Xiaomi Mi MIX 3 pode empalidecer face ao Huawei Mate 20 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Estará o Huawei Mate 20 Pro prestes a tornar-se no melhor smartphone Android do ano? Terá o Xiaomi Mi MIX 3 alguma chance de disputar este título com a nova aposta da chinesa Huawei? Segundo as mais recentes fugas de informação as nossas apostas deslocam-se cada vez mais para o Mate 20 Pro.

Em primeiro lugar, estamos a menos de uma semana do anúncio do Xiaomi Mi MIX 3, um terminal que já tem sido amplamente divulgado em fugas de informação. Por conseguinte, já sabemos que este dispositivo trará um mecanismo de slider, uma porção deslizante onde estará a câmara fotográfica frontal, dupla.

Vê ainda: Huawei surpreenderá o mundo com os próximos smartphones

Por conseguinte o Xiaomi Mi MIX 3 terá um ecrã virtualmente completo, sem qualquer tipo de notch, sem qualquer tipo de monocelha. Algo que temos bem presente no Huawei Mate 20 Pro e bem discreto no Huawei Mate 20.

Nesse sentido tudo dependerá da importância que o consumidor dê a cada um destes elementos - leitor de impressões digitais no ecrã vs ecrã sem notch. Qual destas características mais gostarias de ver no teu próximo smartphone Android?

Xiaomi Mi MIX 3 vs Huawei P20 Pro

Digo isto com base na mais recente fuga de informação alusiva ao Xiaomi Mi MIX 3, um terminal que deverá ter o leitor de impressões digitais na traseira. Mas...porquê? Se já vemos fabricantes a implementar esta mesma característica sob o ecrã, qual a justificação da Xiaomi? Poderá esta tecnologia ainda carecer de mais desenvolvimento? É possível...note-se que existem atualmente dois tipos de sensores pare este efeito. Em primeiro lugar temos os sensores óticos e, em segundo lugar, os sensores ultra-sónicos.

Aqui podemos apontar que também o OnePlus 6T utilizará um sensor ótico. Estes, por norma não são tão "seguros" quanto os sensores ultra-sónicos. Todavia, também o Huawei Mate 20 Pro parece ter adoptado este tipo de sensores.

Sem notch ou com leitor de impressões digitais no ecrã?

Já por outro lado, o Xiaomi Mi MIX 3 desenvolveu toda uma nova abordagem para evitar a presença da "notch" no topo do ecrã. Por outras palavras, todo o fator "novidade" estará depositado na sua nova aba deslizante.

Ademais, é expectável que a marca guarde alguns trunfos para a próxima geração de smartphones Android. Tratando-se aliás de uma política transversal a toda e qualquer fabricante, não revelando "todo o jogo" de imediato.

O Xiaomi Mi MIX 3 será apresentado oficialmente no dia 25 de outubro de 2018 e trará o processador Qualcomm. A sua performance é perfeitamente comparável à do Kirin 980 da Huawei. Todavia, este último é o primeiro chip a 7nm a ser utilizado nu smartphone Android.

Qual o melhor smartphone Android de 2018?

Ainda assim, a performance e fluidez de ambos os smartphones Android deverá ser perfeitamente comparável. Todavia, no quesito fotográfico espera-se que o Huawei Mate 20 Pro mantenha uma ligeira vantagem face ao topo de gama da Xiaomi.

Já por outro lado, segundo os rumores poderemos ter um total de 10GB de memória RAM neste Mi MIX 3. Algo que poderá, ou não, traduzir-se em melhorias notórias bem como a sua compatibilidade com o padrão de comunicações 5G.

Em suma, tudo dependerá do preço final deste terminal bem como das preferências dos consumidores. Seja como for, estes são dois dos smartphones que atualmente mais atenção me despertam. Ah e claro, não estou a tentar vender nenhum deles.

Pessoalmente prefiro o Huawei Mate 20 Pro

Pela inclusão do leitor de impressões digitais já no ecrã. A meu ver este é o futuro da tecnologia móvel. A inclusão de algo que nos é perfeitamente familiar (e útil) numa posição não obstrutiva. Todavia, espero que este leitor não apresente compromissos ou falhas no dia-a-dia...

Ainda assim, prefiro sem dúvida algo que não me fere o olhar do que uma nova "porção deslizante". E a notch? Bem, continua a ser feia mas por esta altura já se tornou perfeitamente enraizada no panorama tecnológico.

Editores 4gnews recomendam:

EMUI 9.0 estreia-se nos Huawei Mate 20 com novos recursos de IA

Android: Imagem mostra Huawei Honor Magic 2 com 4 câmaras traseiras

Huawei Mate 20 Pro: Pontuação AnTuTu fica bem abaixo da concorrência

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.