A fabricante chinesa, Xiaomi, apresentará o seu próximo smartphone Android topo de gama, o Xiaomi Mi 8 e a nova interface, MIUI 10, no dia 31 de maio. A confirmação foi feita recentemente pela própria marca.

Agora, temos uma lista com características técnicas que podem, ou não, representar a lista completa de trunfos e especificações do Xiaomi Mi 8. Avisamos os nossos leitores para o início do frenesim de fugas de informação e muita especulação à mistura um pouco por toda a internet.

Vê ainda: O smartphone sem margens da Vivo será um topo de gama

O motivo para tal é duplo. Em breve ficaremos a conhecer o novo topo de gama Android e a nova MIUI 10 que chegará a milhões de utilizadores. Aliás, já aqui demos a conhecer a lista com os smartphones que receberão futuramente esta atualização para a MIUI 10.

Ainda assim, as principais atenções estão agora depositadas no smartphone acima de todos os outros temas. Depois de aqui termos visto a justificação avançada pela Xiaomi para o nome "Mi 8" e não "Mi 7", temos agora novas informações, provenientes da publicação Techienize, que nos indicam as características do próximo smartphone Android.

Serão estas as especificações do Xiaomi Mi 8?

Com efeito, segundo esta nova lista teremos um ecrã de 6.2 polegadas de diagonal. O mesmo terá uma resolução Full-HD+, com 2280 x 1080 pixéis e o formato / padrão 18:9 com a notch no topo do ecrã. Temos também a indicação da utilização de um painel IPS LCD que vem contradizer os rumores anteriores que davam conta de um ecrã AMOLED. Temos ainda a indicação da versão do sistema operativo utilizado, estando aqui presente o Android Oreo 8.1 da Google. Chegará certamente com a interface própria da marca, a MIUI 10.

Em seguida podemos ver a indicação do processador ou plataforma móvel Qualcomm. Este que é atualmente o mais poderoso processador desta fabricante norte-americana já tinha sido indicado por diversas vezes para este novo smartphone.

Software - Android Oreo com a MIUI 10

Aliás, este é o mesmo processador (SoC), presente no topo de gama Xiaomi OnePlus 6, a título de exemplo. Podemos ver também a referência aos 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Este não deverá ser expansível através de um cartão de memória microSD.

Hardware - Snapdragon 845 da Qualcomm

O Xiaomi Mi 8 deverá integrar uma câmara frontal com 16MP de resolução com uma abertura focal de f/2.0. Pelos motivos Apple.

A fonte aponta ainda uma espessura máxima de 7mm para este terminal Android que pesará um total de 172 gramas. Teremos também o leitor de impressões digitais sob o ecrã, pelo menos numa das versões deste terminal.

Aliás, a segunda imagem que ilustra este artigo, já não sendo recente, mostra-nos os supostos preços (cerca de 370 euros e 430 euros). Mostra-nos também especificações que não coincidem com a nova imagem.

O Xiaomi Mi 8 ainda guarda muitos segredos...

Com efeito, para já existem demasiados rumores a circular pela internet. Neste momento não podemos confirmar nenhum deles. Podemos apenas expor a informação que chega à rede, classificando-a com base na nossa experiência.

Olhando para este caso concreto, não creio que a nova imagem se refira à versão de topo do novo Xiaomi Mi 8. Acredito que teremos sim, uma versão de topo com o leitor de impressões digitais já sob o ecrã e com o reconhecimento facial 3D.

Teremos, provavelmente, mais do que um Xiaomi Mi 8 com (e sem) a MIUI 10

Aliás, também as fotos que têm sido partilhadas na rede (e vídeos), mostram-nos terminais distintos. Todos eles com o nome Xiaomi Mi 8 mas com, e sem um leitor de impressões digitais na sua traseira.

Nesta imagem partilhada (colagem de várias capturas de ecrã de um pequeno vídeo), temos um smartphone transparente. Temos o logótipo da Qualcomm, temos a bateria e demais componentes.

Todavia, acredito também na existência de um Xiaomi Mi 8 mais mundano. Mais económico e com tecnologia a preços mais acessíveis. Esta seria a única explicação para tamanha dualidade nas especificações apontadas para este terminal com a MIUI 10.

Certo é que neste topo de gama teremos a estreia de várias novas tecnologias. Algo que reforça a minha crença em mais do que uma versão. Note-se que por exemplo o leitor de impressões digitais sob o ecrã é uma tecnologia ainda em desenvolvimento.

Aqui, algo que poderia atrasar a produção em massa do Xiaomi Mi 8. Algo que justificaria a existência de mais do que uma versão. Ainda assim importa frisar que para já são apenas teorias.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Redmi S2 – Primeiras impressões do novo smartphone

A. Os 5 aspetos que fazem do HTC U12+ um ótimo equipamento

Em cerca de 3 anos, os Sony Xperia poderão desaparecer

Via