Xiaomi Mi Mix 2S vs Huawei P20 - qual o melhor dos novos Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Adquirir um dispositivo topo de gama por menos de 500€ já começa a ser uma tarefa hercúlea em 2018. Todavia, no mercado Android temos o Xiaomi Mi MIX 2S que continuará a proporcionar aos consumidores a oportunidade de fazer isso mesmo. No final do artigo poderão encontrar os preços de venda avançados pela própria fabricante chinesa. Antes disso está na hora de o compararmos com o topo de gama, mais económico, da sua rival chinesa, o Huawei P20.

Com a Huawei a dominar o mercado chinês e a Xiaomi já em 4º lugar, este será um duelo cada vez mais comum daqui em diante. Ambas as marcas já têm os olhos postos na Europa e começarão a apostar cada vez mais no nosso continente. Aliás, ouviríamos até alguns rumores sobre a possível entrada oficial da Xiaomi em Portugal. Algo que até ao momento não e para todos os efeitos passa de um rumor.

Vê ainda: OnePlus tenta justificar a inclusão da notch no OnePlus 6 – Carl Pei

A comparação pode parecer até um pouco injusta uma vez que é o Pro, o "verdadeiro" topo de gama Android da Huawei. Ainda assim e sobretudo pelos preços de ambos os equipamentos, será uma comparação necessária. Acreditamos que muitos consumidores ficarão indecisos. São dois belíssimos topos de gama, ambos já com o sistema operativo Android Oreo e repletos de estilo.

Aqui, a nível de design será uma escolha que caberá apenas a cada um dos consumidores, gostos não se discutem. Poderás gostar de saber que o Huawei P20 é dotado de certificação IP53. Ao passo que o Xiaomi não oferece qualquer tipo de resistência (declarada), aos elementos. Mais ainda, os materiais de construção utilizados são o vidro e o metal em ambos os casos. A excepção será a versão de topo do Xiaomi Mi MIX 2S. Em branco e em cerâmica.

Huawei P20 e Xiaomi Mi MIX 2S, os novos topos de gama Android

Temos também uma séria diferença na câmara das selfies. No caso do Huawei P20 temos uma câmara de 24MP na sua parte frontal. Já no seu rival temos uma câmara de 5MP. As diferenças deverão ser perfeitamente notórias. Mais ainda, a própria posição destas câmaras poderá dividir os utilizadores. A maioria certamente preferindo a posição da câmara no Huawei P20. Mais ainda, ambos contam com uma bateria de 3400mAh e tecnologias de carregamento rápido. Apesar de o Huawei carecer de carregamento sem-fios. Algo que já temos no Xiaomi Mi MIX 2S.

Terás também diferenças na interface de cada um destes topos de gama Android, com a EMUI 8 e a MIUI 9.5 no Huawei P20 e no Xiaomi Mi MIX 2S, respectivamente. Ainda assim, ambos os topos de gama já utilizam o Android Oreo, a mais recente versão do sistema operativo da Google. Em seguida podemos comparar as suas principais características técnicas onde o Xiaomi Mi MIX 2S se revela o smartphone mais equipado.

Eis a comparação técnica. Ponto por ponto.

Huawei P20 vs Xiaomi Mi MIX 2S - duelo Android

Especificações

Huawei P20
Xiaomi Mi MIX 2S
Ecrã/ Display 5.84 polegadas IPS LCD, formato 18.7:9, Full-HD+ 5.99 polegadas IPS LCD, formato 18:9,Full-HD+ 1080 x 2160 pixéis
Processador Hisilicon Kirin 970 / Mali-G72 MP12 Snapdragon 845 / Adreno 630
Memória RAM 4GB 6GB / 8GB
Armazenamento 128GB 64GBGB / 128GB / 256GB
Cartão MicroSD Sem expansão Sem expansão
Software / sistema Android Oreo 8.1 com a Emotion UI (EMUI 8.1) Android Oreo 8.0 com a MIUI 9.5 (UI)
Câmara principal 12MP (f/1.8) + 20MP (f/1.6), LEICA, Zoom híbrido de até 5X, laser autofocus, EIS 12 MP (f/1.8) + 12 MP (f/2.4) OIS, PDAF e 2x zoom ótico
Câmara secundária 24MP com abertura de f/1.6 e Autofocus 5MP com abertura de f/2.0 e Autofocus
Capacidade da Bateria 3400mAh 3400mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 4.2, LTE, sem o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, sem o jack de 3.5mm
Cores Preto, Azul, Rosa e Twilight USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, sem o jack de 3.5mm
Extras Certificação IP67, Leitor de Impressões digitais Leitor de Impressões digitais / sensor biométrico, Carregamento sem-fios, padrão Qi

Qual o balanço final desde “duelo” Android de gama alta?

Extremamente equilibrados. Aqui onde o Huawei P20 pode ganhar em fotografia, o Xiaomi Mi MIX 2S ganha em versatilidade com o carregamento sem-fios. Mais ainda, alguns utilizadores poderão preferir a construção em cerâmica e claro, temos sempre que olhar para o preço onde temos algumas diferenças. Tanto um como o outro surpreenderiam pela positiva a DxOMark.

A nível de preços, as diferentes variantes do smartphone Xiaomi Mi MIX 2S custam:

  • 6GB RAM + 64GB ROM = aproximadamente 527$ ou aproximadamente 422
  • 6GB RAM + 128GB ROM =aproximadamente 575$ou aproximadamente 475
  • 8GB RAM + 256GB ROM (King Version) = aproximadamente 639$ou aproximadamente 522

Já o Huawei P20 custa um total de 699,99€. Em última análise aqui, pessoalmente, adquiria o Xiaomi Mi MIX 2S. Sobretudo pela presença de carregamento sem-fios. Pelo seu preço um pouco mais em conta. Pela câmara igualmente capaz e acima de tudo pelo ecrã de maiores dimensões. Ainda que a diferença não seja tanta quanto isso.

Já por outro lado, se queres uma ótima câmara de selfies, assistência pós-venda em loja física (e compra em loja física), então o Huawei P20 é o Android ideal. A diferença de preços não é propriamente muito significativa. Note-se que o preço deste último é sujeito a várias flutuações.

Qual seria a tua escolha entre estes dois topos de gama Android?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Samsung Galaxy Note 9 terá mais bateria que o Galaxy Note 8

d com notch. Eis o porquê!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.