Xiaomi Mi MIX 2S com Android Oreo pode chegar no MWC 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Os dispositivos móveis criados pela Xiaomi raramente ultrapassam as fronteiras da China e da Índia por vontade própria da marca. É um pena, não há outra forma de o colocar. Os seus dispositivos apresentam uma relação preço / qualidade muitas vezes inigualável e o seu próximo Xiaomi Mi MIX 2S parece ir pelo mesmo caminho. Agora ficamos a saber que este topo de gama pode chegar ao mercado com a Mobile World Congress).

Não está também descartada a presença do Android One. Esta iniciativa (Android One), visava numa primeira fase integrar os smartphones baratos, destinados aos mercados em desenvolvimento. Entretanto viria a assumir novos contornos e pretende agora equipar todo e qualquer smartphone que o pretenda utilizar. Consiste numa versão do sistema Android no seu estado mais puro. Todo e qualquer smartphone que utilize o Android One receberá atualizações através da Google (e não da fabricante).

Vê ainda: d

Neste momento a Xiaomi conta com o Mi A1, o seu dispositivo de gama média lançado ao abrigo deste programa. Equipamento com uma relação preço / qualidade muito boa, apesar de o novo Redmi Note 5 Pro ser outro concorrente a ter em conta. Dois smartphones de gama média que não devem ser ignorados.

Já se estiveres à procura de um smartphone de gama alta (flagship) então tens que olhar para a linha Mi MIX. Esses sim, conseguiram cativar as atenções de todo o mundo com a sua ideologia bezel-less ou sem margens. Elegantes, robustos, potentes e bem abaixo da nova fasquia dos 1000€.

Xiaomi Mi MIX 2S com Android Oreo?

Com o Xiaomi Mi MIX 2 a ser anunciado nos últimos meses de 2017 ninguém poderia adivinhar que o seu sucessor, o Xiaomi Mi MIX 2S pudesse existir. Chegará cerca de 6 meses após a apresentação do seu antecessor. Nunca antes a fabricante chinesa tinha acelerado tanto os produtos da linha premium, Mi MIX. Esta gama de equipamentos serve mais como uma montra para que o mundo veja do que ela é capaz. Já o maior volume de vendas concentra-se na gama média e de entrada - linhas Redmi.

Apresentação já no MWC 2018?

Para já as dúvidas ainda são muitas, todavia, sabemos que o Xiaomi Mi Mix 2S é bem real e, tal como nos conta a XDA Developers, poderá chegar com a plataforma Android Oreo. Mais ainda, tendo em conta o crescente número de rumores e o avizinhar do MWC 2018 poderemos ter um anúncio da fabricante chinesa já em Barcelona.

Android Oreo neste novo Xiaomi, apresentação já no MWC 2018?

Com efeito, nas últimas semanas temos visto um intensificar dos rumores em torno do Xiaomi Mi Mix 2S, sobretudo na rede social chinesa, a Weibo. Chegamos mesmo a ver algumas renderizações (renders) do suposto equipamento. Mesmo assim é difícil verificar a autenticidade de tais dispositivos. Até ao momento da sua apresentação há sempre margem para dúvidas e cepticismo.

Agora, temos mais provas da sua existência. O seu firmware (software de sistema) foi detectado por um dos membros da comunidade de programadores, a XDA Developers, o senhor duraaraa (FunkyHuawei.club que recolhe os vários ficheiros de software de sistema dos dispositivos Huawei e Honor.

Este mesmo site também já começou a disponibilizar ficheiros de sistema de dispositivos Xiaomi. Agora, da sua base de dados consta também o firmware do Xiaomi Mi Mix 2S, ficheiros que partilharia em exclusivo com a XDA Developers. A autenticidade destes ficheiros de software de sistema foi entretanto confirmado, pertencendo efetivamente ao smartphone ainda não anunciado.

Esquema alusivo ao Xiaomi Mi Mix 2S

Com base nesse mesmo software de sistema (ficheiros de firmware), confirmam-se várias das suas especificações e rumores. O dispositivo que pode ser apresentado no MWC terá efetivamente o processador Snapdragon 845 da Qualcomm. Estará equipado com uma bateria de 3400mAh para alimentar o novo phablet. O seu nome de código é "polaris", tal como sugeriam os rumores.

Confirma-se também a presença do Android Oreo 8.0 que poderá chegar através da iniciativa Android One. Teremos ainda a compatibilidade com o Project Treble que poderá agilizar o processo de atualização. Mais ainda, ficamos agora a saber que o seu ecrã / display terá um formato de 18:9 e resolução Full-HD+(2160×1080 pixéis).

Circulam também rumores de que o Xiaomi Mi Mix 2S terá uma câmara fotográfica dotada de inteligência artificial (IA). Mais uma vez, com recurso ao firmware foram encontradas referências a isso mesmo.

Firwmare do Xiaomi Mi Mix 2S com Android Oreo

Terá capacidades semelhantes a um Huawei Mate 10, e também no novo Redmi Note 5 Pro veríamos algo semelhante. Tudo leva a crer que esteja equipado com um sensor IMX363 da Sony. Já a nível de IA para a câmara poderemos ter aqui o reconhecimento de algumas cenas e modos de fotografia adaptáveis.

Os ficheiros mencionam ainda a conectividade dual-SIM, a presença de uma porta de infra-vermelhos, um LED para as notificações, etc. Teremos vários modos para a sua câmara fotográfica. Todavia, algumas funcionalidades encontravam-se desativadas nos ficheiros de sistema, desde o acompanhamento do objecto, ao HDR automático e "chroma flash".

Pessoalmente considero muito diminuta a possibilidade de este equipamento chegar ao mercado com a plataforma Android One. Todavia, é extremamente provável que traga uma versão da MIUI 9 já baseada no Android Oreo, a mais recente versão do sistema.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo para o Galaxy S8

d chegam no MWC

Vodafone You – Tarifário pré-pago adaptado ao utilizador

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.