Xiaomi Mi Mix 2 Review | O Android que surpreende!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 5 min.

O Xiaomi Mi Mix 2 não é propriamente o smartphone mais recente do mercado. O Android foi lançado em setembro de 2017 e ficou quase de imediato disponível para compra. Tenho de admitir que o atraso desta review tem uma boa explicação.

Primeiramente temos dezenas de smartphones em fila para review, depois, o Mi Mix 2 é um terminal tão interessante que acabei por me deixar andar com ele por bom tempo. Não me entendas mal, o Xiaomi Mi Mix 2 não é um smartphone Android perfeito, longe disso! Contudo é um dispositivo com ímpar! Se isso não te conquista não sei que mais podes pedir.

variante mais barata aqui)

O smartphone revela um design irreverente e uma qualidade de construção inigualável. Quanto ao design, os gostos são relativos. Acredito que este Xiaomi Mi Mix te vá fascinar mal o tiras da caixa. O Unboxing é de qualidade e a arrumação da caixa justifica o valor pago pelo terminal.

Xiaomi Mi Mix 2 é um Android singular!

Este Xiaomi Mi Mix 2 é neste momento o terminal mais caro da marca e com boas razões. O smartphone conta com quase tudo do bom e do melhor.

Acima de tudo, este é um dispositivo singular. Dificilmente passará despercebido e sentes aquela qualidade premium mal o tiras o bolso. A capa que inclui de oferta é elegante, mas estragar aquele bonito design com uma capa é quase pecado.

Qualidade de construção

Já falei do design e um pouco da qualidade de construção, contudo, quero ir um pouco mais a fundo. A construção de cerâmica é perfeita. Não terás problemas com os típicos riscos na parte traseira. A cerâmica é mais resistente do que o vidro tanto em quedas como em riscos. O aro da câmara banhado a ouro dá a este Android outro toque de excelência.

variante mais barata aqui)

Entre a cerâmica e o metal das laterais tens uma pequena borracha quase imperceptível que amortecerá as quedas do dispositivo. Aquele pequeno pormenor salvará o terminal de estilhaçar logo no primeiro tombo.

A parte frontal segue a mesma ideologia da traseira. Quase sem margens, este Xiaomi Mi Mix 2 convence. No que toca a qualidade, este é o melhor smartphone que já me passou pelo bolso, ponto final.

O ecrã do Xiaomi Mi Mix 2

O ecrã oferece a qualidade que estávamos à espera. Com resolução FullHD+ e tecnologia LCD o display dá-nos uma definição muito aceitável. Os constrastes são bons e a interação com o ecrã na escrita é perfeita. Não há muito a argumentar neste lado. Embora não seja uma tela AMOLED, onde a saturação é mais intensa, sei que ficarás feliz ao visualizar conteúdo no equipamento.

E as câmaras do Xiaomi Mi Mix 2

Pois... Aqui a Xiaomi precisa seriamente de melhorar a qualidade. Os smartphones da marca chinesa oferecem quase tudo bem feito, porém, as câmaras são sempre uma desgraça nos topos de gama. Mais uma vez, não me entendas mal. A qualidade dos sensores fotográficos conseguirá tirar melhor fotografias que a maior parte dos gama-média, contudo, este é um topo de gama. Deve ser tratado como tal.

Os resultados fotográficos do Xiaomi Mi Mix 2 estão longe de igualar um Samsung Galaxy S8, Note 8, V30 P10 e por aí fora.

Em situações com boa luminosidade até que não ficarás triste, porém, quando a noite cai os problemas aumentam. As fotografias perdem cor, ganham ruído e perde-se nos brancos.

variante mais barata aqui)

Sem falar na câmara frontal que está num dos piores locais da história. O sensor fotográfico na parte inferior obriga-te a virar o smartphone ao contrário para teres um ângulo aceitável nas selfies.

O problema é que em apps como na vídeo-chamada do Facebook Messenger, WhatsApp ou Duo, nenhuma delas reconhecia o movimento e virava a minha imagem ao contrário para o outro utilizador. Deprimente.

Na performance, valerá o Xiaomi Mi Mix 2 a pena?

Neste aspeto não tive problemas alguns. Porém, temos de ter em consideração alguns pontos importantes. O terminal conta com especificações para dar e vender. Seja em RAM, memória interna ou até qualidade do processador. Todavia, a interação com o User Interface não é das melhores.

A MIUI funcionou bem na maior parte das vezes. Pessoalmente prefiro um Nova Laucher e foi aí que as coisas se complicaram. O UI da Xiaomi apresentava-me erros constantes e pequenas quedas de performance com qualquer outro launcher instalado.

Não foi uma situação problemática, mas não deixa de ser um ponto negativo na utilização.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.99″ polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 2160x1080 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835 a correr 2.45GHz
  • 6GB de memória RAM
  • 128GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3400 mAh
  • Câmara traseira de 12MP
  • Câmara frontal de 5MP

Extras a ter em consideração

Os extras são tão importantes quanto as especificações num smartphone. A bateria do Xiaomi Mi Mix 2 é inacreditável. Superior a qualquer outro topo de gama que já utilizei. Com uma utilização moderada consegui levar o dispositivo para quase dois dias de utilização.

variante mais barata aqui)

Finalmente o auscultador de chamada existe na parte superior, ao contrário do primeiro modelo. A qualidade das chamadas é muito aceitável. Embora não seja perfeita, não há muitas razões de queixa face à minha experiência.

Conclusão

Este é um terminal fantástico e sei que vais gostar! Não é perfeito mas pelo preço sei que ficarás satisfeito com o produto. Se gostaste da review em vídeo, aproveita para subscrever aqui o nosso canal de Youtube e apoiares a tecnologia falada em Português.

Outras reviews relevantes na 4gnews:

Apple iPhone X Review – Um sonho tornado realidade

BQ Aquaris V Review | Um passo atrás para a BQ

ndroid que promete pelo preço

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.