Xiaomi Mi MIX Fold é oficial! A revolução em formato de smartphone dobrável

Rui Bacelar
Comentar

A icónica linha de smartphones Mi MIX está de volta! Este é o novo Xiaomi Mi MIX Fold para 2021, com tecnologias que nos catapultam para o futuro.

Em destaque está o sistema de câmaras fotográficas com a objetiva que simula o funcionamento do olho humano com ampliação de 3 até 30 vezes. Há imensas novidades, desde novos produtos à nova identidade visual da própria Xiaomi.

A Xiaomi apelida esta tecnologia de "Fotografia Biónica", consistindo num fluido transparente, envolvido por uma película extremamente fina que pode ajustar a curvatura da lente. O resultado? Focagem extremamente rápida com menos distorções.

Lei Jun começou por apresentar o novo logótipo da Xiaomi

Xiaomi logo

A representação visual da marca está agora mais arredondada, mantendo o esquema de cores e refletindo uma nova mentalidade da marca. A nova imagem será aplicada gradualmente a todos os produtos, lojas e centros de investigação da fabricante.

Let's hear from @haraken_tokyo and the story behind our new logo design. #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/FGkXJXM1nK

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

Prestes a celebrar o seu décimo primeiro aniversário, foi pela mão de Lei Jun que os objetivos da fabricante foram revelados. A empresa quer afirmar-se no segmento premium, liderando com produtos inovadores como o novo smartphone Mi MIX Fold.

A empresa não só alterou ligeiramente o seu logótipo como também apresentou o seu produto mais inovador até à data. O design ficou a cargo do designer japonês Kenya Hara.

A apresentação dedicou em seguida atenção ao ecossistema de produtos e gadgets Xiaomi com foco na sua integração. Este é um dos vetores de crescimento e expansão da fabricante que quer automatizar e simplificar o nosso quotidiano.

Chegou o novo smartphone dobrável Xiaomi Mi MIX Fold

O novo smartphone dobrável da fabricante está repleto de inovações. Aliás, o ecrã dobrável é um dos aspetos mais mundanos de um telefone incrível que catapulta o estado da arte para novos patamares. Há muito para descobrir neste novo Fold.

Xiaomi Mi MIX Fold
O ecrã interno do Mi MIX Fold tem 8 polegadas (4:3) e o externo tem 6,5 polegadas.

Mais concretamente, temos um autêntico tablet ao abrir / desdobrar o Mi MIX Fold. Trata-se de um ecrã OLED de 8,01 polegadas com formato 4:3 com resolução Quad-HD+ (1440+). É o maior ecrã dobrável utilizado até à data no mercado de smartphones.

A par do novo Mate X2 da Huawei são dois dos maiores smartphones dobráveis / tablets alguma vez produzidos.

Xiaomi Mi MIX Fold
O Fold pode ser um tablet e pode ser um smartphone.

Lei Jun comparou várias vezes o seu Mi MIX Fold com o iPad mini da Apple, estabelecendo um ponto de comparação com este tabet, tendo ambos essencialmente as mesmas dimensões. Algo que torna o telefone ideal para jogar, ver vídeos e/ou filmes.

Xiaomi Mi MIX Fold
O novo Fold tem quatro altifalantes com afinação Harman/Kardon.

Aliás, o novo smartphone dobrável está equipado com quatro altifalantes aprimorados pela Harman/Karndon para áudio encorporado, fiel e envolvente. O branding da Harman/Karndon está bem visível no smartphone, prometendo excelente qualidade de áudio.

O ecrã de 8 polegadas pode ser aproveitado com o Desktop Mode

What sets #MiMIXFOLD apart from other smartphones is the handy desktop mode, giving you the space you need to handle your daily tasks. #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/eJTsgENMd9

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

Com um ecrã tão grande - 8 polegadas - a Xiaomi decidiu maximizar a produtividade que dele poderemos retirar com o Modo Desktop com janelas ajustáveis em dimensão, ordem e função. O modo pode ser ativado com um simples gesto de três dedos.

As caraterísticas do ecrã são de topo, com certificação DCI-P3, Dolby Vision e formato 4:3 que o torna ideal para visualizar documentos de forma mais natural. Veja-se, em seguida, o resumo das suas especificações.

Xiaomi Mi MIX Fold
Os detalhes técnicos do ecrã do Mi MIX Fold.

Lei Jun apresentou o Mi MIX Fold como um telefone para trabalho, produtividade e clientes mais exigentes. A pensar no setor empresarial tem também um novo modo de privacidade e segurança para que os dados se mantenham seguros.

É um smartphone. É um tablet. Tenta ser também um computador, ou pelo menos uma ferramenta de trabalho familiar.

O MI MIX Fold tem uma nova estrutura e esqueleto metálico

The folding mechanism of each and every #MiMIXFOLD has been tested over 1 million times, giving you peace of mind whenever you use it. #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/42I5qLcXHN

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

Garantindo a integridade, funcionamento e vida útil do smartphone dobrável temos um novo mecanismo de dobra. É uma nova estrutura metálica que pretende assegurar os consumidores quanto à durabilidade deste smartphone de topo.

Lei Jun mostrou-se preocupado com a durabilidade deste produto, bem como a sua qualidade de construção. Segundo o CEO, o Mi MIX Fold pode ser dobrado mais de um milhão de vezes, sem danos para o produto ou desgaste notório no ecrã.

Xiaomi Mi MIX Fold
A Xiaomi dedicou grande atenção ao mecanismo de dobradiça do Fold.

Construída com precisão, a dobradiça foi meticulosamente planeada para não só reduzir o peso do produto e mecanismo, como também garantir a sua longa vida útil. Veja-se, em seguida, a complexidade do sistema de dobradiça e engrenagem.

We inserted a beautifully crafted hinge as the backbone of the device, giving #MiMIXFOLD the ability to unfold epic moments. #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/MPaTIJ4dwt

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

A isto soma-se uma placa metálica (aço) que garante a estabilidade e suavidade do ecrã AMOLED para que nunca apresente vincas e se mantenha nas melhores condições de funcionamento possível.

Xiaomi Mi MIX FOld
A bateria tem 5020 mAh com carga rápida até 67 W.

O novo Xiaomi Mi MIX Fold está equipado com uma bateria de 5020 mAh de capacidade, grande para os padrões atuais. Conta também com o padrão de carregamento rápido a 67 W para carregar rapidamente a célula energética.

Ainda assim, o homem forte da Xiaomi admitiu que um ecrã de 8 polegadas AMOLED requer muita energia. Mesmo com 5020 mAh de capacidade, a bateria tem o valor mínimo para providenciar uma autonomia aceitável neste formato de telefones.

O ecrã pequeno, exterior, tem 6,52 polegadas

Mi MIX Fold
O ecrã exterior é ativado ao "fechar" o Mi MIX Fold.

Ao fechar o smartphone temos um ecrã de margens planas com perfil elegante, com a câmara frontal a perfurar o painel AMOLED. Seja como for, o utilizador terá mais versatilidade e opções de uso com um ecrã de tablet, ou de smartphone topo de gama.

Xiaomi Mi MIX Fold
Ambos os ecrãs têm taxa de atualização de 90 Hz.

Enquanto smartphone topo de gama o Xiaomi Mi MIX Fold está equipado com o mesmo Snapdragon 888 da Qualcomm, tal como os demais dispositivos da linha Mi 11 com a exceção dos Mi 11 Lite. Há também um novo sistema de refrigeração no telefone.

A Xiaomi apelida o novo sistema de refrigeração de "Butterfly Cooling System".

Introducing the Butterfly Cooling System. Made with multiple bendable graphite layers and large vapor chamber, this gives #MiMIXFOLD a larger cooling surface for better heat dissipation. #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/bYjL5RGOwW

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

O executivo reconhecer que este processador poderoso também gera mais calor e, como tal, dedicaram bastante atenção ao sistema de refrigeração do smartphone. Tudo isto para que também possa suportar o novo sensor fotográfico de 108 MP.

O Mi MIX Fold tem um sistema de câmaras quádruplo com 3 sensores fotográficos

Xiaomi Mi MIX Fold
O resumo do sistema de câmaras presentes no Mi MIX Fold.

Sim, são quatro câmaras - tal como fez questão de vincar Lei Jun - num telefone com 3 sensores no sistema de câmaras principal, algo que levantou algumas sobrancelhas e fez franzir alguns sobrolhos. São quatro câmaras e "só" 3 sensores?

A tecnologia de lente líquida da Xiaomi

São quatro funções principais nestas câmaras que nos dão tele-macro, ultra-wide, zoom até 30 vezes com ampliação ótica de até 3 vezes, além de uma objetiva convencional grande angular. Isto é possível graças ao novo sistema de "lente líquida" da Xiaomi.

The innovative Liquid Lens technology works like a human eye. It's smaller and can focus faster + more accurately, with both telephoto and macro shooting capabilities. #MiMIXFOLD #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/cs9QtjKhJZ

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

O fluido usado pela Xiaomi tem uma alta taxa de transmissão da luz, uma ótima transparência para não perder os preciosos raios luminosos a caminho do sensor. A dispersão será mínima, tendo grande resistência a fatores ambientais, externos.

Segundo a fabricante chinesa, este foi um dos projetos mais ambiciosos alguma vez levados a cabo pela Xiaomi, com toda a tecnologia a ser desenvolvida pela própria marca.

O objetivo passa por simular o modo de funcionamento do olho humano e o seu foco imediato. Assim, temos um mecanismo que pode variar a distância focal, dando-nos duas câmaras (ou duas distâncias focais) numa só.

A câmara inovadora usa o processador de imagem Surge C1 da Xiaomi

The surprises don't end here. Introducing #SurgeC1, our first image signal processor. This helps process faster auto focus, better white balance and higher dynamic range, providing you a professional-level photography experience. #MiMIXFOLD #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/YOmfL8y6zZ

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

O chip foi desenvolvido pela Xiaomi para agilizar o processamento da imagem no noto smartphone dobrável. É independente dos demais processadores, sendo soldado na placa-mãe do Fold e o resultado de anos de investigação no seio da empresa.

Este processador está encarregue da focagem da câmara (AF), gestão do equilíbrio de brancos (WB), bem como a exposição da imagem (E). O seu desenvolvimento terá começado em 2014, com a apresentação do Surge S1 em 2017 e agora o novo C1.

Lei Jun mostra-se confiante no seu novo processador de imagem - Surge C1 - que melhorará a prestação fotográfica do telefone.

Xiaomi Mi MIX Fold
O resumo das especificações do Xiaomi Mi MIX Fold.

As principais especificações técnicas incluem:

  • Ecrã principal: 8,01 polegadas - resolução WQHD (1860 x 2480 p) 387 pixeis por polegada
  • Brilho máximo de 900 nits, certificações HDR10+, Dolby Vision com formato 4:3 - tecnologia AMOLED
  • Ecrã secundário: 6,52 polegadas - resolução WQHD
  • Processador: Snapdragon 888 da Qualcomm a 5 nm
  • RAM: 12 GB / 16 GB LPDDR5
  • Armazenamento: 256 GB / 512 GB UFS 3.1
  • Sistema operativo: Android 10 com a MIUI 12
  • Câmara principal tripla: 108 MP (wide) + 8 MP (telefoto / macro) com lente líquida + 13 MP (ultrawide)
  • Câmara secundária: 20 MP (wide)
  • Bateria: 5020 mAh de capacidade com carga rápida a 67 W
  • Extras: leitor de impressões digitais na lateral, Bluetooth 5.2, WiFi6
  • Altifalantes quádruplos Harman/Kardon
  • Disponível em Preto / Cerâmica
  • Peso: 317 gramas (vidro) / 332 gramas (cerâmica)
  • Preço: desde 1299 (12 GB + 256 GB) €

Preço e disponibilidade do Xiaomi Mi MIX Fold

We will be releasing a special edition #MiMIXFOLD very soon. We can't wait to show it to you. Be sure to check back for more details. #XiaomiMegaLaunch pic.twitter.com/4Gp2cIv7Tp

— Xiaomi (@Xiaomi) 30 de março de 2021

O Xiaomi Mi MIX Fold custará, na China, 9999 Yuan para a versão base com 12 GB + 256 GB. A versão de topo tem 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, custando 10 999 Yuan.

É o equivalente a 1293 € e caso chegue à Europa na versão base, ou 1423 € na versão de topo com mais armazenamento. Há, por fim, uma edição especial em cerâmica com um total de 16 GB de memória RAM, custando 12 999 ou 1682 €.

A fabricante apresentou também novas capas de proteção para proteger este dispositivo móvel.

O novo telefone será integralmente produzido na nova Mi Smart Factory, na China.

Não há previsão de chegada à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.