A Xiaomi acaba de anunciar em Espanha o novo Mi A3. O smartphone com Android One chega ao mercado com três câmaras, ecrã AMOLED HD+ com sensor biométrico embutido, e um preço que começa nos 249 euros.
O novo Android One vai ser comandado pelo Snapdragon 665, e traz uma bateria de 4030mAh que promete 2 dias de autonomia. A entrada de 3.5mm para headphones está de volta, e a plataforma Android One garante dois anos de atualizações de sistema (e três de segurança).
Especificações do Xiaomi Mi A3
- Ecrã AMOLED HD+ de 6,08 polegadas com resolução de 1560x720
- Processador Snapdragon 665
- 4GB de RAM
- 64GB ou 128GB de armazenamento interno UFS 2.1
- Câmara traseira de 48MP com abertura de f/1.79 + grande angular de 8MP + sensor de profundidade de 2MP
- Câmara frontal de 32MP com abertura de f/2.0
- Bateria de 4030mAh com carregamento rápido de 18W
- Android One (Android Pie)
- Bluetooth 5.0
- Sensor biométrico no ecrã
- USB-C
- Entrada de jack 3.5mm
- Sensor de infravermelhos
- Peso: 174 gramas
- Dimensões: 153,58x71,85x8,45
- Cores: Branco, Preto e Azul
Preços anunciados
Estes são os preços anunciados para o mercado espanhol. É de esperar que possam acontecer variações assim que chegarem ao mercado português.
- Variante de 4GB/64GB – 249 euros
- Variante de 4GB/128GB – 279 euros
O bom e o mau do novo Mi A3
Comecemos pelo bom: quem é fã de Android One, encontra nesta gama da Xiaomi novamente o melhor custo-benefício do mercado. Ficas com dois anos de atualizações de sistema garantidas, e três anos de atualizações de segurança. Isto significa que o dispositivo irá receber pelo menos o Android Q e o Android R.
Regressa a entrada de áudio 3.5mm que muitos sentiram falta no Mi A2, e agora temos uma bateria de 4030mAh que deverá impressionar. Com três câmaras, e dado o grande foco da Xiaomi neste quesito, é de esperar grandes resultados. Tendo em conta o preço, é bastante interessante já termos sensor biométrico no ecrã.
E é quando chegamos ao ecrã que encontramos o ponto mais negativo do Mi A3. Embora estejamos a falar de um painel AMOLED, a resolução fica-se pelo modesto HD+, que é uma regressão face ao Mi A2. O Snapdragon 665 é o processador que o equipa, e embora isso fosse aumentar o preço, pedia-se um processador da gama 700 que certamente elevaria a sua performance.
Quando estará disponível
O anúncio da Xiaomi diz que o smartphone ficará disponível no mercado espanhol a 24 de julho, pelo que em breve vai aterrar em todas as lojas online. Mesmo que sem data, foi referido que em breve estará disponível na Amazon de Espanha.
Quanto à chegada a Portugal, deve ser uma questão de tempo até termos alguns dados sobre a sua disponibilidade. Resta saber se o ecrã HD+ não vai tornar uma linha de sucesso num fracasso.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi Band 4 vai poder abrir a porta de tua casa
- Review Redmi AirDots: conhece a versão "lite" dos Xiaomi Mi AirDots
- Xiaomi escolhe Oeiras para a sua segunda loja oficial em Portugal (e está a recrutar)