Xiaomi Mi 8 será o 1º smartphone ''Mi'' com a interface MIUI 10

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Caminhamos a largos passos para a apresentação de grandes novidades, tanto a nível de hardware (produtos físicos) como a nível de software. Para todos os fãs da cidade de Shenzen onde se espera que cerca de 5 mil pessoas assistam ao lançamento do novo smartphone topo de gama, bem como às demais novidades.

Vê ainda: Mi 8 custará 370€ ou 425€ com apresentação no dia 31 de maio

Será o maior evento de apresentação de produtos da marca em todo o ano. Depois de no dia 27 de março termos ficado a conhecer o phablet Xiaomi Mi MIX 2S em Shangai teremos agora o próximo smartphone Android topo de gama.

Depois de termos Face ID. Mais concretamente uma tecnologia de reconhecimento facial 3D, algo que até ao momento ainda não se encontra no mercado Android.

Xiaomi Mi 8 chegará com a MIUI 10 e reconhecimento facial 3D

Note-se que a terminologia "iPhone X. Todavia, a Xiaomi está a desenvolver uma tecnologia paralela que assenta na mesma premissa. A possibilidade de desbloquear o smartphone com o teu rosto. A possibilidade de autenticar pagamentos e outras operações sensíveis com base no reconhecimento facial. Para tal operando um mapeamento e correspondência tridimensional de um X número de pontos para medição. Algo que requer toda uma nova panóplia de sensores, bem como o software para o processar.

Note-se que no smartphone TrueDepth Camera e é o sistema responsável pelo mapeamento 3D do rosto dos utilizadores.

Solução da Apple chama-se "Face ID"

O sistema é consideravelmente mais seguro do que as alternativas utilizadas pelas fabricantes Android. Temos aqui por exemplo o Face Unlock da OnePlus e várias outras fabricantes, todas elas utilizando um reconhecimento facial 2D. Algo que pode ser ludibriado, com maior ou menor dificuldade, com uma simples fotografia.

Em seguida podemos ver uma das recentes imagens a serem partilhadas na internet, alusivas ao Xiaomi Mi 8. Apesar de não podermos confirmar a sua autenticidade, a mesma parece retratar um sistema similar ao da Apple. Mais concretamente, o alinhamento de câmaras e sensores para mediar o reconhecimento facial 3D.

Acima podemos ver, ao centro o auscultador, ladeado por vários sensores de imagem que naturalmente serão utilizados no processo de reconhecimento facial. Assim sendo, teremos uma considerável "notch" no topo do ecrã OLED do Xiaomi Mi 8.

MIUI 10, baseada no Android Oreo, terá a sua estreia no Xiaomi Mi 8

Ambos os produtos serão apresentados no próximo dia 31 de maio de 2018 com a fabricante Android a prometer grande novidades. Entre elas teremos a estreia absoluta da nova versão da interface própria da marca, a MIUI 10.

Esta será apresentada oficialmente com o próximo topo de gama Android desta jovem empresa. A mesma que se prepara para lançar o smartphone comemorativo, a edição especial para celebrar os eu 8ª aniversário.

Já relativamente à MIUI 10, agora que a versão atual, a 9 já viu o seu desenvolvimento (não o suporte) a ser pausado, sabemos que a nova versão não tardará. Algo que foi hoje confirmado pela própria tecnológica, prometendo uma velocidade e performance aperfeiçoadas face à geração anterior.

Xiaomi Mi 8 trará o leitor de impressões digitais no ecrã

De momento não temos qualquer informação relativamente às funcionalidades, novas funções e opções da MIUI 10. A promessa é una e ambiciosa, "Mais veloz do que um relâmpago". No dia 31 de maio poderemos finalmente apaziguar as nossas dúvidas.

Entre o vasto rol de novidades para o Xiaomi Mi 8 acreditamos também, com base em todas as fugas de informação, que o mesmo traga o leitor de impressões digitais no ecrã. Será, para todos os efeitos, uma das tecnologias mais antecipadas de 2018, finalmente aplicada a um produto voltado para o grande público.

Será, a par do reconhecimento facial 3D, uma das formas que terás para desbloquear o novo Xiaomi Mi 8. Ainda assim, existe sempre a possibilidade de esta tecnologia apresentar algumas imperfeições, sendo ainda muito jovem.

Xiaomi Mi Band 3 poderá chegar também no dia 31

Acredita-se ainda que a CEO da sub-marca (Huami) responsável pelo seu desenvolvimento já confirmou a chegada do produto em 2018.

Agora, resta-nos esperar pela chegada do dia 31, na certeza de que até lá ainda surgirão novas fugas de informação.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Mi 8: Vídeo mostra-nos protótipo do smartphone

Google Play Store: 11 novas aplicações pagas que agora estão grátis

d Oreo

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.