Xiaomi Mi A1 recebe o Android Oreo 8.1 graças à LineageOS 15.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Xiaomi Mi A1, um smartphone marcadamente diferente dos demais smartphones da Xiaomi. Apesar de possuir uma das melhores relações qualidade / preço do mercado, algo que já é habitual nos smartphones da marca, afasta-se da interface / ROM oficial, a MIUI. Em vez disso, o Xiaomi Mi A1 seria lançado através da plataforma Android One. Agora, caso queiras instalar o Android Oreo 8.1 no teu smartphone já o poderás fazer através da nova LineageOS 15.1

A plataforma Android One, da Google, garante que o smartphone chegará ao consumidor com software (interface e firmware) da própria Google. Por outras palavras, será a Google a tratar de tudo o que diz respeito ao software. Desta forma podemos contar com o sistema operativo Android no seu estado mais puro. Teremos também atualizações fornecidas pela Google e não pela fabricante, neste caso, a Xiaomi.

Vê ainda: Samsung Galaxy A3, J3 e J1 2016 não terão mais atualizações

No caso do Xiaomi Mi A1 temos um smartphone cujo preço se situa em torno dos 250€. Seria lançado com o sistema operativo Android Nougat e receberá atualizações pelo menos até ao Android P, tendo já recebido em janeiro o Android Oreo. Conta com a plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 625 (processador) de gama média. Traz ainda 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Utiliza ainda um ecrã de 5.5 polegadas, formato 16:9, tecnologia IPS LCD com uma resolução de Full-HD (1080p). Prima também pela câmara traseira, dupla, com um sensor de 12MP e um sensor secundário de 2MP. Utiliza uma lente grande angular e uma lente dotada de zoom ótico. Na parte frontal temos uma câmara principal de 5MP. Tudo isto com uma construção metálica e uma bateria com 3080mAh de capacidade.

Xiaomi Mi A1 já pode utilizar o Android Oreo 8.1

Curiosamente, apesar de ser lançado ao abrigo da plataforma Android One, teria que esperar uns bons meses até receber o Android Oreo 8.0. Esta versão seria disponibilizada pela Google em agosto último, entretanto já existe a versão Android Oreo 8.1, lançada em dezembro último. Entretanto o Xiaomi Mi A1 teria que esperar bastante tempo até receber o Android Oreo 8.0. Apesar de ser uma atualização fornecida pela Google e não pela chinesa Xiaomi...

Android Oreo 8.1 seria disponibilizado em dezembro de 2017

Agora, se tens um Xiaomi Mi A1 e queres utilizar o Android Oreo 8.1 já o podes fazer com a Custom ROM ou ROM personalizada, a LineageOS 15.1. Esta que é a mais recente versão de uma das ROM's não oficiais mais populares já se baseia neste novo Android Oreo 8.1. Será, portanto, uma alternativa perfeitamente viável até que a Google disponibilize o Oreo 8.1 para este cativante Xiaomi.

Chegou a LineageOS 15.1 e já se baseia no Android Oreo 8.1

Aliás, tal como avança a comunidade de programadores independentes, a XDA Developers, o desenvolvimento de software para este smartphone seria muito lento. Só em janeiro último é que o seu código Kernel seria publicado. Uma ferramenta sem a qual os programadores não podem trabalhar.

Antes disso, em dezembro, teríamos também uma versão semi-funcional da LineageOS 14.1 compilada com o Kernel do Xiaomi Redmi Note 4. Na altura o Kernel do Mi A1 ainda não havia sido disponibilizado e os esforços dos programadores estavam a ser frustrados. Agora, chegou a LineageOS 15.1, a mais recente versão da popular ROM conhecida por LineageOS ou a sucessora da Cyanogen.

Note-se que esta nova compilação da LineageOS 15.1 não é uma build oficial, não está presente no site da LineageOS. Trata-se de uma ROM compilada manualmente pelo membro da comunidade XDA conhecido por abhishek987. Segundo ele, apesar de não ser uma ROM oficial, já está praticamente estável, sem grandes erros a apontar.

Versão não oficial da LineageOS 15.1 para o Xiaomi Mi A1

Para aquietar as dúvidas dos utilizadores, o programador forneceu uma lista detalhada. Lista com tudo aquilo que está a funcionar e tudo aquilo que ainda não funciona. Ora, perfeitamente funcional estão todos os parâmetros importantes como o Wi-Fi, comunicações, leitor de impressões digitais. Também a câmara (foto e vídeo), Bluetooh, etc.

Os erros neste momento são o duplo toque para acordar o ecrã e o "Live Display" que ainda não estão a funcionar build não oficial da LineageOS 15.1.

Como instalar a LineageOS 15.1 no Xiaomi Mi A1:

Sinceramente não é dos procedimentos mais simples mas aqui fica. Antes demais, podes descarregar AQUI, a LineageOS 15.1 (não oficial).
  • Desbloqueia o bootloader do teu Xiaomi Mi A1
  • Descarrega a mais recente compilação (buld)
  • Descarrega as mais recentes aplicações da Google (GApps)
  • Instala a TWRP
  • Reinicia e entra no modo de Recuperação (recovery). Aí vais limpar todos os dados ( data e cache).
  • Instala o arquivo .ZIP com a LineageOS 15.1.
  • Para tal, vai às opções de reboot da TWRP e muda para outra slot (por exemplo, se estás na slot_a então muda para a slot_b). Não reinicies o Xiaomi Mi A1.
  • Instala (flash) o instalador da TWRP
  • Reinicia o smartphone e entra na TWRP recovery.
  • Instala (flash) das Magisk
  • Volta a reiniciar e estará tudo.
Assuntos relevantes na 4gnews:

Phone X?

P20 Lite. Provavelmente, o teu próximo smartphone

d

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.