Xiaomi anuncia o novo portátil Mi Laptop Pro 15 com ecrã OLED

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi deu a conhecer os novos computadores portáteis mais avançados da fabricantes. São os Mi Laptop Pro 15 e Mi Laptop Pro 14 apontados para o segmento de gama alta com destaque para a qualidade de construção e caraterísticas técnicas avançadas.

O modelo de maiores dimensões - Mi Laptop Pro 15 - tem ecrã OLED E4 da Samsung. O modelo mais compacto - Mi Laptop Pro 14 - usa ecrã com taxa de atualização a 120 Hz. Em ambos os casos estão disponíveis em cinzento e prateado, ambos metálicos.

O mais poderoso é o Xiaomi Mi Laptop Pro 15

Xiaomi Mi Laptop Pro 15

O Mi Laptop Pro tem uma espessura máxima de 15,9 mm, usando o método de construção CNC com alumínio de liga ultra-durável (grau aeroespacial), com tratamento areado. O design segue as mesmas linhas minimalistas que pautam os MacBook da Apple.

A performance está assegurada pela mais recente geração (11.ª) de processadores Intel, estando disponível com processador Core i7 ou Core i5. Em ambos os casos estará equipado com a gráfica GeForce MX450 GPU com 2 GB de memória VRAM.

Para garantir uma boa refrigeração o Xiaomi Mi Laptop Pro 15 usa duas ventoinhas, algo que lhe garante a certificação Intel Evo Platform, um garante do seu bom funcionamento e boa gestão térmica.

Xiaomi Mi Laptop Pro 15
Resumo das caraterísticas do Xiaomi Mi Laptop Pro 15.

A par do excelente processador, boa gestão térmica e qualidade de construção, o novo Xiaomi Mi Laptop Pro 15 E4 OLED, o mesmo usado nos seus smartphones topo de gama. O brilho máximo chega aos 600 nits, um valor extremamente alto para a setor.

A resolução do ecrã é de 3,5 K para uma densidade de 261 ppp, tendo sensor de luminosidade para que o brilho se ajuste automaticamente ao meio envolvente. Segue o formato 16:10 muito valorizado no setor e margens muito reduzidas.

Xiaomi Mi Laptop Pro 15
As caraterísticas e certificações para o ecrã do Mi Laptop Pro 15

Este painel OLED suporta cores a 10-bit com cobertura total do espaço de cores DCI-P3, com o gamut de cores a ser calibrado especificamente antes de o produto ser enviado para o consumidor (delta próximo de 1). Usa vidro Gorilla Glass para proteção.

O computador tem 4 portas USB do Tipo C, botão Power com sensor de impressões digitais embutido, além de um adaptador incluído com o computador. Também suporta a plataforma MIUI+ para ligar o smartphone da marca ao computador portátil.

Preço e disponibilidade do Mi Laptop Pro 15

O preço do computador portátil da Xiaomi começa nos 6499 Yuan, o equivalente a 841 euros, para a versão com 16 GB de memória RAM, 512 GB de armazenamento SSD e o processador Intel Core i5. Começa a ser vendido no início de abril, na China.

O Mi Laptop Pro 15 também pode ser adquirido com o processador Core i7 da Intel, com o mesmo valor de RAM e armazenamento, desde 1035 €, também a partir de abril.

Há, por fim, uma versão do Mi Laptop Pro 15 com hardware AMD. Usa o processador Ryzen 5000H (45W) e chega mais tarde, em maio, sem que o preço tenha sido revelado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.