ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu 4
Este é o novo recordista absoluto na plataforma de testes AnTuTu. Superou até o Xiaomi Mi MIX 2s.

A plataforma de testes AnTuTu é utilizada para apurar o potencial dos nossos smartphones e dispositivos móveis. Através dos seus ciclos de testes produz uma pontuação final que representa o exponencial máximo das capacidades do dispositivo em questão. Agora, o ASUS ZenFone 5Z supera até mesmo o Xiaomi Mi MIX 2S.

Temos aqui um novo recorde absoluto, comprovado pela fotografia partilhada recentemente na plataforma Slashleaks. Caso seja autêntica temos então um novo recordista da AnTuTu, o ASUS ZenFone 5Z da fabricante sediada em Taiwan.

Vê ainda: Huawei está a desenvolver sistema operativo como alternativa ao Android

Agora que já se passaram alguns meses desde que a fabricante Android apresentou o seu novo conjunto de equipamentos no Mobile World Congress (MWC) 2018, começam finalmente a mostrar o seu potencial.

Mais concretamente estamos a falar da gama ASUS ZenFone 5. O novo alinhamento de produtos constituído pelos modelos Zenfone 5 Lite, Zenfone 5 e Zenfone 5Z. Três novos smartphones que prometem agitar o mercado aliando qualidade de construção, especificações poderosas e preço competitivo.

ASUS Zenfone 5Z, o novo recordista na AnTuTu

De todos estes três dispositivos móveis o ASUS ZenFone 5Z é o indiscutível líder, o verdadeiro topo de gama. No seu interior conta com a plataforma móvel (chipset) Snapdragon 845 da Qualcomm e chegará em maio ao mercado. Agora, o terminal deixa antever o seu poder na plataforma de testes AnTuTu. Conseguindo superar até o anterior recorde do Xiaomi Mi MIX 2S. Pelo menos é o que revela a imagem partilhada recentemente no repositório Slashleaks. Temos aqui um total de 274499 pontos na plataforma de testes AnTuTu.

ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu pontuação
Esta é a pontuação do novo ASUS ZenFone 5Z na plataforma de testes AnTuTu.

Note-se que por si só uma pontuação de benchmark como é o caso da plataforma AnTuTu não se traduz obrigatoriamente na experiência de utilização no dia-a-dia. Ainda assim, é um ponto de referência e comparação com outros smartphones como o Xiaomi Mi MIX 2S ou o smartphone da Xiaomi para jogos, o Xiaomi Black Shark.

São 274499 pontos na plataforma de testes AnTuTu.

Por sua vez, o smartphone Xiaomi Mi MIX 2S é extremamente poderoso e os primeiros lotes têm vindo a esgotar em meros segundos nas flash sales. Já por outro lado, o Asus Zenfone 5Z consegue o feito de destronar o dispositivo da fabricante chinesa que tanto se orgulhava da sua posição.

Ainda assim, o diferencial de pontos não é muito. O Xiaomi Mi MIX 2S conseguiu um total de 273741 na plataforma AnTuTu. Lembramos também que o Xiaomi Black Shark atingiria um total de 279464 pontos nesta mesma plataforma AnTuTu. Um pouco menos mais ainda assim é uma das melhores pontuações neste índice.

A plataforma AnTuTu testa vários parâmetros dos dispositivos móveis

Ainda assim, importa frisar que o smartphone Asus Zenfone 5 e Asus Zenfone 5Z ainda não chegaram ao mercado. Posto isto, só em maio é que poderemos aferir a veracidade destas pontuações aquando do seu lançamento no mercado.

ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu
Este é o novo topo de gama da fabricante sediada em Taiwan. É um rival para o Xiaomi Mi MIX 2S

Já por outro lado, até que o produto chegue ao mercado a ASUS poderá continuar a otimizar o software. Isto para que a pontuação na AnTuTu seja ainda maior. Sendo apenas um indicador do seu potencial, não deixa de ser um bom ‘trunfo’ de marketing. Sobretudo para que o produto sobressaia face aos vários concorrentes.

O que é que caracteriza e destaca o novo ASUS ZenFone 5Z?

O novo smartphone Asus ZenFone 5Z é um verdadeiro topo de gama ou flagship. Destaca-se desde logo pelas suas margens (bezel) ou moldura muito reduzida (muito fina). Com efeito, temos aqui um ecrã de 6.2 polegadas de diagonal com uma resolução Full-HD+, portanto 1080 x 2246 pixéis.

Trata-se de um display IPS LCD que não ocupa toda a parte frontal (mas quase), ocupando mais de 83% desta área. É protegido pelo vidro Gorilla Glass da Corning, de geração não especificada.

Temos sem dúvida um bom aproveitamento do espaço neste painel frontal. Algo que nos dá a sensação de estarmos perante um smartphone bem compacto, com perto de 5.5 polegadas. Na prática, esta é a “magia” operada pelo formato ou proporção 19:9, bastante popular atualmente.

É um dos novos rivais do Xiaomi Mi MIX 2S

Aliás, este é o formato utilizado pelos principais dispositivos contemporâneos e, tal como iPhone X, temos uma monocelha, ainda que seja mais pequena. Com efeito, a notch do ASUS ZenFone 5Z é menor mas não conta com os sensores necessários para a tecnologia FaceID, o reconhecimento facial 3D.

ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu 3
Tal como no iPhone X, neste rival do Xiaomi Mi MIX 2S temos uma monocelha,

Tal como no iPhone X, também o ASUS ZenFone 5Z tem a “monocelha”

Este rival para o Xiaomi Mi MIX 2S partilha do seu processador. Isto é, tal como o topo de gama da Xiaomi também o ASUS utiliza a plataforma móvel Snapdragon 845. A esta SoC (system on chip) junta-se o processador gráfico Adreno 630.

Podemos ainda referir as várias capacidades de memória, variando entre 4GB, 6GB e um total de 8GB de memória RAM. Mais ainda, o seu armazenamento interno vai de 64GB na versão base até aos 256GB na versão de topo para o Asus ZenFone 5Z.

Cumpre ainda frisar a presença do suporte para dois cartões nano-SIM, portanto conta com conectividade dual-SIM. Temos também uma bateria com 3300mAh de capacidade e uma tecnologia de carregamento inteligente (nas palavras da marca).

Inteligência Artificial ao serviço da Bateria e Autonomia

A Inteligência Artificial ou IA tem sido um dos chavões de marketing mais utilizados pelas fabricantes. Seja para otimizar a pontuação na AnTuTu, para agilizar a câmara fotográfica ou ajudar o utilizador a tirar mais proveito do smartphone.

Por vezes chega até a ser surreal a quantidade de vezes que as fabricantes utilizam este termo sem o explicarem. Com efeito, a ASUS garante que o seu sistema de carregamento da bateria tem em conta os hábitos do utilizador final do smartphone. Isto para diminuir ou desacelerar a taxa de degradação (envelhecimento) da bateria.

ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu
O novo rival para o Xiaomi Mi MIx 2S é também o novo recordista da AnTuTu

Mais ainda, segundo a própria tecnológica, a sua “AI Charging” impedirá que o ASUS ZenFone 5Z carregue totalmente (100%) durante toda a noite. Mais uma vez, para melhorar a vida útil da bateria e é aqui que entra a IA. Isto é, o smartphone estará completamente carregado quando estiver perto da tua hora de despertar e não antes.

Note-se que este mecanismo de “carregamento inteligente” terá que monitorizar os teus hábitos de sono. Posto isto, o seu funcionamento melhorará com o tempo, há medida que recolhe mais informação sobre os hábitos do utilizador.

As câmaras deste rival do Xiaomi Mi MIX 2S

Atualmente todo o novo smartphone (telemóvel inteligente) tem uma câmara dupla (dois sensores). No ASUS ZenFone 5Z, tal como no Xiaomi Mi MIX 2S temos uma dual-câmara na sua traseira.

Esta é constituída por um sensor de 12MP com abertura focal de f/1.8 com um campo de visão de 83 graus, o equivalente a uma lente de 24mm. Já o segundo sensor traseiro conta com 8MP de resolução e um campo de visão de 200 graus. Apresenta também abertura focal de f/2.0 com uma lente equivalente a 12mm (grande angular). Temos também a estabilização eletrónica da imagem (EIS).

Podemos  ainda frisar a presença de uma câmara frontal, para selfies de 8MP  com abertura focal de f/2.0, lente equivalente a 24mm. Também esta câmara possui estabilização eletrónica da imagem (EIS).

O Asus ZenFone 5Z estará disponível em Portugal por 480€

A fabricante sediada em Taiwan proporciona também vários modos de captura da imagem no seu ASUS ZenFone 5Z. Graças à sua IA temos aqui a capacidade de deteção automática de cenas. Temos também um Modo Pro (profissional) que permite ao utilizador alterar manualmente vários parâmetro.

Poderás também ajustar a teu gosto o equilíbrio dos brancos, o valor do ISO, entre outras funções como o suporte para ficheiros em RAW. Por último, podemos ainda referir a sua bateria com 3300mAh de capacidade com carregamento rápido.

O smartphone utiliza o sistema operativo Android Oreo da Google, bem como o leitor de impressões digitais / sensor biométrico.

O smartphone Asus ZenFone 5Z estará disponível em Portugal, a partir de maio por cerca de 480€.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi TV’s – um estrondoso caso de sucesso nas Smart TV’s

Xiaomi Redmi S2. Smartphone Android poderá chegar brevemente a Portugal

Xiaomi Mi 6X – beleza chinesa com a plataforma Android da Google

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).