novo formato 18:9 em vez dos convencionais 16:9. Pouco depois veríamos os Samsung Galaxy S8 a seguir o mesmo rumo. Desde então chegou também o Apple iPhone X com este formato e agora os Xiaomi Mi MIX, Mi MIX 2. Até mesmo vários Redmi recebem um grande bónus através da nova versão Beta da MIUI 9.

Bónus que lhes permitirá tirar mais proveito ou facilitar a utilização do seu ecrã 18:9. Trata-se de um ecrã ou tela mais alta e estreita do que convencional 16:9. Algo que permite ao utilizador uma maior facilidade na utilização do smartphone com uma só mão. Até mesmo o transporte do smartphone no bolso se torna mais fácil com este novo formato, alto e estreito.

Vê ainda: Google Play Store – 40 aplicações Android temporariamente grátis

Agora, em 2018 temos este formato 18:9 aplicado até nos Xiaomi Redmi 5, Xiaomi Redmi 5 Plus, Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Ou até mesmo nos Huawei P Smart, entre outros dispositivos móveis de várias fabricantes Android.

Tudo isto para realçar a importância / possível utilidade de uma das funcionalidades que está agora a chegar com a mais recente MIUI Global Beta ROM (8.3.1). Trata-se do controlo / navegação através de gestos. Algo semelhante ao que encontramos no Apple iPhone X e no seu iOS.

Xiaomi implementa os gestos do iPhone X na sua MIUI

Perante a popularização do iPhone X, do seu grande ecrã, do Face ID e mais do que tudo, da sua "notch" ou monocelha, a Xiaomi já respondeu. Trouxe-nos agora, com a MIUI Global Beta ROM (8.3.1), os gestos do Apple iPhone X. Poderá ser instalada no Xiaomi Redmi 5, Xiaomi Redmi 5 Plus e também no Xiaomi Mi MIX 2. Com esta nova versão da MIUI 9 Beta, teremos aquilo a que e Xiaomi chama de “Full Screen Gestures” ou gestos de ecrã completo. Poderá também ser instalada no Xiaomi Redmi Note 5 Pro e na primeira geração do Xiaomi Mi MIX.

Controlo por gestos para vários smartphones da Xiaomi com a MIUI

Agora, com a nova MIUI Global Beta ROM (8.3.1) ou até mesmo com a China Developer ROM (versão chinesa). Ou simplesmente com a MIUI 9.5 ou superior. Para já os gestos do iPhone X (gestos de ecrã completo) são suportados apenas nos Xiaomi Mi Mix, Xiaomi Mi Mix 2, Redmi 5, Redmi 5 Plus. Chegarão também ao Xiaomi Redmi Note 5 Pro e possivelmente aos próximos smartphones com ecrã completo da marca.

Porquê utilizar os gestos do iPhone X no teu Xiaomi?

Poderás utilizar os gestos do iPhone X no teu Xiaomi para substituir completamente a navegação tradicional com os botões. Uma vez que os smartphones com um ecrã ou tela 18:9 são mais altos e estreitos, chegar até ao fundo do ecrã não é das experiências mais fáceis ou agradáveis. Posto isto a Xiaomi vem assim introduzir os gestos do iPhone X na sua MIUI, para já ainda em versão de testes. Caso queiras ativar esta opção e já tenhas instalado a versão de testes da MIUI vai a Definições - Ecrã completo - Gestos de Ecrã completo. Em seguida terás um pequeno tutorial para te inteirares de todos os gestos disponíveis. A partir daí já poderás utilizar os gestos a teu bel prazer.

Que tipo de gestos posso usar no Xiaomi com a nova MIUI?

Os utilizadores poderá deslizar para cima, a partir da parte inferior do ecrã. Isto levará o utilizador para o ecrã inicial, estejas onde estiveres. Em seguida, poderás fazer um deslize (swipe) para cima, parando a meio (pausa). Isto abrirá o menu das aplicações recentes (menu das apps abertas). Já para retroceder, voltar atrás ou voltar à página anterior tudo o que terás a fazer é um deslize da esquerda ou da direita da lateral do ecrã.

Xiaomi Mi MIX 2 Xiaomi Mi MIX 2 já podem utilizar esta função

Muitas aplicações utilização gestos semelhantes aos do iPhone X que podem ser executados a partir da esquerda ou direita do ecrã. Algo que pode gerar alguma confusão no utilizador com diferentes Apps a pedir diferentes gestos. Para remover qualquer tipo de conflito a Xiaomi mudou o comportamento dos gestos na sua MIUI. Posto isto, para ativar a ação / comportamento da App o utilizador terá que fazer um swipe. Deslize a partir da porção superior do ecrã.

A Xiaomi salienta ainda que a possibilidade de esconder completamente os botões de navegação foi removida. Quando estás a utilizar os gestos do iPhone X não terás outra opção. Desta forma terás que optar entre os gestos e os típicos botões de navegação, não poderás ter ambos ativos ao mesmo tempo. Será uma forma de "forçar" a curva de aprendizagem.

A fabricante chinesa afirma ainda que, pelo menos para já, não planeia implementar os gestos do iPhone X (gestos de ecrã completo) em dispositivos sem o formato 18:9. Isto porque, segundo a mesma, a função ainda carece de muito trabalho e otimização. Todavia, caso os utilizadores demonstrem interesse, tal poderá vir a acontecer no futuro.

E tu, tens algum dispositivo desta marca com o novo formato de ecrã 18:9?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d são mais fiéis ao sistema operativo

d devido aos custos de produção

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.