Xiaomi Mi MIX 4 chega em breve à Europa após certificação pela Bluetooth SIG

Rui Bacelar
Comentar

O smartphone Xiaomi Mi MIX 4 chegou às lojas na China a 16 de agosto, data do seu lançamento oficial. O seu sucesso foi imediato e, de acordo com os registos de vendas, bastou 1 segundo para esgotar o primeiro lote e faturar 39,5 milhões de euros com as vendas. Este é o primeiro topo de gama Xiaomi com a câmara frontal embutida no ecrã.

No entanto, os consumidores na Europa continuam à espera deste novo e promissor smartphone Android. Felizmente, após algumas fugas de informação sugerirem um lançamento global em setembro, temos agora uma novo e forte indicador nesse sentido.

O Xiaomi Mi MIX 4 deve chegar à Europa no próximo mês de setembro

Xiaomi Mi MIX 4
A caixa do novo smartphone Xiaomi Mi MIX 4.

A "garantia" do lançamento global em setembro parte agora da certificação pela entidade Bluetooth SIG, passo necessário para a sua comercialização no nosso mercado. Nesse sentido, tudo aponta para um lançamento global iminente para este produto.

Enquanto isso, os consumidores na China continuam a não conseguir comprar uma unidade do Mi MIX 4. Ainda que a fabricante tenha anunciado ontem (19) que um novo lote chegaria em breve às prateleiras digitais, avisou também que pode continuar a ser difícil adquirir uma unidade.

Segundo a Xiaomi, a procura pelo seu novo topo de gama, bem como pelos novos Mi Pad 5, veio superar as previsões da fabricante para os seus novos equipamentos. Aliás, de acordo com a publicação MyDrivers, a Xiaomi quererá em primeiro lugar resolver a escassez de unidades da China para dar resposta à elevada procura. Em seguida, deve voltar as suas atenções para a Europa.

O primeiro lote de smartphones esgotou em 1 segundo na China

Xiaomi Mi MIX 4
Os vários esquemas de cor para o smartphone Xiaomi Mi MIX 4.

Tal como noticiamos previamente na 4gnews, o smartphone também foi avistado na Google Play Console. Este é um dos indícios mais comuns do lançamento global de um produto, ao que agora se soma a certificação na Bluetooth SIG.

Com efeito, esta certificação do Mi MIX 4 na Bluetooth SIG revelaria algumas das suas caraterísticas. De acordo com esta, a versão global do smartphone trará a interface MIUI com o padrão de Bluetooth 5.2.

Importa, contudo, ressalvar que uma certificação pela Bluetooth SIG não equivale, sempre, a um lançamento global. É, contudo, uma etapa habitual, antecedendo à apresentação de um determinado dispositivo móvel para os mercados globais.

A certificação do Mi MIX 4 na Blueooth SIG

Em boa verdade, a prova mais significativa é a certificação pela Google Play Console. Uma vez que a Xiaomi não usa os serviços Google (GMS) na China, não careceria desta certificação para comercializar o novo smartphone no seu país.

No entanto, caso queira ter sucesso junto dos consumidores fora da China, os serviços Google são um fator decisivo. Prova disso, caso não fosse óbvio, é a Huawei.

Resta agora, por fim, a confirmação oficial por parte da própria Xiaomi. Até lá, por muito forte que seja a hipótese de um lançamento global, não passará disso, uma hipótese. Ainda assim, uma vez que os antecessores do Mi MIX 4 chegaram ao nosso mercado, é bastante provável que também o novo Xiaomi Mi MIX 4 venha a estar disponível na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.