Xiaomi Mi 8 Explorer Edition, o que nos mostra a sua traseira transparente?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

aqui noticiada na 4gnews e desde então continuou a gerar um aceso debate.

Vê ainda: Edition, qual preferes?

Por norma, com uma traseira opaca em 99% dos nossos dispositivos móveis, os componentes internos não são vistos pelos consumidores. Posto isto, não necessitam de ser elegantes, bonitos ou sinalizados.

Já no caso deste novo smartphone Android, o Xiaomi Mi 8 Explorer Edition, o cenário muda de figura com a Xiaomi a prometer que aquilo que vemos são efetivamente componentes do smartphone. Ainda assim, qualquer pessoa que desmonte um equipamento constatará que o mesmo não tem nenhuma desta sinalização.

O Xiaomi Mi 8 Explorer Edition tem uma traseira transparente

O debate começou quase imediatamente depois da apresentação do smartphone. Numa primeira peça a publicação The Verge punha em causa a natureza daquilo que vemos. Citando uma fonte próxima da indústria, o aspecto dos componentes era conseguido com um mero autocolante. Algo que caiu mal junto da marca, apressando-se a garantir que são efetivamente componentes da mainboard, placa mãe. Em seguida podemos ver ao pormenor a porção superior do novo smartphone Android.

Entretanto gerou-se um novo consenso com várias fontes a avançarem que este é realmente o aspecto dos componentes internos do smartphone. Na prática, temos aqui um fundo transparente com algumas adições aos componentes.

Isto é, começando desde logo pelo logótipo da Qualcomm, o mesmo não é visível em qualquer outro smartphone opaco. Ainda assim, aquilo que aqui vemos é realmente o SoC (system on chip), a única diferença é que desta vez está sinalizado como tal.

É um dos mais promissores smartphones Android do momento

Temos também vários outros diagramas e legendas dos componentes. Como é óbvio estas legendas não estão presentes em smartphones opacos mas os componentes são reais. Tudo leva a crer que tenha sido este embelezamento dos componentes que gerou os mal entendidos.

Entretanto surgiria outra teoria que sugeria que aquilo que vemos são apenas dummys, apenas uma máscara e não componentes funcionais. Caindo assim por terra a teoria do smartphone com autocolante na sua traseira.

Ao invés, sugerem que este dummy mascara os componentes reais, sem que a performance do smartphone seja afetada. Posto isto, a sua remoção não afetaria de qualquer forma o funcionamento do terminal Android.

Sustentando esta teoria temos alguns dados concretos. Em primeiro lugar, o Xiaomi Mi 8 Explorer Edition tem as mesmas dimensões físicas do Mi 8 convencional. Na prática ambos medem 154.9 x 74.8 x 7.6 mm (altura x largura x espessura).

Já por outro lado temos uma grande diferença na capacidade das baterias. No primeiro temos uma célula de 3000mAh ao passo que na versão standard temos 3400mAh de capacidade. São uns 400mAh que perdemos na versão mais cara (premium).

O Snapdragon 845 da Qualcomm é o seu processador

Mais ainda, apesar da bateria menor, a versão premium pesa mais 2 gramas do que a versão convencional. Ora, com uma bateria menor temos mais espaço dentro do smartphone, espaço esse que terá sido ocupado pela "máscara" com a representação dos componentes.

Ainda assim é preciso ter em atenção que no Xiaomi Mi 8 Explorer Edition temos o leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Algo que não está presente na versão standard. Temos também um sistema de reconhecimento facial 3D (Face ID) que só está presente nesta versão.

Fatores que podem ajudar a explicar esta discrepância nas capacidades da bateria e peso final do smartphone. Ainda assim, só mesmo com um desmontar passo-a-passo do terminal é que ficaremos a saber.

Assuntos relevantes na 4gnews:

está a investir fortemente na Índia?

Smartphones com quatro câmaras chegarão em breve – DxOMark

Landing Festival Lisboa: Tecnologia, Futuro e Carreira profissional

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.