Xiaomi Mi 9 afinal não chega (ainda) a gravar vídeo 4K de fábrica

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Xiaomi Mi 9 foi muito provavelmente uma das grandes surpresas do mundo dos smartphones. Chegando com um design belissímo, especificações de deixar 'água na boca' e um preço difícil de resistir.

Uma das principais surpresas neste novo topo de gama, foram as capacidades das suas câmaras traseiras. Além de ter sido considerado pela DxOMark um dos melhores smartphones para fotografia, conseguiu alcançar a mais alta classificação no que respeita à gravação de vídeo.

Como seria de esperar, esta classificação acabou por causar grande controvérsia. Uma vez que, os testes foram realizados com a resolução 4K. A DxOMark explicou que de forma padrão, realiza todos os testes com as definições de fábrica. No caso do Xiaomi Mi 9, estas definições chegavam já com a resolução 4K ativada.

A Xiaomi vai lançar uma atualização brevemente para corrigir esta 'falha'

Foi com alguma surpresa que se descobriu que afinal o Xiaomi Mi 9 não chegava com estas definições de fábrica. Por isso, não demorou muito tempo até que muitos acusassem a DxOMark de receber um 'pagamento extra' para manipular os resultados dos testes. Ou, que a fabricante chinesa acabou por enganar a conceituada empresa.

Depois de contactados pelo Android Authority, um representante da Xiaomi confirmou que a definição padrão para gravação de vídeo no Mi 9 é realmente 4K. Explicando que o firmware presente em unidades pré-lançamento não seria o final que irá estar presente nas unidades a serem comercializadas.

Parece que nunca iremos saber realmente se foi simplesmente distração por parte da fabricante. Ou se realmente tentaram manipular resultados, ao induzir em erro a equipa da DxOMark para conseguir obter uma pontuação mais alta.

No entanto, parece que este é apenas mais um 'murmurinho' pouco importante. A verdade é que o Xiaomi Mi 9 tem realmente excelentes capacidades fotográficas. Conseguindo colocar-se lado a lado com muitos dos seus rivais, que custam mais do dobro do seu preço.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi quer triplicar lojas na Europa em 2019. Será desta, Portugal?

Protege a tua casa com esta câmara de segurança da Xiaomi

Xiaomi Mi 8 e Xiaomi Mi 9: Quais as diferenças, vale a pena atualizar?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.