Xiaomi Mi MIX 2S já é oficial! A nova definição de luxo no "mundo" Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Acaba de ser apresentado, na China, o novo topo de gama da fabricante chinesa que em breve pode chegar oficialmente a Portugal. Chama-se Xiaomi Mi MIX 2S, a nova estrela da marca, já equipado com o sistema operativo Android Oreo e mais, muito mais! Temos aqui melhorias em todas as frentes, um topo de gama perfeitamente equipado para enfrentar os concorrentes de peso.

Mais do que uma simples atualização incremental para o dispositivo Mi MIX 2 lançado em agência CMR em fevereiro último.

Vê ainda: d

Mais ainda Qualcomm. Este é o novo processador topo de gama da fabricante norte-americana e será certamente um dos mais procurados de todo o ano de 2018.

Xiaomi Mi MIX 2S já é oficial!

Outro dos seus pontos fortes é a sua dupla câmara ou dual-camera que promete revolucionar a experiência de fotografia. A Xiaomi pretende dar a conhecer o que de melhor tem feito no que ao software de processamento de imagem diz respeito. A marca compreendeu que não é só um excelente hardware que torna uma câmara invejável mas sim a sua junção com o software. Agora, dá-nos sérios argumentos para olharmos para a marca e para a experiência de fotografia do Xiaomi Mi MIX 2S como algo bastante promissor e não meramente satisfatório.

Eis a nova "estrela" para o mundo Android

O que muda no design do Xiaomi Mi MIX 2S?

A nível de aparência, de look ou design, o novo dispositivo móvel Android apresenta poucas diferenças face ao Xiaomi Mi MIX 2. O smartphone é ligeiramente menor (dimensões físicas) e um pouco mais leve. A marca aproveitou ainda para reduzir o tamanho das margens ou bezels do smartphone em si.

A câmara fotográfica frontal, para desaire de alguns, continua exatamente no mesmo sítio, no canto inferior direito. Mais ainda, novo novo topo de gama Android a margem superior foi agora dotada de um auscultador conveniente, ainda que diminuto.

Os materiais de construção empregues no Xiaomi Mi MIX 2S são o vidro e uma estrutura de metal. Mais concretamente o alumínio de série 7000 para lhe conferir uma solidez extra a todo o dispositivo. Temos ainda uma edição especial do Xiaomi Mi MIX 2S construída em cerâmica com todas as suas arestas curvas.

Margens reduzidas e arredondadas no Xiaomi Mi MIX 2S

Já a nível de cores, o Xiaomi Mi MIX 2S, na sua versão convencional vem vestido de Preto ao passo que a versão em Cerâmica será adquirida em Branco. Em ambos os tons de cor o módulo de câmara dupla está destacado com pormenores dourados e brancos. Um toque de requinte para este topo de gama Android.

Como é o ecrã?

Tal como no seu antecessor, o Xiaomi Mi MIX 2S conta com um ecrã IPS LCD "Full Screen 2.0". Tem um total de 5.99 polegadas de diagonal com uma resolução Full-HD+, portanto 2160 x 1080 pixéis. O ecrã utiliza o novo formato 18:9 para um aspecto mais estreito e alto, mais fácil de utilizar com uma só mão. O novo dispositivo apresenta uma proporção entre corpo / ecrã ligeiramente superior à do seu antecessor.

Como são as especificações deste Android?

Este é um dos pontos altos do Xiaomi Mi MIX 2S. Como prometido, conta com um processador Snapdragon 845 da Qualcomm. Esta plataforma móvel conta com um total de 8 núcleos de processamento, portanto um octa-core (4x2.8 GHz Kryo 385 Gold & 4x1.8 GHz Kryo 385 Silver) Utiliza também um motor de Inteligência Artificial (IA), o chamado Artificial Intelligence Engine (AIE).

Temos ainda a presença de carregamento sem-fios com o padrão 7.5W Qi, tal como a atual geração de iPhones. Já para não falar da tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 3.0 para a sua bateria com 3400mAh de capacidade. Temos ainda as seguintes variantes do Xiaomi Mi MIX 2S.

  • 6GB de RAM + 64GB de armazenamento interno
  • 6GB de RAM + 128GB de armazenamento interno
  • 8GB de RAM + 256GB de armazenamento interno(King Version)

Agora com suporte para cartão de memória microSD

É verdade, neste topo de gama da Xiaomi poderás colocar o teu próprio cartão de memória microSD. Isto para expansão da memória interna nativa. Mais ainda, o smartphone já utiliza o novo Android Oreo, a mais recente versão do sistema operativo da Google. Temos ainda a interface ou ROM oficial, a MIUI 9.5 da própria marca. Temos também o suporte para o ARCore da Google.

Câmara dupla com IA no Xiaomi Mi MIX 2S

Este é o primeiro smartphone topo de gama da marca a chegar ao mercado com uma câmara dupla de alinhamento vertical. Temos aqui dois sensores. O primeiro é um Sony IMX363 com uma resolução de 12MP (f/1.8). Conta com uma lente grande-angular com um tamanho de pixéis de 1.4micron. Temos ainda o segundo sensor, também de 12MP (f/2.4) e com uma lente telezoom para ampliação de 2X. Temos também estabilização ótica da imagem (OIS).

Xiaomi Mi MIX 2S com 97 pontos na DxOMark

Câmara dupla com vários modos de fotografia e uma particular apetência para fundos desfocados.Estas câmaras valeram ao novo topo de gama Android uma avaliação geral de 97 pontos no ranking da DxOMark. Desta forma o smartphone ficou ao mesmo nível do iPhone X e do Huawei Mate 10 Pro. Ficaria apenas ligeiramente atrás do Samsung Galaxy S9+ e do Google Pixel 2 XL.

Conectividades do novo Android

Também a câmara frontal do novo topo de gama Android pode usufruir de todos os mecanismos de IA e modos de fotografia. É ainda capaz de reconhecer o rosto do utilizador para desbloquear o smartphone. Esta câmara tem uma resolução de 5MP com abertura focal de f/2.0, sendo capaz de gravar vídeo em Full-HD (1080p).

A nível de conectividades e funções o Xiaomi Mi MIX 2S apresenta o leitor de impressões digitais / sensor biométrico na sua traseira. Temos também conectividade dual-SIM. Temos Bluetooth 5.0, dual-band Wi-Fi 802.11ac. Sem esquecer o NFC. Suporte para várias bandas globais e não tem uma porta de 3.5mm para auscultadores / auriculares.

Quanto custa o novo Xiaomi Mi MIX 2S?

A nível de preços, as diferentes variantes deste Android custam:
  • 6GB RAM + 64GB ROM = 3,299 Yuan, ~527$ ou aproximadamente 422
  • 6GB RAM + 128GB ROM = 3,599 Yuan, ~575$ou aproximadamente 475
  • 8GB RAM + 256GB ROM (King Version) = 3,999 Yuan ~639$ou aproximadamente 522

Assuntos relevantes na 4gnews:

HTC também tenciona trazer a “notch” do Apple iPhone X

Motorola: Já há previsões para a apresentação dos próximos smartphones

Black Shark será tão ou mais poderoso do que o OnePlus 6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.