Xiaomi Mi Max começa finalmente a receber o Android 7.0 Nougat

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Xiaomi Mi Max já foi lançado há mais de um ano pela construtora chinesa. Esta marca tem crescido a olhos vistos e já reúne fãs um pouco por todo mundo. Liderando a indústria ao apresentar o fantástico Xiaomi Mi Mix, alguns dos seus equipamentos - que não são nada poucos - ficam um pouco esquecidos no que diz respeito às actualizações de software.

Vê ainda: D€AL: Aproveita um powerbank da Xiaomi por menos de 15€

De momento a Xiaomi possui o flagship ou topo de gama com melhor relação qualidade-preço no mercado, o Mi6, mas para quem não pode chegar a esses valores, ainda hoje o Xiaomi Mi Max continua a ter umas boas características. Mesmo que já exista um Xiaomi Mi Max 2. O melhor de tudo? Hoje ficamos a saber que este phablet começou a testar a mais recente versão do sistema operativo Android, o 7.0 Nougat.

Android 7.0 Nougat no Mi Max

Infelizmente, a como praticamente todos os smartphones da Xiaomi, o Mi Max destina-se ao mercado chinês. Todos os consumidores não residentes nesse país sujeitam-se às revelias das lojas online. Estas inevitáveis meliantes que por vezes decidem dar uns toques, retoques e marteladas na UI, em toda a ROM do dispositivo. Mas isso, quem compra já sabe.

Contudo, parece que finalmente a Xiaomi começou a disponibilizar o Android 7.0 Nougat para este Mi Max. Baseado na versão global da MIUI 8.5.1.0 chega assim o Android 7.0 Nougat. Esta atualização só está disponível para o modelo com 3GB de RAM. Más notícias para os utilizadores do Mi Max Prime.

A nível de novidades temos várias mudanças como vários novos botões ou interruptores para definições e funções comuns nos resultados de pesquisas, além da opção de esconderes o conteúdo das notificações apresentadas no ecrã de bloqueio. Este update inclui ainda as atualizações de segurança de maio e várias optimizações de desempenho para além das típicas correções de bugs.

Porquê tanta fragmentação e demora no Android?

Como saliente o site Android Authorityas novas versão do sistema operativo do robô verde chegam a cada vez menos dispositivos ou demoram mais a chegar aos equipamentos. E porquê? Ora, em primeiro lugar porque as marcas, as construtoras demoram o seu tempo a desenvolver e preparar cada novo pacote de atualizações. Regra geral, após a Google disponibilizar oficialmente a nova versão do seu sistema operativo, em média terás que esperar cerca de 6 meses até que o teu smartphone ou tablet receba o novo software.

Por outro lado, as construtoras estão a lançar menos dispositivos para o mercado. Atingimos um patamar estável em que as principais marcas lançam menos dispositivos. Por norma temos um ou dois topos de gama, três equipamentos de gama média e dois ou três dispositivos para a gama de entrada. Esta é a tendência da Samsung e Huawei que entre si dominam este mercado do robô verde. A Xiaomi também não é conhecida pela rapidez no que diz respeito às atualizações de software.

E tu, já recebeste a atualização no teu Xiaomi Mi Max?

Outros assuntos relevantes:

Meizu Pro 7: Protótipo confirma ecrã secundário

Google vai parar de ler os teus emails para te dar publicidade certeira

Samsung Galaxy Note 8: Prepara-te para um preço exorbitante!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.